Se você alguma vez solicitou algum tipo de serviço financeiro que precisasse de aprovação de crédito, certamente passou por um processo chamado de análise de crédito. Esta análise é completamente normal, e pode fornecer algumas garantias e segurança para a empresa credora.
Assim, se o cliente representa algum tipo de risco de prejuízo ou de inadimplência para a empresa credora, é nesta análise que isso é identificado, de forma que o serviço pode ser aprovado ou negado de acordo com as informações fornecidas pelo cliente para a empresa.
Mesmo que isso seja algo completamente normal e esteja presente em praticamente todos os tipos de serviços financeiros, é natural que algumas pessoas ainda tenham dúvidas com relação à análise de crédito.
Para eliminar, de uma vez por todas, estes questionamentos, confira a seguir quais são as principais dúvidas que os clientes possuem sobre a análise de crédito, bem como as suas respectivas respostas, para que você compreenda ainda melhor esta importante etapa dos serviços financeiros:
1. Qual a importância da realização da análise de crédito?
De uma maneira simples, a análise de crédito é uma etapa de muito mais importância para a empresa do que para o cliente, pois este processo visa proteger a empresa credora do risco de prejuízos causados pela inadimplência de seus clientes.
Ou seja, para que um serviço de crédito seja aprovado, é preciso que a análise de crédito indique que esta pessoa possui totais condições de arcar com o pagamento deste serviço. Isso minimiza o risco para os credores e faz com que seja possível atender, de uma maneira melhor, aos demais clientes, que não apresentem este risco.
Além disso, a análise de crédito serve para que as empresas credoras não caiam em tentativas de golpes financeiros, nos quais pessoas mal intencionadas utilizam documentos falsificados para terem acesso a empréstimos ou cartões de crédito, por exemplo.
2. Quais são os documentos necessários para a realização da análise de crédito?
Para que se possa fazer uma boa análise de crédito, é preciso que o cliente forneça à empresa credora alguns documentos que possam comprovar a sua identidade, formas de que o cliente possa ser contatado oficialmente, bem como comprovantes de que sua renda é suficiente para o pagamento do serviço solicitado.
Assim, em geral, os documentos solicitados para a análise de crédito são os seguintes:
– Documento de identificação pessoal (RG);
– CPF;
– Comprovante de residência;
– Comprovante de renda.
Em alguns casos, as empresas credoras podem solicitar alguns documentos complementares que sejam pertinentes para a realização de sua análise de crédito. Entretanto, estes documentos citados são comuns a qualquer tipo de análise de crédito, pois permitem uma avaliação completa de seus dados e informações.
Assim, para agilizar o processo de avaliação de crédito, tenha sempre estes documentos em mãos, bem como algumas cópias simples, caso o seu atendimento seja feito de forma presencial. No caso de empréstimos online, o envio poderá ser feito digitalmente, com uma maior facilidade e rapidez.
3. Qual a importância do score financeiro para a análise de crédito?
Algo que se tornou muito importante nos últimos anos foi o score financeiro, uma pontuação que pode ir de zero a mil e indica qual o grau de confiabilidade de um cliente. De acordo com este sistema de pontuação, quanto mais alto o score financeiro de uma pessoa, menores serão as chances de problemas como a inadimplência.
Ou seja, quanto mais alto for o seu score financeiro, maiores serão as chances de aprovação de crédito, pois as empresas credoras terão uma visualização positiva de seu histórico de pagamentos. Justamente por isso, é recomendado que se busque sempre manter o score financeiro com a pontuação mais alta possível.
No entanto, é preciso que se saiba que o score financeiro é apenas um dos itens a serem verificados pelas empresas credoras em sua análise de crédito. Desta maneira, mesmo com um bom score, isso não lhe dá a garantia de aprovação de crédito, embora seja um bom indicativo em seu favor.
4. A análise de crédito é feita em empréstimos para negativados?
Um dos serviços que mais gera dúvidas relacionadas à análise de crédito é o empréstimo para negativado, voltado para pessoas que estão com o nome sujo no mercado. Esta dúvida se deve justamente a este fator, pois se o cliente está com o nome sujo, obviamente representa algum risco de inadimplência no pagamento de seus serviços.
Diferente do que algumas pessoas possam imaginar, a análise de crédito é, sim, realizada no caso dos empréstimos para negativados e com restrição. A mudança, entretanto, é que o seu histórico ruim de pagamentos e a existência de dívidas em seu nome não é um fator determinante para a recusa deste serviço por parte da empresa credora.
Assim, a análise de crédito, neste caso, é muito mais voltada para a identificação da veracidade das informações fornecidas pelo cliente. Isso evita que o serviço, que possui uma aprovação mais facilitada, seja utilizado para a aplicação de golpes e fraudes financeiras, de forma que a empresa credora tenha maior segurança em sua oferta de crédito a pessoas negativadas.
5. Quanto tempo leva a realização da análise de crédito?
Não existe uma regra para o prazo que as empresas credoras devem estabelecer para a resposta de sua análise de crédito de seus clientes. No entanto, esta etapa do processo de solicitação de serviços financeiros tem sido cada vez mais rápida.
No geral, empresas que oferecem o atendimento de forma presencial respondem à solicitação de seus clientes em um prazo médio de dois dias úteis após a entrega dos documentos solicitados. Porém, com o uso da internet, isso tem se tornado cada vez mais rápido, de forma que as respostas podem ser conhecidas após apenas algumas horas.
Justamente por isso, os empréstimos online com urgência podem oferecer aos seus clientes a possibilidade de liberação do dinheiro no mesmo dia, por conta de uma análise de crédito imediata através da internet após o envio dos documentos necessários para esta etapa do processo.
Agora que você conhece melhor a análise de crédito e pode ter as suas dúvidas respondidas, siga os passos necessários para aumentar as suas chances de aprovação nestas análises e tenha um acesso muito mais facilitado a diversos serviços e ferramentas financeiras que podem lhe ser de grande ajuda.
Para saber ainda mais sobre a análise de crédito e empréstimos financeiros de uma forma geral, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, seguros, cartões de crédito, taxas de juros e educação financeira de uma forma geral.