É o fim da era do dinheiro físico?

Uma das ações mais corriqueiras do dia a dia de qualquer pessoa é a realização de pagamentos e transferências financeiras por meio de seus aplicativos financeiros e carteiras digitais. Ou seja, sem o uso de dinheiro físico para que nenhuma destas ações possa ser concretizada.

Deve-se somar a estes fatos, ainda, a utilização de cartões de crédito e débito, os quais já são ainda mais conhecidos por todas as pessoas e disponíveis há muitos anos. Isso torna o uso de dinheiro em espécie, as notas e moedas, ainda menos comum no dia a dia de grande parte da população.

Com isso, é possível que se tenha a dúvida natural sobre o fim da era do dinheiro físico, uma vez que este tipo de moeda é cada vez menos utilizado. Para que se tenha uma resposta mais completa, é preciso não apenas saber o que vai acontecer com o dinheiro físico, mas também quais são os motivos que podem levar a uma determinada resposta sobre o fim da era das notas e moedas no Brasil.

Afinal, a era do dinheiro físico pode mesmo acabar?

A resposta para esta, que é a questão central, pode ser menos simples do que se imagina. De certa maneira, é possível afirmar, sim, que a era do dinheiro físico está em seus últimos dias, uma vez que encontrar notas e moedas em circulação pode se tornar algo cada vez mais raro nos próximos anos.

Mas isso não significa que o dinheiro físico deixará de existir, apenas que estará em menor circulação nas mãos de pessoas e estabelecimentos comerciais, os quais utilizarão ainda mais os seus cartões e aplicativos para movimentar seu patrimônio. Desta forma, o dinheiro em espécie estará mais concentrado em bancos, especialmente em seus cofres, uma vez que circulará de mãos em mãos cada vez menos.

Um exemplo semelhante a isso pode ser visto com o uso de cheques, os quais já são minimamente utilizados pela população em geral há vários anos, desde a maior popularização dos cartões. Com a chegada dos aparelhos tecnológicos e aplicativos financeiros, os cheques se tornaram ainda mais raros.

No entanto, os cheques não apenas ainda existem, como são utilizados por empresas para a movimentação de grandes quantias em maior segurança. Este é um exemplo do que pode acontecer com o dinheiro físico nos próximos anos, que passará a ser mais utilizado apenas por grandes empresas e instituições financeiras, enquanto estará em circulação de forma mínima nas mãos das pessoas.

Diferente dos cheques, entretanto, o dinheiro físico possui um detalhe importante que pode fazer com que o seu desaparecimento seja mais lento, que é o fato de que nenhum estabelecimento pode deixar de aceitar pagamentos por meio de moeda nacional. Assim, a diminuição do uso de notas e moedas deve acontecer de forma bastante rápida nos próximos anos, mas sem que haja uma chance de encerramento de sua aceitação, como já acontece com os cheques.

Desta maneira, é preciso que se compreenda a linha tênue apresentada com a afirmativa de que a era do dinheiro físico chegará ao fim, pois isso não significa que as notas e moedas deixarão de existir. O que acontecerá, na verdade, é uma evolução na forma de movimentar o dinheiro, que passará a ser cada vez mais rápida e segura com as opções tecnológicas.

Os principais motivos para a diminuição do uso de dinheiro físico

O menor uso do dinheiro físico não é algo que acontecerá de maneira repentina, pois já há vários anos este tipo de moeda tem perdido espaço no dia a dia. Em grande parte, isso se deve à segurança, uma vez que as carteiras e bancos digitais permitem a movimentação eletrônica do dinheiro, sem o risco, por exemplo, de que você tenha uma nota falsa em suas mãos.

Mais do que isso, o risco de assaltos é cada vez menor, tanto em estabelecimentos comerciais quanto a pessoas em seus momentos de lazer, por conta da menor probabilidade de que alguém tenha dinheiro em mãos.

Além de tudo isso, existe ainda a questão sanitária, uma vez que o uso de dinheiro físico pode ser bastante insalubre a qualquer pessoa. Isso ficou bastante claro durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, quando o compartilhamento de notas e moedas de mãos em mãos foi visto como responsável por parte do avanço do vírus.

Assim, utilizar meios eletrônicos e tecnológicos de movimentar o seu dinheiro é uma forma de garantir a sua segurança em diferentes níveis, de forma que a substituição do dinheiro físico seja algo bastante positivo neste ponto de vista.

Novas opções para o uso de seu dinheiro sem notas e moedas

Atualmente, já existem muitas opções de ferramentas para a movimentação do dinheiro e pagamento ou recebimento de contas sem que se precise recorrer ao dinheiro físico. Entre os principais exemplos estão os cartões, carteiras digitais e até mesmo os códigos visuais, os famosos QR Code, que permitem a realização de transferências e pagamentos de contas.

Nos próximos anos, no entanto, com uma possível menor utilização de notas e moedas, e o iminente fim da era do dinheiro físico, é possível que novas opções surjam para facilitar ainda mais as movimentações financeiras. Isso significa que a tecnologia estará cada vez mais ligada ao modo como você utiliza o seu dinheiro.

A implementação de novas opções, as quais hoje podem ser difíceis de serem imaginadas, porém, não deve acontecer de forma abrupta. Assim, se você não é uma pessoa muito ligada às novas tecnologias, não precisa se preocupar, pois haverá tempo suficiente para que se adapte e aprenda a lidar com diferentes recursos até que, um dia, chegue de fato, o fim da era do dinheiro físico.

Agora que você sabe um pouco melhor sobre a possibilidade de que o dinheiro físico tenha o seu fim, bem como os motivos que levam a isso, passe a observar em seu dia a dia, como as notas e moedas são cada vez mais raras. Aproveite para verificar, também, quais são as tecnologias e recursos que você ainda não utiliza, e que podem facilitar a sua vida em situações como compras e pagamentos de contas.

Desta forma, você poderá conhecer melhor as principais alternativas para o uso do dinheiro físico, e se adaptar de forma ainda mais fácil a esta nova realidade na forma de lidar com o dinheiro.

Para saber ainda mais sobre ferramentas financeiras, carteiras digitais, aplicativos e muitas outras opções para controlar o seu dinheiro e pagar as suas contas, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro!