É possível conseguir um empréstimo sem fazer consulta do cpf?

O número de inadimplentes no Brasil, ainda é bem alto e tende a crescer cada vez mais, devido às inflações e poucas oportunidades de trabalho. Diante disso, é comum que cada vez mais as pessoas, frente a uma situação emergencial ou de dívidas, procurem opções de crédito para sair do vermelho e colocar as contas em dia.

Dentre as alternativas de crédito, está o empréstimo, que é a mais antiga e a mais procurada até hoje. Mesmo com a possibilidade do cartão de crédito, cheque especial e outras formas, o empréstimo é a que mais agrada, afinal, é a opção que tem as menores taxas de juros. No entanto, existe certo receio ao solicitar empréstimo, afinal, as agências bancárias e instituições que oferecem essa alternativa costumam realizar a consulta do CPF para saber se o solicitante está com o “nome limpo”.

E então, como fazer se o empréstimo é justamente para pagar as contas e sair do negativado? É possível conseguir um empréstimo sem fazer consulta do CPF? Se essa é a sua dúvida, você está no lugar certo! A seguir, veja como é possível conseguir empréstimo sem consulta do CPF e entenda como funciona.

Empréstimo sem consulta do CPF é possível!

Sim, pode comemorar porque, hoje em dia, é possível conseguir um empréstimo sem consulta do seu CPF e essa pode ser a alternativa para você pagar as suas dívidas e sair de uma vez por todas da lista dos negativados. Mas atenção: é preciso saber de algumas coisas para conseguir uma boa opção e, principalmente, não cair em armadilhas!

A primeira coisa que você deve saber é que ao contratar um empréstimo de agência ou instituição que não faz consulta do CPF, você pagará juros mais altos do que as opções que realizam a consulta. Isso porque essa é a garantia de que eles não sairão no prejuízo, afinal, não se tem uma garantia muito certa de que você vai pagar as parcelas em dia.

Outra coisa que você precisa saber é que, por mais que exista essa possibilidade, não são todas as instituições que oferecem empréstimo para quem está com CPF negativado, por isso, você precisará se dedicar um tempo para pesquisar as instituições que oferecem esse serviço.

Como solicitar um empréstimo sem consulta do CPF: passo a passo

Agora que você já sabe que é possível conseguir um empréstimo sem consulta do CPF, confira um passo a passo que preparamos para facilitar a sua vida e lhe ajudar nesse processo. Seguindo todas as nossas dicas, você encontrará uma boa opção de empréstimo e terá a oportunidade de colocar as suas finanças em dia. Confira:

1 – Pesquise: o primeiro passo é fazer uma pesquisa para encontrar as instituições que oferecem essa alternativa de empréstimo sem consulta do CPF. Já adiantamos que as agências bancárias ainda têm o costume de fazer a consulta, portanto, dificilmente você conseguirá negociar com essas instituições.

Por outro lado, existem inúmeras financiadoras que possuem justamente a modalidade de empréstimo para negativados e até mesmo para empréstimo sem comprovação de renda. Com alguns minutos na frente do computador, você facilmente encontrará as opções.

2 – Analise e compare as propostas: com os nomes das instituições, você deverá avaliar cada uma das propostas e identificar a melhor para o seu caso. Nessa etapa, é muito importante prestar atenção não só nas taxas de juros, mas no que chamamos de CET – Custo Efetivo Total.

É essa porcentagem que indica, por completo, o valor real que você pagará por todo o empréstimo, afinal, não são apenas as taxas de juros que importam, mas também as taxas adicionais e tributos que são cobrados ao longo das parcelas. A melhor opção é a que tem o CET menor.

3 – Certifique a credibilidade da empresa: esse é um ponto muito importante e que não pode passar despercebido. Existem, infelizmente, muitos golpistas nesse ramo atuando na internet e qualquer descuido pode ser o caminho para cair em um desses golpes e piorar ainda mais a sua situação.

Portanto, antes de fechar qualquer negócio e assinar o contrato, procure saber se está negociando com uma empresa confiável. Para isso, pesquise o CNPJ e verifique se é um CNPJ ativo. Além disso, você pode ainda procurar por recomendações em sites e até mesmo com conhecidos, familiares e amigos que já contrataram esse tipo de empréstimo.

4 – Avalie o valor das parcelas: se você já está com o CPF negativado, é muito importante pensar e planejar as suas finanças antes de assumir uma nova dívida, pois sem planejamento, há grandes chances de você piorar ainda mais a sua situação. Antes de solicitar e confirmar o empréstimo, avalie o valor das parcelas, de modo que elas caibam no seu orçamento e não corra o risco de se tornar mais uma pendência.

Solução para quem quer aproveitar as taxas mais baixas de empréstimos

Como dissemos no tópico anterior, é muito importante pensar e planejar a sua vida financeira antes de recorrer a um empréstimo sem consulta do CPF, pois essa alternativa tem taxas mais altas de juros. Por isso, apresentamos aqui uma alternativa para tentar colocar em prática antes de assumir esse tipo de empréstimo, e quem sabe, conseguir uma opção com taxas bem menores.

A dica é tentar renegociar a sua dívida. Isso mesmo! Se o empréstimo é a solução para pagar a sua dívida, antes de solicitá-lo, você pode procurar a empresa onde a sua dívida está ativa e tentar renegociar, assim você tem o seu nome limpo e ainda, pode conseguir até um desconto para pagar tudo de uma vez.

Dessa forma, você consegue aproveitar as vantagens do empréstimo convencional, sem precisar assumir juros altos por conta disso, e o resultado é uma economia bem maior e muito mais tranquilidade nas suas finanças. Então, vale a pena tentar, não é mesmo?

O planejamento financeiro como aliado para conseguir um empréstimo que cabe no seu orçamento

Falamos já da importância de planejar a sua vida financeira antes de solicitar um empréstimo, principalmente se o seu nome está negativado e esse empréstimo será para pagar a dívida e limpar o seu nome. O planejamento financeiro já deveria ser uma realidade, mas se ainda não é, você pode começar agora mesmo.

Para isso, faça um levantamento das suas contas e do seu orçamento mensal. Depois, identifique quais são os gastos que você pode cortar para economizar e verificar qual valor da parcela você conseguirá pagar com tranquilidade, sem passar aperto e sem correr o risco de deixar de pagar.

Quer ajuda para elaborar o seu planejamento financeiro? Acesse o nosso site para ver esse e outros conteúdos. Se você gostou, compartilhe com seus amigos!