6 dicas para conseguir a menor taxa de juros para empréstimo pessoal

Quem nunca precisou de dinheiro rápido de última hora, que atire a primeira pedra. A maioria das pessoas já passou por um momento de crise financeira, onde foi preciso recorrer a alguma alternativa de crédito para sair do aperto. Dentre as opções mais procuradas está o empréstimo, que é uma solução utilizada há bastante tempo, até mesmo antes de existir o cartão de crédito.

menor taxa de juros para empréstimo pessoal

Mesmo com o surgimento do cheque especial, cartão de crédito e outros, o empréstimo continua sendo a melhor opção, afinal é a que possui as menores taxas de juros. Ainda assim, as taxas variam muito de acordo com cada agência bancária e também, de acordo com as financiadoras, que oferecem também as opções de empréstimo pessoal.

E então, como saber qual empréstimo é o melhor? Como encontrar as menores taxas de juros e conseguir economizar? É justamente isso que viemos trazer através desse artigo! Elencamos as principais dicas para você escolher a menor taxa para empréstimo pessoal. Quer saber quais são elas? Confira!

Como escolher o empréstimo pessoal com as menores taxas?

  1. Procure a sua agência bancária: se você possui uma conta corrente em alguma agência bancária há pelo menos um ano, o que você deve fazer primeiro é procurar essa agência. Isso porque o banco é a instituição mais confiável para solicitar um empréstimo e como você já possui uma conta, eles já têm todas as suas informações e já sabem qual o valor você poderá pagar nas parcelas. Além de essa ser uma opção com as menores taxas, é também a menos burocrática, afinal, você economiza tempo de enviar todos os documentos e terá que providenciar só o que falta para o empréstimo, mas a maioria já está com a agência.
  2. Pesquise online: mesmo que você tenha uma conta em agência e o empréstimo possa parecer mais fácil, não custa nada você fazer uma pesquisa para verificar se o seu banco realmente tem as menores taxas. Antigamente, você levaria um bom tempo para ir de agência em agência e nas financiadoras para encontrar a melhor opção, mas graças à internet e toda a facilidade que ela oferece, você pode fazer isso em alguns minutos, sem precisar sair de casa.
  3. Saiba o Custo Efetivo Total de todas as suas opções: depois de elencar quais são as suas alternativas, compare o Custo Efetivo Total, o CET de cada uma delas. O maior erro de quem recorre a um empréstimo é se atentar apenas ao valor dos juros, sendo que é o CET que mostra, de fato, qual será o valor a ser pago. Portanto, escolha sempre a agência ou financiadora que tiver o menor CET.
  4. Tenha o nome limpo: sabemos que o empréstimo pode ser uma alternativa justamente para você limpar o seu nome, mas se esse não for o caso, ter o nome limpo lhe ajudará a conseguir um empréstimo pessoal com taxas menores. Isso porque quem está negativado tem um histórico de contas em aberto, o que não serve de garantia de que irá pagar as parcelas em dia. Já quem está com o nome limpo, consegue mostrar que mantém as contas em dia e que tem grande chance de não deixar de pagar o empréstimo solicitado.
  5. Tenha comprovante de renda: assim como no tópico anterior, sabemos que existem alternativas de empréstimo para pessoas negativadas e também para autônomos, que não tenham como comprovar renda. Mas, nesses dois casos, as taxas de juros são maiores. Se você tem como comprovar a sua renda, não abra mão do comprovante, afinal, ele é um documento importante para mostrar para o banco ou financiadora que você tem condições de pagar as parcelas.
  6. Tente reduzir o número de parcelas: na maioria das vezes, as financiadoras e agências bancárias oferecem um longo parcelamento do valor emprestado, o que pode ser um grande atrativo para você. No entanto, quanto mais parcelas você tiver, maior será a taxa de juros que você irá pagar. Por isso, tente reduzir o número de parcelas, lembrando sempre de se atentar e ter em mente o seu orçamento para não se apertar no futuro.

Cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal

Agora que você já sabe como encontrar a melhor opção de empréstimo pessoal com as menores taxas, não custa nada relembrarmos de alguns cuidados básicos para que você possa fazer uma negociação segura e ter o dinheiro com rapidez.

Em primeiro lugar, certifique-se da credibilidade da instituição a qual você está pensando em solicitar o empréstimo. Se for uma agência bancária, os riscos são menores, mas vamos lembrar que existem diversas financeiras que oferecem empréstimo pessoal com boas propostas e taxas de juros até menores do que os bancos.

Para saber se é uma instituição confiável, você começa a perceber pelo próprio site. Se tiver erros de português, poucas informações e nenhum canal de contato, possivelmente é um golpe. Pesquise o CNPJ da instituição e conheça o seu histórico, pois assim você encontrará referências de outros clientes que podem dizer se é uma instituição financeira ou se o banco é de confiança.

Outro cuidado básico que parece até óbvio, mas que muita gente ainda cai nessa armadilha é não depositar, qualquer valor que seja, com antecedência. Principalmente quando o empréstimo é solicitado através da internet, alguns sites golpistas usam de má fé para solicitar o depósito de um determinado valor, alegando que é para a confirmação do empréstimo.

Em nenhuma hipótese, deposite qualquer valor antes de receber o dinheiro do empréstimo. Se a instituição solicitar esse tipo de adiantamento, pode saber que você está diante de um golpista.

Outro cuidado fundamental é ler com cuidado e muita atenção todo o contrato antes de assinar. Se não tiver contrato, já é um sinal de que a empresa pode estar agindo com outras intenções e é preciso sair fora. Ao receber o contrato, por mais que você tenha pressa em ter o dinheiro em mãos, se dedique para ler cada uma das cláusulas e entender bem o que está escrito, afinal, depois de assinado não há como voltar atrás.

Preste atenção se os dados da empresa coincidem com os que você tem e verifique os valores de todas as taxas para saber se não foi feita nenhuma alteração. O valor do CET, dos juros e principalmente, a quantidade e valor das parcelas são itens que merecem atenção redobrada.

Com esses cuidados, você conseguirá encontrar um empréstimo pessoal que atenda às suas necessidades e com as melhores taxas que cabem no seu orçamento. Lembre-se de ter um planejamento financeiro eficiente para dar conta dessas novas responsabilidades.

Quer saber mais sobre planejamento financeiro e como ele pode ser a salvação da sua vida? Acesse o site da AnjoCred e fique por dentro dos nossos conteúdos.