Conseguir comprar a sua casa própria é um desejo de muitos brasileiros, os quais possuem no financiamento imobiliário uma das melhores ferramentas para conseguir tornar este sonho em realidade. Isso porque, mesmo com os valores elevados de um imóvel, o financiamento permite que o pagamento seja feito de forma parcelada, para que se adeque à realidade financeira de muitas pessoas.
E no caso do financiamento de imóvel, ainda existe uma ferramenta que pode tornar esta compra mais fácil, que é a utilização do seu saldo no FGTS. Embora tenha alguns saques esporádicos, o dinheiro guardado no FGTS possui um uso bastante limitado, mas pode ser utilizado na aquisição da sua casa ou apartamento pelo financiamento.
Este dinheiro guardado no FGTS pode ser utilizado de três maneiras diferentes, as quais podem ser definidas pelo próprio comprador, de acordo com o que julgue necessário no momento ou com o seu planejamento financeiro.
Para que você possa tomar esta decisão e facilitar a sua compra de um imóvel financiado, confira a seguir as três formas como o dinheiro de seu FGTS pode te ajudar:
1. Entrada no seu imóvel financiado
A primeira forma como o seu dinheiro do FGTS pode ser utilizado no financiamento de um imóvel é como um valor de entrada nesta compra. É bastante comum que algumas empresas ofereçam a possibilidade de que os clientes façam um pagamento inicial, a entrada, para que isso diminua o valor a ser financiado, o que pode gerar menos parcelas ou parcelas mais baixas.
Desta maneira, conforme o valor do seu FGTS, é possível tornar o financiamento ainda mais fácil de ser realizado, para que as parcelas futuras não gerem maior dificuldade em seu orçamento. Porém, isso também está ligado com o valor disponível em seu FGTS, pois entradas muito pequenas podem não surtir um efeito tão nítido, de forma que outras opções de uso deste dinheiro em seu financiamento sejam mais indicadas.
Outro ponto a ser observado é se a empresa credora estabelece algum valor mínimo de entrada, ou um valor fixo. Neste caso, para que seja possível utilizar o seu FGTS como entrada no financiamento de um imóvel, é preciso que o valor disponível seja o suficiente para cobrir estes valores previamente estabelecidos.
Assim, utilizar o seu FGTS como entrada no financiamento de um imóvel é algo bastante positivo, mas que precisa ser bastante bem planejado, para que isso gere toda a facilidade esperada ao longo do processo de pagamento deste serviço.
2. Amortização do seu financiamento
Entre as três diferentes possibilidades de uso do dinheiro de seu FGTS para a realização de seu financiamento imobiliário, a opção pela amortização é a mais indicada para a maior parte das pessoas. Isso porque este uso do seu dinheiro do FGTS pode permitir um pagamento mais rápido e mais barato do seu imóvel financiado.
A amortização funciona como o pagamento antecipado de parcelas do seu financiamento, de forma que se consiga evitar o pagamento de muitas das taxas de juros atreladas a este serviço. Ou seja, com um valor mais baixo, você pode conseguir eliminar várias parcelas futuras por meio da amortização, para que diminua tanto o número de parcelas a serem pagas quanto o seu valor.
No caso da utilização do FGTS como forma de amortizar o seu financiamento, quanto maior for o seu saldo disponível, maior será o número de parcelas pagas, o que pode tornar muito mais fácil a quitação do seu financiamento de imóvel. Isso porque quanto maior for o valor amortizado em um único pagamento, menor será o valor de juros aplicados a estas parcelas eliminadas.
Desta forma, se você já possui um financiamento de imóvel e ainda não utilizou o valor de seu FGTS, uma das melhores alternativas para facilitar este pagamento é a opção pela amortização. Dentre as demais opções de uso deste valor, esta é, certamente, a que mais pode lhe oferecer benefícios financeiros.
3. Redução do valor da parcela
Para finalizar as possibilidades de uso do FGTS em um financiamento de imóvel, é preciso citar também a redução do valor da parcela mensal. Ou seja, ao utilizar o dinheiro de seu FGTS, você consegue fazer com que o valor cobrado todos os meses seja diminuído, para que se torne mais fácil de ser encaixado em seu orçamento.
Neste caso, o dinheiro do FGTS é diluído entre as parcelas restantes de seu financiamento, para que possa gerar um impacto igual a todas elas, que se tornarão relativamente mais baratas. Para que a redução seja significativa em suas parcelas, o ideal é que se tenha um valor mais elevado em seu FGTS, de forma que a sua utilização possa tornar as parcelas bem mais baratas.
Para as pessoas que não possuem um valor tão elevado no seu FGTS, esta opção pode não ser a mais indicada, pois o impacto seria muito pequeno na redução de suas parcelas, o que não geraria benefícios significativos ao longo do pagamento desta dívida.
Outra possibilidade na qual a redução das parcelas do seu financiamento imobiliário é uma boa opção de uso do seu dinheiro do FGTS é em casos nos quais o financiamento já esteja nas suas parcelas finais. Nesta situação, com menos parcelas para diluir o valor de seu FGTS, a redução seria mais significativa e poderia, neste caso, tornar mais fácil o pagamento destas últimas parcelas.
Assim, o uso do dinheiro de seu FGTS no financiamento de um imóvel é algo que pode ser bastante diversificado, com três opções de uso bem distintas para este dinheiro. Em todos os casos, os benefícios são nítidos, de forma que cabe a cada pessoa analisar como esta ferramenta poderá lhes ajudar para conseguir pagar com maior facilidade o seu financiamento.
Agora que você conhece de forma mais detalhadas estas três opções de uso para o seu FGTS em um financiamento imobiliário, as analise com bastante atenção e faça um planejamento financeiro cuidadoso. Isso poderá te permitir fazer a escolha mais acertada para que diminua o valor da sua dívida e consiga quitar o serviço sem passar por qualquer tipo de dificuldade financeira.
Se você deseja saber ainda mais sobre as formas como pode utilizar o seu FGTS ou como tornar o pagamento de um financiamento imobiliário mais fácil, visite a página da AnjoCred e acompanhe todas as nossas publicações. Você poderá encontrar artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados, desde simples empréstimos até dicas de educação financeira.
Desta forma você poderá não apenas cuidar do seu dinheiro, mas fazê-lo render muito mais por meio dos investimentos corretos e, ao mesmo tempo, se manter longe das dívidas e problemas financeiros em geral!