7 dicas para organizar seu dinheiro e não gastar com besteiras durante a quarentena

A chegada do Covid-19 ao Brasil exigiu mudanças, como por exemplo, o fechamento de serviços não essenciais e o sistema home office nas atividades que permitem trabalhar a distância. No entanto, ficar em casa não é sinônimo de férias e você precisa organizar seu dinheiro para gastar apenas com o que realmente precisa durante a quarentena.

Como se trata de um momento de tensão, ficar em casa pode incentivar algumas compras por impulso, mesmo quando feitas pela internet. Apesar disso, não é recomendado sair da linha e gastar mais do que deve.Muitos economistas já afirmam que tanto o Brasil como o mundo vão viver um período de recessão resultado do Coronavírus. Assim, você pode seguir algumas dicas, organizar seu dinheiro e manter o orçamento em ordem:

1. Coloque tudo no papel

Abra um documento no Excel ou Spreedsheets, programa equivalente do Google, e comece a criar uma planilha. Mesmo que não tenha conhecimentos de Excel, pode criar algo bem simples, apenas anotando o que você tem para pagar para conseguir organizar seu dinheiro mais facilmente.

Alguns exemplos do que pode estar descrito nessa planilha são:

– Cartão de crédito;
– Contas da casa: água, luz, telefone e internet;
– Compras do mercado;
– Aluguel;
– Etc.

Feito isso, anote o total de gastos daquele mês.

2. Veja o que pode ser cortado

Existe algo que você compra todos os meses ou toda semana que era apenas um mimo ou luxo? Se sim, considere cortar isso por algum tempo. Além disso, analise como estão suas contas de água e luz, que são variáveis.

Há algo que pode ser feito em sua casa para usar menos água e luz? Adote essa medida agora, por causa da pandemia, mas considere continuá-la mesmo depois.

Uma lâmpada que fica acessa sem necessidade, por exemplo, já pode se manter apagada. Da mesma forma que o hábito de assistir à TV na hora de dormir pode ser resolvido ao programar o aparelho para desligar automaticamente.

3. Anote o que precisa comprar

A recomendação do Ministério da Saúde e dos governadores de cada estado é que as pessoas permaneçam em casa e saiam apenas se for necessário. Você provavelmente vai precisar ir ao mercado, mas antes de fazer isso anote tudo o que está faltando em sua casa.

Quem já adotava o hábito anteriormente, com a famosa lista de compras, pode ser mais restrito no que vai comprar para conseguir organizar seu dinheiro. Será que o salgadinho e o chocolate que você trazia toda semana são mesmo essenciais?

Lembre-se também de anotar as quantidades. Por exemplo: 2 detergentes de cozinha ou 3 sabonetes. Assim, não há o risco de querer trazer para casa mais do que precisa naquele momento.

4. Evite o cartão de crédito

Apesar de ser um grande aliado, especialmente nas compras grandes, que podem ser parceladas, o cartão de crédito pode também virar o vilão. O ideal é evitar usá-lo ao máximo e dar prioridade para as compras que podem ser pagas no débito.

Tem alguma dívida anterior no cartão? Veja se consegue quitá-la ou renegocie quanto antes, para resolver este problema. Além disso, em qualquer outra época, para organizar seu dinheiro é importante ter cuidado com o uso do cartão de crédito.

5. Monte uma reserva emergencial

O ideal seria que você já tivesse uma reserva emergencial anterior, na qual depositava determinada quantia todos os meses. Se este é o seu caso, mesmo com a pandemia, não use a reserva, a não ser que surja uma emergência real.

Continue depositando um pouco de dinheiro nessa conta, pode até diminuir um pouco o valor. Por exemplo, se antes costumava transferir R$ 100 para sua reserva de emergência, agora pode cortar para R$ 50, caso perceba que o orçamento ficou mais limitado.

Quem ainda não começou sua reserva, chegou o momento de pensar em uma possível emergência nos próximos meses ou um período de recessão. Assim, separe parte do seu salário com esse intuito.

6. Cuidado com as grandes ofertas

O comércio online vai trabalhar com algumas ofertas para chamar a atenção dos consumidores. No entanto, preste atenção e veja se vale a pena fazer o investimento. É algo realmente necessário? Você pode considerar ficar sem aquele produto ou serviço por um tempo?

Se valer a pena e isso não for prejudicar seu orçamento faça a compra. Caso contrário, aguarde para ver se o preço abaixa ou se vai precisar daquilo que é ofertado.

7. Aposte em investimentos de baixo risco

Apesar de o cenário não ser o melhor para os investimentos, uma forma prática de organizar seu dinheiro é investir em algo que seja de baixo risco. Destine no mínimo 10% de sua renda para essa aplicação.

O objetivo é juntar dinheiro e contribuir com sua reserva de emergência. Assim, essa dica pode ser facilmente unida à sugestão 5, especialmente para quem ainda não criou sua reserva e não sabe por onde começar.

Percebe o quanto é importante organizar seu dinheiro e evitar qualquer gasto desnecessário durante a quarentena. Se quiser mais dicas sobre o assunto, não deixe de acessar o site da AnjoCred.