Como sua vida financeira afeta sua saúde mental?

Uma das preocupações mais recorrentes a muitas pessoas é com respeito à sua saúde financeira, ou seja, se o seu dinheiro é o suficiente para arcar com todos os seus compromissos, se o seu orçamento lhe permite fazer tudo o que você precisa, entre outras preocupações semelhantes.

Adult and child hands holding encephalography brain paper cutout, Epilepsy and alzheimer awareness, seizure disorder, mental health concept

O que tem ficado de lado para muitas pessoas, no entanto, é o fato de que a saúde financeira pode, sim, afetar diretamente a saúde mental. Ou seja, se você se preocupa muito com a sua saúde financeira, ou se tem muitos problemas com relação a dívidas, por exemplo, o resultado disso pode refletir diretamente na forma como você pensa, age, ou mesmo em seus sentimentos no dia a dia.

Para buscar solucionar isso, é preciso que se saiba, primeiramente, quais são as possíveis reações que a sua saúde mental pode manifestar em decorrência da preocupação excessiva com o aspecto financeiro, ou mesmo de uma saúde financeira ruim.

Assim, confira a seguir algumas das principais características que podem indicar que a sua saúde mental sofre com problemas em decorrência de uma saúde financeira problemática:

– Estresse

Um dos primeiros sintomas de que os problemas em sua vida financeira afetam a sua saúde mental é o aumento da carga de estresse que se sente em seu dia a dia. Ou seja, há uma maior irritabilidade, fadiga, alterações de humor, entre outros sintomas que podem indicar que você está estressado.

Em geral, isso se deve ao fato de que a preocupação com os problemas financeiros afeta o corpo todo, uma vez que há uma grande carga emocional relacionada com a preocupação com as dívidas, renda diminuta, entre outros fatores que podem gerar os problemas financeiros.

Assim, em qualquer sintoma de que você está estressado, saiba que isso pode estar relacionado com os seus problemas financeiros, de modo que a busca por uma solução mais simples e rápida destes problemas pode ser determinante para que isso não afete ainda mais a sua saúde de uma maneira geral.

– Baixa autoestima

Outro fator que demonstra bem como a saúde financeira afeta a saúde mental é que grande parte das pessoas que sofrem com problemas relacionados ao dinheiro passam a ter uma autoestima muito baixa, o que pode gerar problemas ainda maiores no futuro, caso isso não seja solucionado.

Em geral, isso se deve ao fato de que, com o acúmulo de dívidas, além da preocupação natural com esta situação, há também um sentimento de culpa, ou de impotência na busca por soluções para o seu problema financeiro. Isso faz a pessoa endividada começar a se sentir mal consigo mesma, de modo que se torne muito mais fechada e tenha consequências negativas até na forma de lidar com seus amigos e familiares.

Ou seja, a partir de um problema financeiro, é possível que a sua saúde mental seja afetada de tal modo que se passa a ter uma confiança mínima em si próprio, a ponto de se afastar até mesmo de pessoas importantes em sua vida. Assim, além de baixa autoestima, isso também pode ser caracterizado como um sentimento de vergonha, que gera esta mesma reação de afastamento social e emocional.

– Insegurança

Ainda na mesma linha de consequências emocionais que os problemas financeiros podem causar, a insegurança é outro ponto que merece destaque, pois é um dos sintomas mais comuns de que as dívidas já afetam a saúde mental de uma pessoa.

Em geral, isso é manifestado com o encerramento de atividades que dependem apenas de si mesmo para serem feitas, uma vez que a pessoa endividada deixa de confiar em suas habilidades por conta da preocupação com os seus problemas financeiros de difícil resolução.

Na grande maioria dos casos, isso pode começar a acontecer sem que a própria pessoa perceba, o que torna ainda mais importante que pessoas de seu círculo familiar tomem a atitude de buscar maneiras de ajudar a esta pessoa para que não se torne um problema emocional ainda mais difícil de ser resolvido, o que poderia gerar, entre outras consequências, até mesmo a depressão.

– Desânimo

Além dos problemas citados anteriormente, outra forma de a saúde financeira afetar a saúde mental é com o desânimo por qualquer tipo de atividade, seja física, intelectual, ou mesmo algo para passar o tempo e se divertir. Isso acontece porque, com uma preocupação completamente voltada a sua vida financeira, a pessoa endividada perde o interesse por outros assuntos.

Em casos nos quais a solução de seus problemas financeiros seja mais demorada, como a necessidade de parcelamento de dívidas, por exemplo, que podem levar muitos meses até que sejam completamente quitados, este desânimo e desinteresse por quaisquer atividades pode comprometer seriamente a vida de quem passa por este problema.

– Ansiedade

Muitas vezes confundida com o estresse, a ansiedade é outro problema que pode ser resultante de problemas financeiros que começam a acometer a saúde mental de uma pessoa. Este, em geral, tende a ser um dos mais comuns, pois cerca de 69% das pessoas endividadas já declarou passar por algum tipo de crise de ansiedade.

Os sintomas da crise de ansiedade são bastante variados em cada pessoa, e pode se manifestar como uma falta de ar, taquicardia, sensação de desmaio, entre outras possibilidades. Em situações mais extremas, isso pode começar a tornar mais difícil que a pessoa saia de sua casa e tenha problemas ainda mais graves no futuro.

Por todos estes, e outros problemas que também podem indicar uma saúde mental prejudicada, é preciso cuidar muito bem de sua saúde financeira, para que não se tenha consequências negativas como as mencionadas anteriormente.

Porém, mesmo se com todo o cuidado você tiver problemas em sua vida financeira, seja com relação a dívidas, redução de sua renda ou qualquer outro problema relacionado a este aspecto, busque por ajuda, fale com amigos e familiares, mas não espere até que a sua saúde mental seja afetada e você tenha problemas ainda maiores, que podem afetar até mesmo a sua qualidade de vida em decorrência de uma relação conturbada com o dinheiro.

Agora que você sabe como os problemas financeiros podem afetar a sua saúde mental, utilize este conhecimento para dedicar um pouco mais de cuidado a este aspecto, bem como identificar qualquer tipo de situação que possa comprometer a sua saúde.

Para saber como cuidar melhor da sua saúde financeira, bem como aprender a lidar melhor com o dinheiro, visite a página da AnjoCred, leia nossos artigos e saiba como isso pode ser muito mais fácil do que você imagina. Entre o conteúdo, você também poderá saber mais sobre diversos serviços financeiros, além de aprender a investir para que o seu dinheiro renda mais!