A situação financeira de muitas pessoas torna muito difícil que estas consigam arcar com todas as suas contas e compromissos financeiros, de modo que é cada vez maior o número de pessoas com contas atrasadas em todo o país. Este problema resulta na inclusão dessas pessoas em serviços de proteção ao crédito, pois a inadimplência é um dos maiores problemas para os lojistas e credores do Brasil.
A partir deste momento em que o nome do cliente inadimplente é inserido nestes órgãos de proteção ao crédito, este cliente passa a ter uma série de restrições em seu nome, entre as quais as principais são a impossibilidade de obter crédito em lojas e bancos, não conseguir realizar compras a prazo, entre outros problemas. De forma mais comum, essa inclusão do nome nos serviços de proteção ao crédito é conhecida como ficar com o nome sujo no mercado, pois haverá um histórico negativo em seus registros de pagamentos.
Por lei, o cliente deve sempre ser notificado por escrito de que seu nome será inserido nestes órgãos, para que tenha um prazo de até dez dias para regularizar seus pagamentos e evitar que o nome fique sujo no mercado e todos os problemas consequentes disso.
No entanto, não é incomum que algumas pessoas não saibam se o seu nome está sujo ou não, e que ainda não sabem como realizar este tipo de consulta, o que pode atrapalhar seu planejamento financeiro e impedir que se tenha um melhor controle sobre o seu orçamento e compras a serem realizadas.
Diferentes formas de descobrir se o seu nome está sujo
Confira a seguir, quais são as diferentes formas de descobrir se o seu nome está sujo no mercado e saiba como manter um maior controle de sua condição financeira, a fim de evitar os problemas resultantes da inadimplência:
1 – Serasa
A Serasa é uma das instituições mais conhecidas de todo o público, e, também, uma das mais temidas por pessoas que têm contas em atraso, pois praticamente todas as lojas e empresas utilizam este serviço para consulta ao histórico de pagamentos de seus clientes. Desta forma, é muito importante que se saiba sempre se o seu nome está incluso no Serasa como inadimplente, algo que poderia lhe render muitas dores de cabeça e limitações na busca por crédito no futuro.
Para saber se existe algum tipo de restrição ao seu nome no cadastro do Serasa, existem duas maneiras distintas, que são online ou presencial. Na consulta online, o cliente precisa realizar um cadastro com o seu CPF e uma senha, a qual será necessária para login no sistema do órgão e a verificação de quaisquer pendências em seu nome e contas que possam existir em atraso.
Outra alternativa é a consulta presencial, que pode ser feita em qualquer agência da Serasa, com a necessidade de que o cliente se dirija até um de seus endereços em posse de seus documentos, para que a consulta a seus dados seja feita pelos próprios funcionários da instituição.
Além disso, a Serasa oferece um serviço de acompanhamento de seu CPF, ou seja, sempre que houver contas em atraso, novas consultas a seu CPF ou realização de compras, o cliente é avisado, de forma que se tenha uma segurança ainda maior a respeito de seus dados. Este serviço, no entanto, é pago, mas tem uma mensalidade bastante acessível, pois é muito atrativo para pessoas que desejam obter esta segurança.
2 – Boa Vista SCPC
Outra instituição bastante conhecida do público em geral e muito respeitada entre os lojistas, empresas e comerciantes é o Boa Vista SCPC, que tem um serviço bastante semelhante ao da Serasa para a consulta de sua base de dados e consulta por CPF.
No entanto, o Boa Vista foi o primeiro órgão a permitir a consulta ao CPF de forma online e gratuita, com a simples necessidade de realização de um cadastro com e-mail, senha e CPF do cliente.
Nesta consulta online do Boa Vista SCPC, o cliente pode identificar quais são os seus débitos em aberto, as empresas credoras e até mesmo entrar em contato com estas empresas para a renegociação de suas dívidas.
Uma inovação do Boa Vista SCPC é a parceria da empresa com o aplicativo Guia Bolso, que permite a consulta do seu banco de dados por meio deste aplicativo, com a intenção de tornar ainda mais fácil o acompanhamento dos clientes com relação à sua situação financeira, de forma que saibam com facilidade se seu nome está sujo ou não no mercado.
3 – SPC Brasil
O terceiro órgão de proteção ao crédito que permite a consulta aos seus dados e a condição de seu nome no mercado é o SPC Brasil, que tem a consulta online e presencial. No entanto, esta foi a última das três instituições de proteção ao crédito que implementou a possibilidade de consulta digital, de modo que até pouco tempo suas consultas eram somente realizadas de forma presencial nas agências, com a necessidade de o cliente comparecer munido de seus documentos pessoais para a verificação de seu cadastro.
Com a maior facilidade proporcionada pela condição de consulta on-line, o cliente pode em poucos minutos saber quais são os seus débitos em aberto, valores atualizados e entrar em contato diretamente com as empresas credoras para a renegociação de sua dívida. Assim, é muito mais fácil que as pessoas estejam sempre cientes de sua reputação no mercado, sem um histórico negativo de pagamentos que lhe impossibilite de obter crédito novamente em outras instituições.
Assim, com estas três formas de descobrir se o seu nome está sujo, é possível manter sua vida financeira muito mais bem controlada, de maneira que qualquer débito seja visualizado e possa ser acertado para que não se tenha problemas maiores com estas dívidas no futuro. Dessa forma, se você está em dúvida sobre a condição de seu nome no mercado, busque por estas plataformas para verificar se existem pendências ou pagamentos atrasados que possam comprometer você no mercado e na busca por novas compras e créditos no futuro.
Para saber ainda mais sobre as diferentes maneiras de saber se seu nome está sujo no mercado e os benefícios de um acompanhamento de seu histórico de pagamentos, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e vários outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, empréstimos, seguros, taxas de juros, planilha de gastos, controle de seu orçamento, investimentos e muito mais. Isto vai ajudá-lo a cuidar ainda melhor do seu dinheiro, identificar melhores oportunidades de investimento e valorizar muito mais seu dinheiro para evitar problemas relacionados à falta de dinheiro e inadimplência no futuro.