A cada dia que passa, mais diversificado e informal fica o mercado de trabalho. E isso é bom? Com certeza! Afinal, esse é um indício de que mais pessoas estão tendo mais oportunidades e estão ganhando dinheiro com os seus próprios empreendimentos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte. É claro que os de grande porte, na maioria das vezes, já segue o padrão mais comum dos empreendimentos, mas o surgimento de microempreendedores é um fenômeno que ajuda a movimentar a economia e que oferece mais oportunidades para muitas pessoas.
No entanto, ainda se acredita que existem algumas desvantagens para quem não trabalha com carteira assinada, como é o caso desses empreendedores de microempresas ou até mesmo prestadores de serviço que atuam como autônomos. A boa notícia, para quem tem esse pensamento, é que por conta dessas mudanças, o mercado em si está mudando e acompanhando essas tendências. Exemplo disso são os bancos e financiadoras que oferecem empréstimo pessoal.
Até algum tempo atrás, era impossível solicitar um empréstimo sem um comprovante de renda, ou então, se tivesse o nome negativado. Felizmente, hoje em dia, autônomos e até negativados têm oportunidades semelhantes e até iguais aos demais que trabalham com carteira assinada, inclusive, de fazer um empréstimo pessoal online.
Sim, é isso mesmo! Empréstimo pessoal online, o que significa que você tem muito menos burocracia para solicitar um empréstimo e ainda pode fazer tudo através do celular ou computador, sem precisar passar horas dentro do banco. Lendo assim, aparenta bom demais para ser verdade e parece que a qualquer momento virá a pegadinha, não é verdade? Mas pode ficar tranquilo que viemos falar aqui justamente de como fazer um empréstimo pessoal online sem trabalhar com carteira assinada.
Como funciona o empréstimo pessoal online para autônomos?
Primeiramente, vamos falar do empréstimo pessoal. Como dissemos, nos dias atuais está bem mais fácil fazer qualquer tipo de negócio, graças às inovações do mercado e da tecnologia. Uma das facilidades é o empréstimo pessoal online, que é feito 100% pela internet e que garante segurança e rapidez para quem quer economizar tempo.
Algumas pessoas podem ainda sentir receio em fazer essas transações pelas plataformas digitais, e o cuidado é realmente válido. Infelizmente, as facilidades do meio digital acabaram abrindo espaço também para a ação de golpistas, que agem de má fé e que aplicam ações ilegais nos usuários.
Mas isso não significa que toda oportunidade de empréstimo é golpe, muito pelo contrário. A maioria das instituições que oferecem esse serviço são confiáveis e desempenham um bom trabalho, garantindo o máximo de segurança e tranquilidade para você.
Bem, agora vamos ao empréstimo pessoal online para autônomos. Algumas instituições oferecem essa facilidade para quem precisa de um dinheiro extra, mas não tem como comprovar renda e o processo é basicamente o mesmo de quem deseja um empréstimo pessoal comum.
Como não haverá o comprovante de renda, pode ser que a instituição exija outros documentos, ou então, apresente uma diferente taxa de juros, afinal, não há a segurança de que você irá pagar as parcelas. A seguir, veja como solicitar um empréstimo online sem trabalhar com carteira assinada.
Como solicitar o empréstimo – passo a passo
A primeira coisa que você deve fazer para solicitar o empréstimo online sem comprovação de renda é pesquisar quais são as instituições que oferecem esse serviço. Se você já possui conta em alguma agência bancária, é possível encontrar essa possibilidade na sua própria agência, afinal, eles já têm as informações das movimentações da sua conta e sabe o quanto entra e sai de dinheiro mensalmente. Dessa forma, ao procurar a agência, você verá que já até existe um crédito pré-aprovado para empréstimo, e assim, as negociações podem ser ainda mais rápidas.
Mas não se deixe levar pela primeira alternativa e gaste alguns minutos procurando por outras opções, pois acredite, existem diferenças significativas entre as taxas de uma instituição para outra.
Depois de pesquisar e encontrar as melhores opções, é hora de fazer uma comparação, e nesta hora, é preciso muita atenção! Se você não estivesse lendo esse artigo, provavelmente se deixaria levar pelo mesmo critério que a maioria usa: analisar a taxa de juros. Mas, como estamos aqui para lhe ajudar, vamos dizer que esse não é o único parâmetro que você deve utilizar, afinal, existem outras taxas cobradas nos empréstimos que podem ser armadilhas e fazer com que você não escolha a melhor opção.
Por isso, para comparar e saber qual tem as menores taxas, você deve se atentar ao CET – Custo Efetivo Total. Esse valor é o valor total que você vai pagar pelo empréstimo e é obrigação de todas as instituições fornecer o CET no processo de negociação.
E agora, é só assinar contrato? Nada disso! Lembra que alertamos sobre os golpes que são aplicados? Então, depois de encontrar a opção que mais tem a ver com você, é hora de saber se a empresa é confiável. Para isso, é muito simples, basta fazer uma pesquisa sobre o CNPJ e verificar se ele está ativo. Além disso, alguns sites de recomendação podem ajudar a mostrar depoimentos de clientes que saíram satisfeitos (ou não) com os serviços contratados de determinadas instituições.
O que você deve saber sobre o empréstimo online para quem trabalha sem carteira assinada?
Agora que você já sabe como funciona e como solicitar o seu empréstimo, é importante lembrar alguns pontos para que você não se arrependa no futuro. Em primeiro lugar, não é porque está mais fácil pedir um empréstimo que você deverá utilizar essa solução com frequência, afinal, você pagará juros por esse dinheiro e se isso for recorrente, chegará uma hora que toda a sua renda será para pagar empréstimo.
Em segundo lugar, é importante ter ciência de que ao recorrer ao empréstimo sem comprovante de renda, você poderá pagar taxas mais altas, por isso, precisa ter um planejamento eficiente para assumir essas taxas. E, por fim, aproveitando que falamos sobre o planejamento financeiro, essa é uma realidade que precisa fazer parte da sua vida, e se ainda não faz, é hora de começar agora mesmo;
O planejamento financeiro será indispensável para lhe ajudar a controlar melhor os seus gastos, afinal, você terá parcelas do empréstimo para pagar e qualquer atraso gera multas. Portanto, planejar os seus gastos e ter sempre em mente a sua situação é a melhor forma de conseguir pagar o seu empréstimo com tranquilidade e sem correr o risco de fazer com que um pequeno valor vire uma bola de neve fora da sua realidade.
Gostou do nosso conteúdo? Quer saber mais sobre empréstimo e como melhorar a sua vida financeira? Acesse nosso site: AnjoCred!