6 dicas para reduzir seus gastos pessoais

Conseguir economizar dinheiro é algo almejado por praticamente todas as pessoas, mas que pode ser bastante difícil de ser realizado. Em especial, os gastos pessoais podem ser alguns dos maiores responsáveis pela dificuldade de conseguir economizar, pois comprometem grande parte do seu orçamento.

Entretanto, existem algumas dicas simples, mas muito eficazes, que podem lhe ajudar a diminuir os seus gastos pessoais e, assim, conseguir economizar dinheiro e ter um maior conforto financeiro. A seguir, confira quais são algumas destas dicas e avalie quais delas podem ser implementadas em seu dia a dia, para que gaste menos e consiga ter uma maior economia:

– Busque economizar em suas contas de consumo

As contas de consumo básico, como água, luz e internet são algumas das que não podem ser eliminadas de seu orçamento, uma vez que são itens de necessidade básica. Porém, isso não significa que você não possa conseguir reduzir os seus gastos pessoas referentes a esses itens de consumo.

Em especial, as contas de água e energia elétrica são as que mais podem ser diminuídas com alguns cuidados simples, os quais podem representar uma significativa economia em seus pagamentos. O primeiro passo para isso é evitar o uso desnecessário destes itens em seu dia a dia, como lâmpadas acesas sem necessidade, banhos demorados, ou mesmo torneiras abertas por muito tempo.

Além disso, identificar vazamentos de água no encanamento de sua casa é outra maneira de evitar o desperdício deste item e, consequentemente, uma conta mais alta a ser paga. Com estes cuidados simples, estas contas podem se tornar mais baixas e ter um pagamento mais facilitado, que se adeque à sua realidade financeira.

– Não vá ao supermercado quando estiver com fome

As compras de supermercado são outro gasto pessoal que consome grande parte de seu orçamento, uma vez que é neste tipo de compra em que é feito o abastecimento de alimentos de sua casa para um determinado período. E é justamente a compra de alimentos que faz com que essa seja uma dica muito importante, pois ir ao supermercado com fome faz com que você gaste mais dinheiro com comida.

A sensação de fome torna mais fácil o desejo de comprar itens a mais do que o necessário, ou mesmo itens em quantidades que você não compraria normalmente, como maior número de biscoitos, cereais, laticínios, entre outros. Desta forma, ir ao supermercado com fome é algo que deve ser evitado, para que a sua compra de alimentos seja focada apenas no necessário.

Ao estar bem alimentado e completamente saciado ao fazer as suas compras, a chance de desejo de determinados alimentos será muito menor e mais fácil de ser controlado. Isso pode fazer com que a sua compra seja bem mais barata e representar uma significativa economia em seus gastos pessoais.

– Sempre tenha uma lista de compras

Outra dica relacionada às suas compras em supermercado é a utilização de listas de compras, na qual devem constar apenas os itens que você realmente precisa repor em sua casa. Desta forma, em sua ida ao supermercado, você saberá exatamente quais são os itens que deve comprar, para que vá direto até suas prateleiras.

Essa utilização da lista de compras evita que você compre itens desnecessários, ou que faça as suas compras apenas por meio de impulso ou desejos momentâneos. Assim, ao fazer uso deste recurso simples, você poderá realizar as suas compras com maior rapidez e gastar menos, de forma que os seus gastos pessoais sejam menores e haja um significativo alívio em seu orçamento.

– Pesquise preços em diferentes estabelecimentos

É natural que as pessoas desejem fazer as suas compras com maior comodidade, o que leva à realização destas compras em um único estabelecimento. No entanto, isso pode fazer com que o seu gasto seja muito maior do que uma compra dividida em dois ou mais estabelecimentos comerciais.

Isso acontece porque alguns estabelecimentos podem ter valores melhores em determinados tipos de produtos, enquanto outros possuem um valor mais elevado, e são mais baratos em um concorrente, por exemplo. Para que você consiga fazer as suas compras e gastar menos dinheiro, o ideal é que haja uma comparação em diferentes locais, para que saiba em qual lugar comprar cada produto com o melhor preço.

Essa pesquisa pode ser feita por meio de cartazes e folhetos distribuídos por supermercados e demais estabelecimentos comerciais, ou mesmo com visitas presenciais aos estabelecimentos antes de fazer, de fato, a sua compra. Embora isso signifique um trabalho maior, a economia que pode ser gerada é um fator que compensa essa dificuldade um pouco maior em suas compras.

– Utilize cupons de desconto e aproveite promoções

Outra maneira de realizar as suas compras, e diminuir os seus gastos pessoais ao mesmo tempo, é com a utilização de cupons de descontos, os quais são comumente oferecidos pelas empresas ou por marcas específicas. Algumas plataformas de compra online também oferecem cupons aos seus clientes, o que lhes permite comprar mais itens pelo mesmo valor, o que pode ser bastante interessante para economizar.

Outra possibilidade é o aproveitamento de promoções pontuais, as quais também podem ser feitas por estabelecimentos ou por marcas específicas. Nestas ocasiões, é possível encontrar bons produtos por um preço mais baixo, ou mesmo kits com maior quantidade de um mesmo produto em preço especial, o que permite diminuir o valor de suas compras.

Como são ações pontuais e que dependem da estratégia comercial de empresas e estabelecimentos, estes cupons e promoções podem passar despercebidos muitas vezes. Para evitar perder estas oportunidades, se atente a qualquer uma destas situações e aproveite para diminuir os seus gastos pessoais sem modificar muito as suas compras rotineiras.

– Cancele serviços pouco utilizados

Algo muito comum atualmente é a utilização de serviços por assinaturas, como TV a cabo, streamings, entre outros. No entanto, com cada vez mais opções de serviços deste tipo, é natural que alguns acabem pouco utilizados, mas que continuem com o mesmo custo para os usuários, o que gera um gasto desnecessário.

Para evitar isso, avalie todos os serviços deste tipo que você paga mensalmente, e avalie se vale a pena, ou não, continuar com o pagamento mensal para uma utilização muito pequena. Essa análise permite que você escolha apenas os serviços mais utilizados, e que realmente valem a pena para você, de forma que os demais possam ser cancelados, o que irá gerar uma boa economia a seus gastos pessoais.

Para saber ainda mais sobre como economizar e diminuir ainda mais os seus gastos pessoais e fazer com que o seu dinheiro renda mais, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados!