As curiosidades são alguns dos fatos que mais chamam a atenção de qualquer pessoa, seja por descobrir algo inusitado a respeito de um determinado assunto, ou mesmo para obter um conhecimento mais profundo a respeito de sua história. Assim, é natural que se busque sempre conhecer as mais diversas curiosidades a respeito de diversos temas.
No entanto, é bastante difícil se encontrar informações a respeito de curiosidades sobre serviços financeiros, salvo algumas raras exceções sobre o uso do dinheiro na antiguidade. Isso faz com que os empréstimos, principal serviço financeiro atualmente, e utilizado por muitas pessoas, não tenha suas curiosidades tão conhecidas como outros temas e serviços também utilizados rotineiramente.
Isso não significa, porém, que não existam curiosidades interessantes sobre o empréstimo, apenas que estes fatos são pouco conhecidos e que ninguém, ainda, havia lhe contado sobre as curiosidades referentes a este serviço.
Para encerrar de vez esta falta de informações, confira a seguir algumas das principais curiosidades a respeito do empréstimo, para que você possa conhecer melhor este assunto e saber ainda mais sobre um dos principais serviços financeiros da atualidade:
1. Os primeiros registros de empréstimos na história da humanidade
A Mesopotâmia é uma das regiões mais importantes da história, pois foram os seus povos que iniciaram uma série de atividades e mantiveram registros que tornaram possível que, hoje, tivéssemos conhecimento a respeito de suas ações. Entre estas, o empréstimo é uma atividade que pode ser ligada aos povos da Mesopotâmia de 4.000 a.C.
Ou seja, há mais de seis mil anos, os povos mesopotâmicos já utilizavam o empréstimo como uma maneira de conseguir algo de sua necessidade, com um pagamento posterior a seus credores. Obviamente, isso acontecia de forma diferente da que conhecemos hoje, especialmente com o uso de bens ou produtos para o pagamento de seus débitos.
No entanto, a legislação referente aos empréstimos já era praticada pelos povos da Mesopotâmia nesta época, pois escrituras antigas revelam que a quitação de empréstimos só acontecia mediante a presença de testemunhas para a confirmação do pagamento, como uma forma de garantia.
2. Os primeiros empréstimos com garantia
Conseguir um empréstimo, hoje, pode ser muito mais facilitado se você possui um bem de valor elevado, como um carro ou um imóvel por exemplo. Assim, é possível optar pela realização de um empréstimo com garantia, ou um refinanciamento de seu bem, o que garante ao credor que, se o débito não for pago, este bem pode ser tomado como forma de quitação da dívida.
Porém, este tipo de serviço não é uma criação dos bancos ou instituições financeiras da atualidade. Muito diferente disso, esta prática pode ser ligada aos povos da Grécia antiga, com registros deste tipo de empréstimo com garantia por volta dos anos 400 a.C.
Em especial, é possível encontrar registros de que os empréstimos eram feitos com a oferta de propriedades imóveis como garantia de pagamento da dívida. Assim, a origem do refinanciamento é bem diferente do que a grande maioria das pessoas poderia imaginar, com uma história de mais de dois mil anos atrás.
3. O empréstimo financeiro pode ser considerado um contrato de mútuo
Ao realizar um empréstimo financeiro, seja em um banco ou em uma instituição financeira qualquer, o cliente realiza o que se chama contrato de mútuo, algo pouco conhecido pelo público em geral. Isso significa que a devolução do empréstimo será com um objeto de mesma espécie e valor, mas não exatamente o mesmo recebido na realização do serviço.
Para que não fosse considerado um contrato de mútuo, o empréstimo deveria ser pago com as mesmas cédulas cedidas pela empresa credora ao seu cliente, algo impossível no caso do empréstimo financeiro. Justamente por isso, este serviço também é considerado um empréstimo de consumo, no qual o bem emprestado é utilizado, ou consumido, e pago posteriormente com algo semelhante, no caso, outras cédulas.
4. Pessoas físicas também podem emprestar dinheiro a outras
Quando se pensa em pegar dinheiro emprestado com outra pessoa, que não uma empresa, se imagina que isso caracterize agiotagem, uma prática proibida no Brasil, embora siga realizada em muitas cidades de forma clandestina. Porém, a ação de emprestar dinheiro não precisa, necessariamente estar ligada à ação de agiotagem, e pode, sim, ser permitida e realizada legalmente.
No entanto, para que seja considerada uma prática legal, a realização de empréstimos por pessoas físicas precisa seguir algumas normas, para que não se encaixe na prática de agiotagem. O principal regulamento para isso é que não se cobre mais do que o dobro do que 6% do valor total do empréstimo.
Além disso, é possível que seja corrigida a inflação do período para a quitação do empréstimo. Se seguidas estas orientações, você pode, sim, atuar com a realização de empréstimos como qualquer empresa credora que oferece empréstimos financeiros a seus clientes.
5. O cartão de crédito é uma espécie de empréstimo financeiro
Muitas pessoas possuem cartões de crédito, mas não se atentam ao fato de que esta ferramenta financeira é uma forma de se obter empréstimo por parte da empresa operadora do cartão. Isso porque o limite de crédito disponibilizada aos clientes é um dinheiro fornecido por esta empresa credora, o qual, se utilizado, deve ser pago pelo cliente.
A única diferença é que o prazo para o pagamento deste valor emprestado pela empresa credora é menor do que um empréstimo, propriamente dito, e o limite volta a ficar disponível para o cliente após o pagamento de suas faturas.
Ou seja, se você possui um cartão de crédito, automaticamente utiliza o empréstimo financeiro em seu dia a dia, apenas de uma forma facilitada e sem que precise de uma nova aprovação de crédito a cada utilização.
Agora que você conhece ainda mais sobre as curiosidades referentes ao empréstimo financeiro, busque se aprofundar na sua forma de uso e avalie se este é um recurso que pode lhe ajudar em seu dia a dia e no controle de seu orçamento, para que não tenha nenhum tipo de dificuldades financeiras que possam gerar o acúmulo de dívidas.
Para saber ainda mais sobre o empréstimo financeiro e muitas outras curiosidades sobre outros serviços, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, como financiamentos, seguros, consórcios, uso de cartões de crédito, taxas de juros e educação financeira de maneira geral.
Assim você poderá saber como cuidar do seu dinheiro de uma forma ainda melhor, fazer com que renda mais, ao identificar melhores oportunidades de investimento, e evitar qualquer tipo de problema relacionado às dificuldades financeiras, especialmente o acúmulo de dívidas e a inadimplência, bem como suas terríveis consequências negativas!