O desejo de economizar dinheiro é algo comum a muitas famílias brasileiras, as quais desejam obter maior tranquilidade neste aspecto e se manterem longe das dívidas, além de poder realizar a compras de bens que lhes garantam maior conforto no dia a dia. Isso pode ser obtido por meio da economia doméstica, ou seja, o conhecimento sobre como lidar com o dinheiro em seu dia a dia.
Assim, saber melhor o que é a economia doméstica, como aplicar este conhecimento da melhor maneira possível e obter seus benefícios é algo que todas as famílias devem saber, para que se tenha cada vez menos problemas com relação ao uso inadequado de seu orçamento, o que pode levar a dívidas e inadimplência, por exemplo.
No entanto, a economia doméstica é um tema que começou a ser difundido a pouco tempo, de forma que muitas pessoas ainda não sabem, exatamente, o que é a economia doméstica, bem como as melhores maneiras de se aplicar seus conhecimentos na prática.
Desta maneira, também é bastante comum que, ainda, existam muitas dúvidas a respeito da economia doméstica, as quais devem ser respondidas para que se possa lidar de uma maneira ainda melhor com o seu dinheiro e obter uma vida financeira muito mais saudável e livre de problemas.
Saiba quais são as principais dúvidas a respeito da economia doméstica
Para evitar que as dúvidas a respeito da economia doméstica possam lhe gerar problemas e dificuldades na forma de lidar com o seu dinheiro, confira a seguir quais são os principais questionamentos a respeito deste tema, bem como as suas respectivas respostas:
1- O que é, na prática, a economia doméstica?
Os conhecimentos a respeito de economia podem ser divididos de muitas maneiras diferentes, isso porque o dinheiro pode ser utilizado para investimentos, negócios, entre muitas outras possibilidades. No entanto, o único ponto em comum entre todas as pessoas é que uma parte do dinheiro é utilizada em sua vida pessoal.
Ou seja, o orçamento necessário para a manutenção de sua casa e sua família, o qual será destinado para o pagamento de contas básicas, como água, luz, internet, entre outros. Além disso, é preciso que o orçamento doméstico inclua o valor preciso para a compra de mantimentos, itens de higiene, bem como qualquer outro produto que venha a ser utilizado em sua casa por você e seus familiares.
Desta maneira, a economia doméstica é tudo o que se relaciona com o uso do dinheiro em seu orçamento familiar, que inclui despesas particulares que não tenham finalidade de investimentos ou impulsionamento de um negócio profissional, por exemplo. Assim, a economia doméstica se refere ao uso particular do dinheiro em seu dia a dia, seja com gastos essenciais ou supérfluos.
2- Qual a importância da economia doméstica?
Embora possa parecer algo muito simples, a importância da economia doméstica é algo que ainda pode gerar dúvidas em algumas pessoas. Estas dúvidas, no entanto, podem ser facilmente respondidas, pois a economia doméstica é importante por diferentes pontos, os quais podem ser reconhecidos por qualquer pessoa.
Um destes pontos é evitar que se adquiram dívidas e se tenha problemas relacionados à inadimplência, por exemplo. Isso poderia acontecer por conta do uso inadequado, ou descontrolado, de seu dinheiro, de forma que não fosse o suficiente para honrar com todos os seus compromissos assumidos.
Além disso, a economia doméstica também é importante para que se saiba como reservar dinheiro com prioridade para itens mais importantes. Por exemplo, guardar o dinheiro da conta de eletricidade deve ser feito antes de se gastar dinheiro em um shopping, com compras não essenciais ou itens que não são tão fundamentais quanto suas contas básicas.
Assim, a importância da economia doméstica é referente a como utilizar o seu dinheiro, para que você e sua família tenham maior tranquilidade no aspecto financeiro, e não venham a sofrer com dívidas, falta de dinheiro, ou mesmo necessidades por conta de gastos descontrolados em seu dia a dia.
3- A quais pessoas a economia doméstica pode ser aplicada?
Uma pergunta bastante comum e sobre a quem a economia doméstica pode ser aplicada, pois muitas pessoas podem imaginar, incorretamente, que quem já está em dificuldades financeiras, com o nome sujo, por exemplo, pode não conseguir aplicar a economia doméstica em seu dia a dia. Diferente disso, estas são algumas das pessoas que mais podem se beneficiar da economia doméstica para reaver a sua saúde financeira.
Já quem possui uma vida financeira saudável, deve utilizar a economia doméstica para manter esta positividade e conseguir economizar ainda mais, de forma que tenha uma reserva de dinheiro ainda maior para realizar diversas ações no futuro, sem qualquer impacto em seu orçamento.
Desta forma, a economia doméstica é algo que abrange a todas as pessoas, independente de classe social ou situação financeira, pois pode proporcionar benefícios a todas as famílias, para que tenham um uso ainda melhor do seu orçamento doméstico.
4- Como começar a colocar a economia doméstica em prática?
Neste ponto, não existe apenas uma resposta concreta, pois podem existir diferentes maneiras de se começar a utilizar os conhecimentos da economia doméstica em seu dia a dia. No entanto, existem algumas dicas que podem ajudar a começar a criar hábitos financeiros mais saudáveis, os quais refletirão positivamente em sua vida financeira.
Alguns exemplos do que pode ser feito para começar a aplicar a economia financeira em seu cotidiano são os seguintes:
– Comece a anotar todos os seus gastos;
– Mantenha o cálculo de quanto foi gasto no mês sempre atualizado;
– Utilize aplicativos e ferramentas de controle financeiro;
– Estabeleça metas de economia a serem atingidas;
– Envolva toda a família na busca por uma melhor economia doméstica.
Com estes cuidados, aliados a novos hábitos financeiros, em pouco tempo você terá um uso muito melhor de seu orçamento e poderá fazer com que sua família tenha riscos ainda menores de problemas relacionados ao dinheiro em seu futuro.
Agora que você sabe um pouco mais sobre a economia doméstica, coloque este conhecimento em prática com seus familiares e busque uma melhor realidade financeira, a qual poderá lhe proporcionar uma tranquilidade muito maior para que não se tenha qualquer tipo de problema em sua vida financeira.
Para saber ainda mais sobre a economia doméstica e muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações.
Você poderá encontrar artigos sobre financiamentos, empréstimos, consórcios, seguros, controle de gastos, cartões de crédito e muitos outros assuntos relacionados, os quais lhe permitirão conhecer ainda mais sobre como lidar com o dinheiro de maneira correta e alcançar a tão sonhada estabilidade financeira para você e sua família!