É possível ter mais de um empréstimo ao mesmo tempo?

Em um cenário econômico que proporciona muitas dificuldades financeiras para as pessoas, inclusive com relação ao pagamento de algumas despesas básicas, não é incomum que se note um aumento na procura por empréstimos, pois este tipo de serviço permite que as pessoas coloquem em ordem sua vida financeira e possam se planejar melhor para o futuro.

No entanto, também é bastante comum que um único empréstimo possa não ser o suficiente para sanar todas as necessidades de algumas pessoas ou famílias, o que as leva a cogitar a possibilidade de um segundo empréstimo para reordenar suas finanças. Neste ponto, a grande maioria destas pessoas possui muitas dúvidas, inclusive com relação à possibilidade de se conseguir mais de um empréstimo ao mesmo tempo.

Com relação a isto, a resposta é positiva, pois, sim, é possível conseguir mais de um empréstimo ao mesmo tempo, embora esta não seja uma decisão muito comum, especialmente pelo fato de que o cliente se comprometeria com o pagamento de duas parcelas ao mesmo tempo, além de uma série de outros detalhes referentes a cada empréstimo.

Por não se tratar de algo convencional, a busca por um segundo empréstimo ao mesmo tempo em que se paga um primeiro, é uma alternativa que deve ser muito bem planejada, para evitar que este tipo de solução possa se tornar um problema ainda maior no futuro. Um exemplo disto está na possibilidade de se comprometer uma grande parte de seu orçamento, algo que pode gerar dificuldades financeiras durante o pagamento destes empréstimos simultâneos.

Como conseguir e como lidar com dois empréstimos ao mesmo tempo

O primeiro passo para conseguir um segundo empréstimo simultâneo ao primeiro é saber qual é este tipo de empréstimo, pois existem alguns tipos de regras de acordo com cada modalidade específica deste tipo de serviço. Por exemplo, no caso de empréstimos consignados, todos os seus empréstimos não podem comprometer mais do que o limite de 35% de sua renda mensal.

Assim, se seu primeiro empréstimo consignado já possui uma parcela neste valor ou muito próxima, a chance de conseguir a aprovação de crédito para um novo empréstimo simultâneo é muito menor. Uma alternativa nos casos em que um empréstimo anterior consome quase todo este limite que pode ser comprometido de seu orçamento, é a solicitação de um cartão de crédito consignado, o qual terá um valor mais reduzido mas permitirá atingir este limite de uso, sem comprometer um valor muito grande de sua renda e, ainda assim, com a possibilidade de um maior poder financeiro.

Este tipo de regra não vale, no entanto, para outros tipos de empréstimos, como os empréstimos pessoais, por exemplo, para os quais este valor ainda deve ser levado em consideração, mas não como uma regra, e sim como uma orientação ao solicitante. Este limite é imposto para evitar que uma pessoa comprometa sua renda mensal com o pagamento de seus empréstimos e não consiga cumprir com os seus compromissos básicos, como pagamento de contas de água, luz, internet, alimentação, entre outros.

Assim, tanto com relação às empresas e instituições financeiras quanto com relação aos solicitantes, o principal critério para a possibilidade de obter um segundo empréstimo simultâneo é o bom senso, o qual deve definir se a sua condição financeira permite este tipo de recurso ou se isto irá representar mais problemas do que soluções para a sua vida financeira. No caso das empresas, este tipo de empréstimo ainda pode ser negado aos solicitantes pelo fato do maior risco de inadimplência, caso a instituição entenda que os valores serão muito altos de acordo com a renda do cliente, o que dificultaria o pagamento de seu empréstimo.

Isto leva a um segundo ponto, também muito importante, que é a segurança de se optar pela realização de mais de um empréstimo ao mesmo tempo. Embora a necessidade de dinheiro de forma rápida para quaisquer objetivos pessoais torne muito atrativa esta opção, é preciso que se tenha um pensamento voltado para a forma como este tipo de ação irá impactar a sua vida financeira no futuro, especialmente no período de pagamento destes empréstimos.

Desta maneira, é preciso que se tenha muita disciplina financeira para lidar com este tipo de dívida adquirida, pois seus gastos deverão ser muito mais controlados para evitar que os empréstimos fujam de seu poder de pagamento. Sem este tipo de disciplina e educação financeira, as chances de perder o controle e deixar de pagar um, ou até mesmo os dois empréstimos, seriam muito maiores, o que levaria à inadimplência e a restrições em seu nome.

Ou seja, conseguir mais de um empréstimo ao mesmo tempo é, sim, algo possível, mas não é um recurso que pode ser utilizado de qualquer maneira e sem um planejamento detalhado. O empréstimo simultâneo deve ser visto como uma ferramenta para ocasiões de extrema necessidade e utilizado com muito cuidado para que não se torne um problema muito grande em seu futuro, ao invés de uma solução para o momento atual de sua vida financeira.

Agora que você conhece um pouco mais das possibilidades de conseguir mais de um empréstimo ao mesmo tempo, analise com cuidado se esta é uma opção que pode se adequar às suas necessidades e, principalmente, ao seu orçamento, para que seja utilizado em momentos específicos de modo a lhe ajudar a manter o controle de sua vida financeira.

Além disso, busque sempre por instituições financeiras que ofereçam as melhores taxas de juros e condições de pagamento facilitadas, especialmente no caso de mais de um empréstimo ao mesmo tempo, para que você possa pagar estes empréstimos com muito mais facilidade. Em hipótese alguma aceite apenas a primeira oferta pelo simples fato de que seu crédito é aprovado com alguma facilidade.

Com este cuidado, o uso deste recurso será ainda mais benéfico para você e sua família, para evitar que se tenha dificuldades financeiras por quaisquer motivos, seja pelo momento econômico do país ou por situações emergenciais ou inesperadas que requeiram dinheiro para pagamento imediato.

Para saber ainda mais sobre as possibilidades de se conseguir mais de um empréstimo ao mesmo tempo, as diferentes modalidades de empréstimos e quais as melhores opções para a sua realidade financeira, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre este e outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, consórcios, seguros, taxas de juros, controle de gastos, planilhas financeiras e muito mais.

Assim você poderá saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro, o valorizar e identificar as melhores oportunidades de investimento para jamais sofrer com os problemas financeiros causados pela falta de dinheiro, como, por exemplo, a inadimplência e restrições ao seu nome no mercado.