5 cuidados para quem precisa de um empréstimo pessoal online urgente

Há algumas décadas, para conseguir um empréstimo pessoal era necessário passar por uma série de exigências bancárias, que acabava bloqueando grande parte dos interessados. Com o avanço da tecnologia, as formas de crédito foram ampliadas, assim como a análise de perfil do cliente, facilitando a aquisição de dinheiro na hora.

emprestimo pessoal online urgente

Mas junto às facilidades, também surgiram os riscos de se adquirir um empréstimo pessoal. Um deles é o não entendimento sobre a responsabilidade dessa ação e dos prejuízos que ela pode acarretar, sem um controle geral das finanças. Na maior parte das vezes, o empréstimo é a solução para um momentâneo de aperto financeiro ou para realizar algum sonho, mas, seja qual for a circunstância é preciso ter cuidados para obter um empréstimo online urgente.

As facilidades de obter um empréstimo pessoal online

O empréstimo é um crédito dado ao cliente, através de uma instituição financeira em que ele tenha vínculo ou não, que pode ser pago integralmente num prazo determinado ou em parcelas fixas, ambos acrescidos de juros.

A variação de juros, o tipo de parcelamento e até os valores dependem muito do tipo de empréstimo escolhido ou que supra a necessidade de cada um. Regulamentada pelo Banco Central, a modalidade é uma forma mais segura de obter dinheiro rápido sem passar por constrangimentos, abusos e cobranças indevidas através de agiotas, amigos ou parentes.

Antes, os empréstimos eram feitos apenas em bancos ou instituições financeiras, com uma burocracia que exigia uma série de documentos e em alguns casos fiadores. Hoje, eles podem ser feitos online, com as chamadas “fintechs”, empresas autorizadas pelo Banco Central para oferecer empréstimos de forma legal, através de aplicativos e sites.

Elas oferecem a possibilidade de simular valores, parcelamentos e porcentagens, que ajudam a refletir e ponderar melhor sobre a decisão. E caso decida pelo empréstimo, o cliente pode solicitá-lo e obter uma resposta rápida sobre ele, com assinatura online e transferência do valor acordado para sua conta corrente. Tudo sem precisar entrar em filas, levar uns documentos e estar pessoalmente para assinar o contrato.

Se o cliente estiver negativado em órgãos de prevenção ao crédito e não tiver vínculo empregatício sem ter como comprovar renda, ter um empréstimo pode ser bastante difícil até mesmo para empresas que cobram juros mais elevados. A própria situação econômica do país e o alto índice de desemprego fazem com que a procura aumente, mas a dificuldade de honrar a dívida também.

Cuidados antes de fazer um empréstimo

Se basta entrar num aplicativo, fazer uma simulação, concordar com ela, assinar o contrato e já receber o dinheiro requisitado, muitas vezes essa ação se torna um risco. A primeira delas é entrar em endividamentos contínuos e perder o controle sobre eles, tornando sua situação financeira um verdadeiro caos.

O outro risco é com a segurança. Se a internet é a forma mais ampla e dinâmica de se comunicar e facilitar os serviços, ela também se torna um espaço bastante amplo para crimes de estelionato. Empresas de fachada, que aparentemente são idôneas, utilizam subterfúgios para obter dados importantes dos clientes, enganá-los e manipulá-los.

Os golpes de empréstimos falsos, que requisitam um valor de caução, para depois desaparecer, são as principais causas de reclamações. A empresa fraudulenta avisa que o cadastro foi aprovado, mas o valor requisitado só será liberado após depósito em conta de uma “taxa”, nada mais é do que um estelionato.

Eles utilizam várias desculpas para cobrarem essa taxa, que são capazes de convencer o mais incrédulo, mas que também está focando apenas em obter mais rápido o dinheiro e poder resolver sua situação do momento. Mas após o depósito, a empresa desaparece e o cliente foi enganado.

Mas mesmo com tantas más intenções a solta na web, há também empresas sérias e que fazem empréstimos pessoais online tal como prometem. A principal diferença está na cobrança de taxa inicial, já que ela nunca é cobrada antes da liberação do dinheiro. Para evitar cair em ciladas como essa na realização de um empréstimo pessoal online, listamos 6 cuidados importantes e que podem fazer toda a diferença:

1 – Faça simulações

Para evitar contratar um empréstimo pessoal online por impulso, faça simulações sobre o valor desejado, formas de pagamento e os juros. Dessa forma é possível refletir mais sobre a necessidade de realizá-lo e o risco de contrair mais uma dívida. Procurar em mais de uma operadora também é importante, já que há uma variedade de juros relevante.

2 – Ter um bom score de crédito

O score de crédito é uma pontuação utilizada para identificar as chances que o cliente tem de pagar em dia um empréstimo. A pontuação vai de zero a mil, através da análise do perfil de quem a requisita, que inclui ganhos, gastos, condições familiares, bens entre outros, que variam de cada empresa.

3 – Comparação de custos

Mesmo com a simulação e uma boa oferta de juros mínimos, de nada adianta fazer um empréstimo pessoal online, se haverá dificuldades em pagá-lo. Antes mesmo de chegar até ele, é preciso rever suas contas e o impacto que as prestações terão nos custos mensais.

Por isso, é tão importante fazer uma pesquisa sobre prazos antes de contrair uma nova dívida. Em muitos casos, o empréstimo pessoal serve para pagar outras dívidas já existentes, mas com juros mais altos. Mas é importante lembrar que não são só os juros que oneram o valor total, mas as financeiras também cobram taxas, impostos, seguros entre outros.

4 – Sempre leia o contrato

É um péssimo e arriscado hábito assinar um contrato sem lê-lo totalmente. As pessoas acabam confiando nas palavras do vendedor e aderem à preguiça de ler as letras miúdas, aceitando uma situação que pode deixá-las vulneráveis a surpresas ruins.

5 – Foque no controle das finanças

De nada adianta contrair uma dívida e continuar com uma vida financeira descontrolada. É preciso ter o máximo de consciência sobre o valor mensal que possui, buscando cortar sempre aquilo que poderá aumentar ainda mais as dívidas.

Para ajudar no cálculo, se o empréstimo pessoal online for realmente necessário, ele não deve ultrapassar 15% do orçamento mensal. Esse valor pode até apertar mais na hora de utilizar o dinheiro para entretenimento, viagens entre outros, mas não impactará nas contas fixas e necessidades.

6 – Fuja dos golpes

Talvez a tarefa mais difícil, já que os golpes estão se tornando cada vez mais sofisticados e difíceis de serem identificados. Mas antes de aceitar um empréstimo pessoal online, investigue a empresa, busque clientes que utilizaram o serviço, fique atento às ofertas e desconfie sempre quando há muitas facilidades fora do padrão médio. Também nunca dê senhas, faça pagamentos adiantados que nunca serão reembolsados.

A facilidade de obter um empréstimo pessoal online ajuda a sair de um sufoco e aliviar problemas financeiros. Mas é também um campo aberto para excessos, mais endividamentos e golpes.

Saiba mais como prevenir desse e de outros problemas no site da AnjoCred.