Economizar dinheiro é algo que todas as pessoas desejam, para que se torne mais fácil conseguir pagar todas as suas contas, fazer compras e ainda poder se divertir sem que se gere dívidas ou isso seja difícil com o seu orçamento familiar. Porém, o que poucas pessoas se atentam é que existem muitas formas de desperdício de dinheiro que podem ser cometidas em seu dia a dia.
Ou seja, por mais que se busque economizar, se você desperdiça dinheiro, essa economia não apenas se torna mais difícil, mas é quase que totalmente impossibilitada. Isso torna necessário identificar os desperdícios de dinheiro em seu dia a dia para que se possa começar a eliminar estes gastos e, assim, dar início à sua economia.
Para tornar um pouco mais fácil a identificação destes problemas em seu dia a dia, observa a seguir quais são algumas das principais formas de desperdício de dinheiro que você deve evitar em seu cotidiano. Confira a seguir.
– Desperdício de água
Um dos desperdícios de dinheiro mais comum para todas as pessoas é o desperdício de água. Ou seja, deixar torneiras abertas sem necessidade, uso muito prolongado do chuveiro, entre outras ações semelhantes.
Isso leva a um aumento desnecessário do valor de sua conta de água, de modo que todo o seu orçamento seja afetado. Desta maneira, evitar o desperdício de água é uma forma de começar a economizar o seu dinheiro.
Vale ressaltar, também, que o desperdício de água pode acontecer em função de vazamentos em sua casa. Assim, para evitar o desperdício de água, e de dinheiro, confira periodicamente as condições do encanamento de sua casa, de forma que possa identificar esse tipo de problema com maior antecedência.
– Desperdício de energia elétrica
Da mesma maneira que acontece com o desperdício de água, a eletricidade é outro serviço que faz com que muitas pessoas desperdicem dinheiro. Isso ocorre porque utilizam mais energia do que o necessário, o que gera um significativo aumento no valor de suas contas.
Para que se consiga evitar esse desperdício e manter a sua conta de luz mais baixa, é preciso tomar alguns cuidados simples, como evitar deixar aparelhos elétricos ligados sem necessidade, assim como lâmpadas acesas em cômodos vazios.
Embora seja algo simples e que não pareça gerar uma grande economia, ao longo de um mês o valor economizado pode, sim, ser bastante significativo.
– Uso desnecessário de veículos
A utilização de automóveis é algo que pode facilitar muito o dia a dia de qualquer pessoa, pois evita que se precise, por exemplo, depender de transporte público para chegar ao trabalho. Porém, é natural que as pessoas se acostumem tanto com o uso de seus veículos que passem a utilizá-lo mesmo em situações nas quais não há a necessidade.
Ou seja, pequenas distâncias, que poderiam facilmente ser percorridas a pé, com caminhadas curtas, passam a ser feitas de carro, ou moto, por exemplo. Isso faz com que se tenha apenas um gasto desnecessário com combustível, de modo que o seu dinheiro seja desperdiçado pelo uso do veículo em uma distância muito pequena.
Em especial, com o constante aumento do preço de combustíveis, essa é uma das maneiras de se desperdiçar mais dinheiro em seu dia a dia, o que pode gerar graves consequências ao seu orçamento. Assim, esse é um dos desperdícios de dinheiro que mais deve ser evitado por você e sua família.
– Compra de itens que você já possui em casa
A lista de compras é algo que pode facilitar, e muito, a vida de qualquer pessoa em um supermercado, especialmente em compras grandes, para todo o mês, por exemplo. No entanto, um dos maiores benefícios que a lista de compras pode trazer não é a facilidade, mas sim a economia.
Isso porque, com uma lista feita de maneira prévia, é possível saber quais são os itens que você possui em sua casa, de modo que não precise comprar produtos semelhantes em sua ida ao supermercado.
Diferentemente, pessoas que não utilizam a lista de compras como uma ferramenta de auxílio, certamente irão comprar muitos itens que sequer precisam, pois podem ter grandes quantidades em sua despensa. Assim, haverá um grande desperdício de dinheiro, o qual pode ser ainda maior em caso de alimentos com prazos de validade mais curtos, os quais podem estragar antes de serem consumidos por conta da maior quantidade comprada sem necessidade.
Desta maneira, para evitar o desperdício de seu dinheiro, utilize a lista de compras e sempre verifique a quantidade de itens disponíveis em sua despensa antes de fazer uma nova compra.
– Excesso de pedidos em delivery
Comer algo diferente, ou não precisar ir para a cozinha após um dia muito cansativo são situações nas quais os pedidos de delivery podem ser bastante úteis. Porém, um erro comum de muitos brasileiros é tornar isso algo rotineiro, feito em vários dias da semana, o que pode gerar um grande desperdício de dinheiro.
Um dos fatores que mais contribuem para isso é que os pedidos de delivery, geralmente, custam um valor bastante elevado, que pode não se encaixar em seu orçamento se realizado diversas vezes na semana. Assim, este é um hábito que deve ser evitado, para que você não gaste muito mais do que o necessário com a sua alimentação.
O ideal é que se prefira sempre refeições preparadas em casa, com os alimentos e ingredientes disponíveis em sua geladeira e em sua despensa. Obviamente, isso não significa que você não deverá realizar nenhum pedido especial no fim de semana, por exemplo, mas apenas controlar o uso deste serviço para que não seja algo diário, por exemplo.
– Compras impulsivas
Para complementar a lista dos principais desperdícios de dinheiro, as compras impulsivas não poderiam ficar de foram pois são responsáveis pelos problemas financeiros de muitas pessoas em todo o Brasil. Estas compras impulsivas são aquelas em que não há um planejamento, ou mesmo uma análise sobre a necessidade do item comprado.
Assim, o ato da compra acontece apenas pelo impulso, seja por uma boa propaganda, promoções, ou qualquer outro fator que leve o cliente a comprar de maneira rápida e sem um questionamento sobre a importância do produto ou o seu valor. Desta forma, muito dinheiro é desperdiçado em produtos que sequer serão úteis em seu dia a dia, de forma que este é um hábito de compra que deve ser eliminado de sua vida.
Para saber ainda mais sobre dicas de economia, principais gastos domésticos e como lidar ainda melhor com o seu dinheiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro.