Viajar nas férias é uma experiência maravilhosa e inesquecível, sendo um dos principais desejos da maior parte dos brasileiros. Depois de economizar por um período, a tão sonhada viagem chega e a vontade de aproveitar cada minuto é imensa. Porém, o entusiasmo em conhecer todos os lugares e experimentar os diferentes sabores, pode estourar o orçamento e tornar a fatura do cartão de crédito em uma desagradável surpresa.
É bastante comum viajantes que perdem o controle sobre os gastos e sofrem as consequências quando retornam. A única forma de não amargar esse prejuízo é fazer um bom controle financeiro de viagem de férias, para garantir a tranquilidade e a diversão. O planejamento é essencial não só para conseguir a viagem, mas também para manter o orçamento dentro de um padrão razoável, modificando velhos hábitos de consumo.
Dicas valiosas para começar já
Uma viagem de férias é esperada durante todo o ano, como forma de fugir do estresse cotidiano e das tensões. O planejamento ajuda a aumentar a expectativa de bons momentos, em que cada detalhe precisa ser observado para que nada saia errado. Antes de mais nada é preciso escolher o local, para em seguida pesquisar preços de passagens e hospedagens. Os possíveis roteiros devem ser criados de acordo com o tipo de viagem que deseja fazer, inclusive se haverá crianças. Em seguida vem a documentação necessária, incluindo passaporte, seguros e vacinas, para que não ocorram transtornos.
Em viagens internacionais, é preciso saber o valor da conversão da moeda e fazer a troca com o melhor câmbio possível. Aprender a língua nativa pode ser bem difícil, mas ajuda a ter uma comunicação inicial e atrair a simpatia dos moradores, tudo para que a aventura ocorra com o mínimo de riscos e o máximo de diversão.
Se a viagem for mais cara ou mais econômica, para dentro do Brasil ou ao exterior, o importante é manter o planejamento para aproveitar cada detalhe dos momentos. Não há nada mais saboroso do que a ansiedade de aguardar a hora de viajar, pensando em como serão os passeios e os encantos que surgirão.
Mas a viagem só é de fato perfeita quando se sabe que ela não pesará no bolso. Muitas viagens são incríveis em cada detalhe, mas o retorno faz a realidade despencar em forma de boletos. Os cartões de crédito internacionais são perfeitos e dão todo o suporte ao viajante. As principais bandeiras são aceitas em qualquer lugar do mundo e hoje quase tudo pode ser pago com cartão de crédito. Mas o que pode ser um grande facilitador acaba se tornando um vilão quando chega a fatura. A conversão da moeda, em viagens internacionais, pode aumentar ainda mais o valor e ser tornar o regresso bastante amargo.
Para evitar o sufoco posterior com o cartão de crédito e outros gastos desnecessários na viagem, sugerimos abaixo 10 dicas de ouro para manter um bom controle financeiro na viagem de férias.
1 – Faça uma pesquisa completa
Durante o planejamento da viagem a pesquisa realizada costuma englobar apenas passagem, hospedagem e taxas. Raramente se busca detalhes sobre preços locais como transporte, entradas de teatros e atrações turísticas, média de preço dos alimentos e tudo o que for possível.
2 – Evite locais da moda
No período de férias as principais cidades do mundo estão sob alta temporada e os preços de produtos e serviços são mais caros que o normal. Se não for possível viajar fora desse período, procure escolher locais que não estão na moda, mas que podem apresentar roteiros semelhantes com preços mais convidativos.
3 – Escolha viajar a noite
Tanto de avião quanto de ônibus, a passagem a noite é mais barata. Se for comprada com antecedência pode trazer uma economia ainda maior.
4 – Controle o roteiro
Viagens sem um pré-roteiro podem ser bastante aventureiras, mas além de arriscadas também podem ser bastante caras. Ter um roteiro detalhado ajuda muito a economizar, já que os valores já estão discriminados e dá para saber quando será gasto. A pesquisa também ajuda e fugir de locais mais perigosos, com mais assaltos e substituir por outros nem tão populares, mas incríveis.
5 – Alimentação
Para experimentar o sabor local não é preciso comer em restaurantes caros e que vão quebrar o orçamento no primeiro jantar. Ao contrário, são nos food trucks e restaurantes mais populares que estão os verdadeiros sabores nativos. Quem tem dificuldade em comer alimentos mais exóticos podem pesquisar locais com comidas internacionais, que podem ser bem em conta.
6 – Alugar carro ou usar transporte popular?
Há muitas dúvidas se é válido alugar um carro para circular pela cidade e fazer pequenas viagens ou se compensa mais usar o transporte público. Ambas as propostas tem aspectos positivos e negativos, cuja escolha mais acertada é encontrada de acordo com o tempo de estadia, os trajetos e valores.
Em geral, alugar um carro pode ser muito interessante, oferecendo mais liberdade de ir e vir. Porém, se for a primeira vez no local pode ser arriscado dirigir sem conhecer bem as ruas e a segurança. Se a opção for mesmo o aluguel, antes de viajar o carro já pode ser reservado online e depois de uma boa pesquisa de preços e benefícios.
7 – Corte lembrancinhas
Todo mundo pede uma lembrança do local da viagem, isso quando não encomendam produtos regionais. Por mais que se pesquise preços para comprar as lembrancinhas mais baratas, é um custo muitas vezes desnecessário. Para a compra pessoal de lembrancinhas, evite as compras por impulso e deixe para o último dia de compras, escolhendo realmente aquilo que se deseja ter.
8 – Visite os supermercados
Comprar um almoço ou lanche no mercado local é uma ótima opção para economizar. Eles oferecem produtos da região e o valor é muito menor do que em restaurantes e lanchonetes.
9 – Programe um limite de gastos
Organize antes quais as verbas para cada opção de lazer da cidade visitada. Saiba organizar valores específicos para guloseimas, outros para passeio e compras em geral.
10 – Mantenha tudo anotado
Anote num bloco todas as despesas realizadas na viagem. Inclusive a compra de um chiclete, para que se https://www.redaweb.com.br/admin/pautas/tenha uma ampla noção de quanto está sendo gasto para se proteger de si mesmo e de qualquer ilegalidade que possam surgir.
Ter uma viagem de férias perfeita requer muito planejamento sobre cada detalhe, inclusive financeiro. O controle de gastos ajuda a não ter surpresas negativas e a usufruir do máximo dos recursos, mas é preciso cautela para não exagerar. Conheça outros textos sobre finanças e economia, no site do AnjoCred e tire suas dúvidas!