Dinheiro esquecido nos bancos, o que fazer?

Esquecer que possui algum dinheiro é algo que muitas pessoas podem imaginar que seja praticamente impossível de acontecer, mas a realidade é bastante diferente. Na verdade, milhões de brasileiros podem ter dinheiro esquecido nos bancos, alguns dos quais em contas que tenham sido encerradas por inatividade, por exemplo, mas que tinham saldo positivo.

Por muitos anos, essas pessoas podem sequer ter ideia de que possuíam dinheiro esquecido nos bancos, mas há uma chance de que esse dinheiro seja recuperado sem qualquer dificuldade. Na realidade, isso se deve a uma ação do Banco Central, que obrigou os bancos a devolverem o dinheiro esquecido pelos clientes em suas contas inativas ou que tenham sido encerradas com saldo.

Mais do que isso, algumas pessoas ainda possuem direito ao ressarcimento por tarifas cobradas de maneira indevida pelos bancos, ou saldo de consórcios e outros serviços financeiros. Desta maneira, é possível que muitos brasileiros tenham alguma quantia a ser recebida neste processo de devolução.

Como saber se você possui dinheiro esquecido nos bancos?

A consulta para saber se você possui dinheiro a receber de volta dos bancos é bastante simples, mas é preciso que se atente aos detalhes para que essa consulta seja feita com total segurança. Desta forma, os seus dados estarão completamente seguros e você poderá, caso tenha direito, receber o seu dinheiro sem qualquer problema ou dificuldade.

O primeiro passo para a realização dessa consulta é acessar o site Valores a Receber (https://valoresareceber.bcb.gov.br/), que foi criado pelo Banco Central apenas para essa consulta e a devolução do dinheiro esquecido nos bancos. Essa consulta não poderá ser feita em outros sites, como o próprio site do Banco Central, e nem mesmo por links enviados por redes sociais de qualquer instituição financeira.

Assim que o site for acessado, um link será disponibilizado para que você possa fazer a sua consulta, para que saiba se existem valores a serem recebidos de suas contas bancárias. Ao clicar nesse link, você será redirecionado a uma página com os campos a serem preenchidos, que são o número de seu CPF e a sua data de nascimento.

Depois de preencher estes dados, basta clicar sobre a opção de realizar a consulta, o que o levará à página de resultado de sua consulta. Neste momento, existem duas possibilidades, que são a de haver, ou não, dinheiro a ser recebido por você.

No primeiro caso, haverá a informação de que não há dinheiro disponível para devolução em seu CPF, mas novas consultas poderão ser realizadas no futuro, em data informada nesta tela. Diferentemente, caso haja dinheiro a ser recebido, você receberá apenas a informação da data e horário em que poderá fazer o pedido de saque deste dinheiro.

É importante frisar que, neste primeiro momento, não será possível saber qual será o valor devolvido a você por conta do dinheiro esquecido nos bancos em suas contas anteriores e encerradas. O valor será conhecido apenas na data de pedido do saque.

Como solicitar o saque do dinheiro esquecido em bancos?

Diferentemente da primeira consulta, o pedido de saque do dinheiro será um pouco mais trabalhoso para os brasileiros que tenham dinheiro a receber. Primeiramente, não bastará apenas o número de CPF e data de nascimento, como na primeira consulta, mas sim um cadastro na plataforma Gov.br.

Esse cadastro pode ser feito de maneira bem simples, pelo próprio site ou por aplicativos oficiais do governo. Além disso, é preciso que se tenha um perfil de nível ouro ou prata para que se tenha acesso ao saque do seu dinheiro esquecido nos bancos.

O alcance aos níveis prata e ouro deste cadastro é feito por meio do preenchimento de suas informações pessoais solicitadas pela plataforma, ou mesmo com o envio de uma foto a esse perfil. Isso visa garantir uma segurança ainda maior aos usuários, e diminuir o número de tentativas de golpes que possam ser realizados.

Uma vez que se tenha o perfil necessário, basta acessar novamente o site do Valores a Receber na data e horário previamente informados. Nesse momento, você poderá solicitar o envio do dinheiro para uma conta bancária atual, por meio da inclusão de uma chave Pix, que será utilizada para o recebimento de seu dinheiro.

Entretanto, mesmo que o Pix seja a ferramenta utilizada para esse pagamento, o dinheiro não será enviado de forma imediata. Após a solicitação de saque, haverá um prazo de até doze dias úteis para que o dinheiro seja, de fato, enviado para a sua conta e possa ser posteriormente utilizado por você.

As novas consultas a respeito de valores a receber

A princípio, as pessoas que não possuem dinheiro esquecido nos bancos receberão uma nova data para que novas consultas possam ser realizadas. Diferentemente do que algumas pessoas podem imaginar, isso não significa que houve uma separação em lotes para a devolução do dinheiro que é de direito dos clientes bancários.

Na verdade, essa nova data de consulta, a princípio no começo do mês de maio, será referente a taxas e cobranças indevidas que sejam cobradas pelos bancos no período entre fevereiro e maio de 2022. Ou seja, um segundo lote de pagamentos será, na verdade, uma devolução diferente deste primeiro, que leva em consideração os valores referentes até o início deste ano.

Desta forma, mesmo pessoas que não tenham nenhum dinheiro a ser recebido neste primeiro momento, podem ter a esperança de receber alguma devolução na próxima consulta. Obviamente, quaisquer novas informações podem ser divulgadas pelo Banco Central até o início desta nova consulta, uma vez que esse serviço visa evitar que os bancos continuem a cobrar taxas indevidas de seus clientes.

Agora que você sabe como consultar e receber, caso seja o seu caso, se você possui dinheiro esquecido nos bancos, siga os passos mencionados e saiba quando você poderá ter acesso a esse dinheiro. Embora não seja possível saber os valores, inicialmente, esse dinheiro devolvido pode ser uma grande ajuda para a sua vida financeira, seja para reorganizar suas finanças, pagar dívidas ou mesmo para realizar algum tipo de investimento.

Para saber como fazer o seu dinheiro render ainda mais, seja esse dinheiro esquecido nos bancos, ou mesmo o seu orçamento regular, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações. Além de conhecer alguns dos principais tipos de investimentos que você pode realizar, ainda é possível encontrar informações sobre como ter acesso a esses serviços.

Ao acompanhar as nossas publicações, você ainda poderá saber como reorganizar a sua vida financeira, caso isso seja necessário, maneiras de controlar melhor o seu dinheiro e maneiras eficazes para se manter longe dos principais problemas financeiros, como as dívidas e a inadimplência!