Empréstimo Caixa – Online, Pessoal e Consignado

Nada pior do que estar endividado, não é? Felizmente, existem opções para resolver suas pendências financeiras. A medida mais procurada é o empréstimo Caixa, em que o banco oferece diversas opções para que você consiga realizar o seu empréstimo com segurança e sem nenhuma armadilha ao longo do tempo.

Antes de qualquer decisão, pare para avaliar se vale a pena fazer um empréstimo comparando as taxas de juros da sua dívida com as taxas de juros na hora de pagar o banco que for liberar o empréstimo. Se a sua intenção for limpar o seu nome, atente-se para não assumir o risco de uma nova inadimplência a partir desse empréstimo, entre outros fatores que você precisa levar em consideração.

Raramente o motivo do endividamento dos brasileiros é um grande gasto pontual, como algum problema de saúde. O que acaba ocorrendo é que o consumo vem aumentando e não educamos financeiramente a nossa família. Ao longo do mês, vamos consumindo até que verificamos que as despesas não estão de acordo com a renda, ou seja, gastamos muito mais do que recebemos.

O superendividamento do brasileiro já foi digno até de um documentário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, em 2018. Tornou-se um hábito difícil de mudar. Temos o costume de usar o limite do cartão de crédito como um segundo salário, o que compromete muito a nossa renda mês após mês. Isso mostra uma deficiência coletiva em educação financeira.

O que é o empréstimo pessoal Caixa?

O que
é o empréstimo pessoal Caixa

O empréstimo pessoal Caixa é a modalidade mais indicada para pessoas físicas que precisam de dinheiro rápido e sem burocracia, pois desta forma não é necessário comprovar a finalidade do empréstimo. Você terá liberdade para utilizar o dinheiro da forma que quiser.

Solicitar um empréstimo em determinadas situações, como para pagar contas atrasadas e quitar o cartão de crédito ou cheque especial, é uma ideia muito interessante, porém, é sempre importante ter claro o objetivo desse empréstimo e optar pela forma que seja mais coerente com o seu estilo de vida.

O empréstimo nada mais é do que um contrato entre você e o banco para conseguir uma determinada quantia emprestada. Você terá um limite e um prazo para pagar esse empréstimo, então, é importante lembrar-se dos juros que serão incluídos na hora de devolver ao banco o dinheiro emprestado. Pode ficar tranquilo que neste artigo você terá informações sobre taxas de juros e opções de crédito de acordo com a sua necessidade.

Existem muitas razões para escolher fazer um empréstimo. Você pode utilizá-lo para investir na sua educação com cursos e especializações mais caros e mais renomados, o que, na verdade, seria um investimento em longo prazo, porque a sua qualificação te traria uma renda maior futuramente.

Fazer reformas na casa também é um motivo bastante forte, pois um empréstimo pode sair mais em conta do que recorrer ao cartão de crédito ou mexer em economias. Claro que tudo envolve planejamento, então não é recomendável que seja uma obra muito grande, mas é uma boa ideia para reformar o banheiro ou melhorar sua cozinha. Basta escolher um empréstimo barato e com juros baixos.

Atualmente, o sistema de empréstimo Caixa, principalmente o empréstimo consignado caixa, é o que oferece as melhores opções para o brasileiro, seja ele autônomo ou assalariado. Na Caixa Econômica você terá excelentes opções:

  • Fazer um emprestimo caixa pela internet é possível e muito prático! O empréstimo online caixa não te deixa na mão, pois é liberado em no máximo 48 horas e você pode contratar de onde estiver. Utilizando o aplicativo ou o internet banking, você solicita o seu crédito pré-aprovado sem a necessidade de avalistas!
  • O empréstimo Caixa pessoal é uma opção que possibilita mais liberdade, já que você poderá usá-lo como quiser e terá várias opções para escolher, de acordo com a sua necessidade e capacidade de pagamento. Você pode pagar em várias parcelas ou de uma vez só. Caso você escolha pagar parcelado, haverá taxa pré ou pós-fixada. Parcelamento flexível, conveniência e variedade.
  • O empréstimo consignado caixa é voltado para quem trabalha em empresas conveniadas, para aposentados e pensionistas do INSS. No momento em que você, estando nessas condições, solicitar o seu empréstimo caixa, a prestação será descontada diretamente do seu salário ou benefício, sem burocracia, sem avalista e com total segurança.

Como fazer um empréstimo na Caixa?

Como fazer um empréstimo na Caixa

A Caixa Econômica Federal oferece diversos tipos de empréstimos, você encontrará, com certeza, o que mais combina com as suas condições e necessidades. O empréstimo Caixa é habilitado automaticamente para quem possui conta na própria Caixa, é maior de 18 anos e não tem o nome sujo, afinal, o banco precisa de alguma forma de garantia de que o cliente poderá pagar as futuras parcelas.

As condições para que você consiga um empréstimo na Caixa podem variar um pouco, dependendo do tipo de empréstimo caixa que você escolher. No caso do Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado, mesmo se você for correntista, é necessário que algum parente garanta o pagamento das parcelas caso você não pague.

Se você não for correntista da Caixa, será necessário abrir uma conta. Para abrir sua conta na Caixa Econômica, leve os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda dos últimos três meses;
  • Se você já tiver declarado, uma cópia da última declaração de Imposto de Renda com Recibo de Entrega.

Levando essa documentação, você abrirá rapidamente a sua conta e poderá solicitar um empréstimo Caixa, sujeito à aprovação.

Sendo correntista, basta recorrer ao internet banking ou ao caixa eletrônico, caso já exista um limite pré-aprovado liberado pela Caixa Econômica para a sua conta. Lá, você poderá fazer um empréstimo pela internet sem nenhuma burocracia.

No caso do empréstimo consignado Caixa, será necessário saber se existe a possibilidade de descontar as prestações do salário ou do benefício e a aprovação ficará sujeita à aprovação do INSS em alguns casos. É possível pedir a portabilidade do seu empréstimo consignado para a Caixa, ou seja, você pode transferir o seu empréstimo, o que vale muito a pena, caso o banco atual tenha taxas muito altas.

Como conseguir as menores taxas de juros?

É muito importante que você não aja por impulso. Pesquise bastante todas as opções que você tem. Analise bem as taxas de juros de todas as modalidades de empréstimo para fazer a melhor escolha. Ter uma conta no banco em que for pedir o empréstimo também é uma ótima forma de conseguir as menores taxas, visto que o banco saberá do seu histórico e terá a garantia que precisa para emprestar o dinheiro.

As taxas de juros estão diretamente e proporcionalmente ligadas ao risco que o banco estará assumindo de não receber o pagamento pelo empréstimo cedido. O banco sempre estará disposto a liberar o crédito em situações de baixo risco, por isso, modalidades como o empréstimo consignado, o empréstimo com garantia e as antecipações de Imposto de Renda e 13º possuem taxas bem menores.

Nessas três últimas modalidades citadas, o banco sabe que o dinheiro vai estar lá para o cliente pagar o empréstimo, pois são solicitadas garantias de pagamento. No caso do empréstimo consignado, a sua renda é a garantia, já que a parcela é descontada diretamente da folha de pagamento, antes mesmo de você receber seu salário ou benefício na conta.

No caso do empréstimo com garantia, a garantia é um bem, como imóvel ou veículo. Com uma garantia sólida dessas, os juros serão bem mais baixos, os valores que você poderá solicitar serão bem maiores, assim como os prazos para pagar. Porém, o risco é maior para quem solicita o empréstimo, pois caso você não consiga pagar, corre o risco de perder o seu bem.

A mesma coisa ocorre com as antecipações de Imposto de Renda e 13º. Você pode solicitar o adiantamento da restituição do IR ou do seu 13º tendo esses valores como garantia. Os juros também são bem baixos, pois o banco terá esse valor sem falta.

Quanto mais garantias você apresentar para o banco, menores serão as taxas de juros aplicadas ao pagamento do empréstimo!

Como fazer empréstimo na Caixa usando o FGTS?

Como fazer empréstimo na Caixa usando o FGTS

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) também pode ser utilizado como garantia para um empréstimo com taxas de juros baixas. Todo trabalhador com carteira assinada tem, mensalmente, uma parte do salário depositada em uma conta na Caixa Econômica Federal. Essa quantia é sempre resgatada ao final do vínculo empregatício.

O empréstimo consignado Caixa com o FGTS é uma maneira muito boa de garantia para o banco e de ter os menores juros. Isso acontece porque dessa forma a Caixa tem pouquíssimos riscos, já que a parcela é descontada mensalmente na folha de pagamento do trabalhador.

Para que esse acordo possa acontecer entre você e o banco, é necessário que o valor que você tenha a receber de fundo de garantia cubra o valor que está solicitando ao banco. Ele não pode ser utilizado para pagar apenas uma parte ou algumas parcelas. Lembrando que o valor do seu FGTS precisa cobrir o valor solicitado mais os juros, taxas e impostos que são somados no momento do empréstimo, ok?

Essa forma de negociação de empréstimo acaba sendo muito positiva, pois propicia um maior consumo da população, aquecendo a economia do país. Afinal, com essa tranquilidade e segurança, fica muito mais fácil para o brasileiro se organizar financeiramente.

Como contratar o Crédito Pessoal Caixa?

Optando pelo empréstimo Caixa pessoal você terá várias opções para escolher de acordo com as suas condições. Caso você receba um salário mensal em uma conta da caixa, você pode escolher o Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado ou Pós-Fixado. Para quem não recebe salário, existem opções também, como o Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado ou Pós-Fixado.

Para realizar o contrato e começar a aproveitar o seu dinheiro, você passará somente por uma análise de documentação, finalizará o contrato em qualquer agência, ou on-line, e o empréstimo cairá direto na sua conta pronto para você usar a qualquer momento e do jeito que quiser!

Lembrando que você pode fazer o empréstimo caixa pela internet, sem sair de casa. Utilizando o aplicativo da Caixa no seu celular ou acessando o internet banking pelo computador, você terá acesso ao CDC e também poderá fazer uma simulação de empréstimo caixa on-line antes da solicitação para saber com detalhes tudo sobre o pagamento.

É possível pegar empréstimo com conta poupança?

É possível pegar empréstimo com conta poupança

Geralmente, o depósito de um empréstimo pessoal só pode ser feito em uma conta corrente, porém, algumas contas poupança permitem esse depósito. O processo de negociação é o mesmo e a forma de cobrança também. É importante lembrar que a conta, poupança ou não, deve estar no seu nome para que o empréstimo seja liberado, ok?

A Caixa Econômica está no grupo de bancos cujas contas poupança aceitam depósito de empréstimos de acordo com o limite de saldo de cada conta, logo, o valor a ser emprestado terá o mesmo limite. Você pode fazer o seu empréstimo caixa pela internet solicitando o CDC pelo aplicativo ou internet banking, mesmo a partir da sua conta poupança!

Existem restrições em relação ao uso da conta poupança. Por exemplo, não é permitido no caso de empréstimo consignado ou empréstimos com garantia. E, geralmente, é necessário ter uma conta corrente também, por isso é importante verificar nos canais de relacionamento da Caixa Econômica Federal.

Quem pode fazer consignado na Caixa?

O empréstimo consignado Caixa é liberado para funcionários de qualquer empresa conveniada com o banco, para aposentados e pensionistas do INSS. Não é preciso ser correntista da Caixa. A parcela que você terá que pagar será descontada diretamente do seu salário ou do seu benefício e não poderá passar de 30% do valor recebido.

Se você corresponder a um desses casos, poderá aproveitar a vantagem de adiantar parcelas quando quiser. Isto é, assim que você tiver condições, poderá pagar mais de uma parcela em um só mês, diminuindo o tempo de pagamento da dívida.

As taxas de juros são menores, pois o banco já desconta antes mesmo de o dinheiro cair na sua conta. Quanto maior a segurança na devolução do dinheiro emprestado, menos o banco irá cobrar em juros. Em média, a Caixa cobra no empréstimo consignado a taxa de 1,71% ao mês, de acordo com o Banco Central.

O que é necessário para fazer um empréstimo na Caixa?

Primeiramente, você deve ter uma conta ativa na Caixa Econômica. Você também pode solicitar um empréstimo caixa sem ter conta, porém, isso irá impactar diretamente nos juros na hora de pagar o empréstimo. Caso você não tenha conta na Caixa, você terá que apresentar documento com foto, CPF, comprovante de residência e de renda. O processo de avaliação de crédito pode ser mais demorado.

Para solicitar o empréstimo caixa pela internet só é preciso ter conta na Caixa, ser maior de 18 anos ou ser emancipado e não possuir nenhuma restrição em cadastros inadimplentes como Serasa e SPC. Para qualquer transação bancária é fundamental que o seu cadastro seja positivo, principalmente no que diz respeito a empréstimos.

Como fazer empréstimo Caixa pela Internet?

Como fazer empréstimo Caixa pela Internet

O empréstimo online Caixa é mais uma facilidade disponibilizada pela Caixa Econômica Federal. Basta ter acesso ao aplicativo da caixa pelo celular ou acessar sua conta pelo internet banking.

Lá você deve entrar com a sua senha pessoal e clicar no ícone crédito que habilitará o CDC, ou seja, o Crédito Direto Caixa. Dentro deste último ícone você pode fazer uma simulação antes de contratar para ter certeza de quanto terá que devolver ao banco no final do prazo de pagamento. A simulação de empréstimo caixa é simples e rápida, te dando tranquilidade na hora de contratar o valor que você precisa.

O CDC Automático é uma linha de crédito pré-aprovado que dispensa avalistas e pode ser contratado de onde você estiver. O valor contratado é disponibilizado direto na conta, sem burocracia. É um crédito rápido de no mínimo R$150,00 e no máximo R$30.000,00, com o prazo de até 48 meses para pagar todo o empréstimo.

Existe também o CDC Salário. Essa modalidade serve apenas para correntistas que são funcionários da própria Caixa Econômica. Tem um limite maior de crédito (de R$ 300 a R$ 50.000,00) e o prazo para o pagamento é de até 60 meses.

Em cada contratação ou simulação, é informado o valor dos juros e o custo efetivo total, o CET. É o Custo Efetivo Total que irá mostrar o quanto você vai pagar no final daquele empréstimo, incluindo juros, taxas de abertura de conta, seguros, IOF (Imposto sobre operações financeiras) e outros impostos.

Conheça as opções de Empréstimos da Caixa

A Caixa Econômica Federal oferece muitas opções e modalidades de empréstimos. Conheça as opções de empréstimo pessoal da caixa:

Aporte Auto

É uma forma de conseguir um empréstimo auto, de até 70% do valor do carro, utilizando o seu veículo como garantia, desde que esteja quitado. Tem um prazo de 48 meses para pagamento do empréstimo com juros prefixados (parcela fixa).

Antecipação do 13º Salário

Nessa modalidade, você usa o seu 13º como garantia para conseguir um empréstimo caixa. A única coisa que você precisa é ter o crédito do salário na Caixa, pois o valor do empréstimo é depositado diretamente na conta.

Esse empréstimo só pode ser solicitado por quem estiver empregado por, no mínimo, 12 meses e por aposentados ou pensionistas.

Você pode antecipar qualquer valor entre R$ 500,00 e R$ 20.000,00. Fique atento ao valor que irá escolher, pois o pagamento do empréstimo é realizado de uma só vez, no momento em que o seu 13º cair na conta. Lembre-se também que serão somados ao valor escolhido o IOF e os juros prefixados.

Antecipação da restituição do Imposto de Renda

Antecipação da restituição do Imposto de Renda

Para fazer esse tipo de solicitação de empréstimo, você precisa ter indicado a Caixa na sua declaração, ou seja, ter escolhido uma conta da Caixa para receber o valor. Caso tenha feito isso, poderá pedir para antecipar o valor da restituição.

Não é preciso avalista, o valor também é depositado na sua conta da Caixa e o pagamento do empréstimo será feito de uma só vez no momento em que a restituição do Imposto de Renda for depositada na sua conta.

Nesse caso, além da documentação básica (documentos pessoais, comprovantes de residência e de renda), será necessário que você apresente a Declaração de IR com Recibo de Entrega.

O empréstimo é limitado a até 75% da sua restituição e o valor a ser pago também inclui o IOF e juros prefixados.

Crédito Imóvel Próprio

Aqui você pode conseguir um empréstimo grande (de R$ 20.000,00 até 50% do valor do imóvel) utilizando como garantia o seu imóvel. Mas não precisa se preocupar, você não ficará sem o seu imóvel!

O dinheiro que for creditado pode ser usado como preferir e você terá um prazo de até 240 meses para pagar!

Outra vantagem desse tipo de empréstimo são as prestações que vão diminuindo à medida que o tempo passa. O desconto é feito automaticamente na sua conta, o que é bastante prático e confortável.

Para contratar, é preciso ir até uma agência da Caixa com identidade, CPF, comprovante de Estado Civil, residência e renda, além da matrícula do seu imóvel.

Cheque Especial

Essa linha de crédito é aquela que já está disponibilizada na sua conta, ou seja, você pode utilizar o valor que precisar dentro do limite que for habilitado e essa quantia será descontada no próximo depósito que você receber.

É bastante prática, porém, possui juros mais altos. A Caixa leva muito em consideração o relacionamento que o correntista tem com o banco e isso pode influenciar na diminuição das taxas de juros no seu cheque especial.

Não é o tipo de empréstimo ideal para grandes quantias e nem para longo prazo.
Funciona melhor para pequenas emergências, mas é prático pela forma da contratação que pode ser feita pela Internet. O menor limite oferecido é de R$ 500,00 e as taxas são flexíveis.

O Cheque Azul é a modalidade de cheque especial da caixa, com juros que variam de acordo com o cliente. Por exemplo, se você recebe o seu salário em uma conta da Caixa ou possui recursos aplicados em poupança, a sua taxa de juros será menor.

CDC Salário

CDC Salário

Feito para quem recebe seu salário na Caixa com diversos benefícios como taxas menores e prazos mais extensos. Você terá até 60 meses para pagar o empréstimo e o dinheiro estará na sua conta rapidamente.

É uma modalidade que pode ser feita online por meio do internet banking e do aplicativo da Caixa no seu celular. Seu limite já é pré-aprovado e as parcelas do empréstimo serão debitadas do seu salário nos dias de pagamento.

As condições para a contratação são poucas e não há burocracia. Basta ser maior de 18 anos e não possuir restrições no Serasa e no SPC. Se você não estiver recebendo o seu salário na Caixa, basta solicitar a Transferência Automática de Salário pelo site do banco.

Não se esqueça de fazer uma simulação de empréstimo caixa, com a qual você saberá exatamente todas as taxas e impostos que serão somados ao valor que você está precisando.

CDC Automático

O CDC Automático é uma excelente forma de fazer um empréstimo caixa pela internet. O crédito é pré-aprovado e o valor que você pedir será disponibilizado na sua conta em um prazo de até 48 meses para pagar.

Possui as mesmas condições para contratação que o CDC Salário e você também consegue fazer a simulação de empréstimo pelo aplicativo da Caixa!

Crédito Pessoal

A Caixa oferece quatro opções de crédito pessoal, dessa forma você pode escolher o que for melhor para o momento que você estiver vivendo. A conveniência e o parcelamento flexível são garantidos pela característica de cada modalidade de crédito, que se divide em em Pré e Pós-Fixado:

Crédito Salário Caixa Mensal Pré-Fixado e Pós-Fixado

Essa é uma opção voltada para trabalhadores assalariados que podem escolher prazos e formas de cobrança de juros.

Crédito Pessoal Mensal Pré-Fixado e Pós-Fixado

Ideal para autônomos, que não recebem um salário fixo. Também possui as duas opções de prazos e cobranças de juros.

O termo pré-fixado refere-se aos juros já estabelecidos antes do pagamento das parcelas, ou seja, essas parcelas não sofrerão alterações ao longo do tempo. Os juros prefixados também possuem um limite maior para quitar a dívida com o banco e vai de 1 a 48 meses. Já com os juros pós-fixados, esse limite é menor, de 4 a 36 meses e as parcelas podem sofrer alterações ao longo do período de pagamento.

Se você trabalha em empresas conveniadas com a Caixa ou recebe benefício do INSS, tem a facilidade de conseguir o empréstimo consignado caixa que oferece as menores taxas e a facilidade de ter as parcelas descontadas diretamente do valor recebido.

Tarifas e impostos no empréstimo com a Caixa Econômica

Tarifas e impostos no empréstimo com a Caixa Econômica

Sempre que você contrata um empréstimo, o banco soma ao valor impostos e tarifas. A Caixa Econômica faz essa cobrança de acordo com a tabela de tarifas vigente disponível em seu site. Também inclui a cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e os juros no momento da contratação, no caso das opções prefixadas, ou mensalmente nas opções pós-fixadas.

Se você escolher o CDC Automático, a taxa mensal está em torno de 4,6% ao mês, mas dependendo do tipo de cliente que você representar para o banco, essa taxa pode ser negociada com o gerente. O crédito pessoal é rápido e sem burocracia e é exatamente por isso que possui a taxa de juros mais alta do que o empréstimo consignado.

De acordo com dados do Banco Central do Brasil (06/12/2019), a média dos juros cobrados por mês no empréstimo consignado caixa é de 1,61% para funcionários de empresas privadas conveniadas com a Caixa Econômica, de 1,55% para aposentados e pensionistas do INSS e de 1,36% para funcionários públicos.

Portanto, caso você esteja precisando de um empréstimo e seja funcionário público, terá a menor taxa de juros do mercado. Se você já possui alguma dívida em um banco privado que tem as maiores taxas de juros, é interessante fazer a portabilidade dessa dívida para a Caixa Econômica.

Na portabilidade, a Caixa Econômica irá cobrir a sua dívida no banco de origem e você passará a pagá-la em acordo com a própria Caixa. Com essas taxas, provavelmente você pagará bem menos do que está pagando agora.

É uma boa saída solicitar empréstimo consignado Caixa?

O empréstimo consignado Caixa é uma saída bastante confortável para você que é aposentado, pensionista ou funcionário de empresas conveniadas. Essa modalidade de empréstimo Caixa possui uma série de vantagens como as taxas de juros que são bem menores, já que o banco possui a garantia do pagamento mensal.

O prazo de liberação do crédito também é um fator interessante no caso dessa modalidade. No caso dos beneficiários do INSS, a averbação é feita por meio do Dataprev pela Previdência Social, o que costuma fazer com que a liberação seja bem rápida, de no máximo 72 horas.

A averbação é a autorização do desconto na sua folha de pagamento ou no seu benefício. Essa autorização é realizada pelo órgão que faz esse pagamento. No caso dos aposentados e pensionistas esse órgão é a Previdência Social.

Além disso, o prazo máximo de pagamento do empréstimo para os beneficiários do INSS é de 72 meses. São 6 anos para poder quitar a sua dívida! Lembrando que no caso do empréstimo consignado caixa, quanto maior a quantidade de parcelas, menores elas serão, já que são todas iguais e os juros são prefixados.

Os funcionários públicos também têm grande vantagem nesse quesito. O prazo para o pagamento do empréstimo, por lei, é de até 96 meses.

O empréstimo consignado Caixa é uma excelente opção para quem precisa de dinheiro rápido, com juros baixos e prazos longos para pagamento.

Por que contratar o Empréstimo Consignado Caixa Econômica?

por que contratar o Empréstimo Consignado Caixa Econômica

Os juros baixos são o principal interesse nesse tipo de transação, não é? E é justamente por esse motivo que o empréstimo consignado caixa se destaca. Essa modalidade oferece os juros mais baratos e as melhores facilidades para quem pede o empréstimo.

Independente da sua situação financeira, esse tipo de empréstimo é a melhor pedida. Cabe em qualquer bolso, é fácil de controlar e você sempre terá a liberdade de poder adiantar o pagamento de parcelas, sem precisar ficar preso a datas!

Todos que buscam um empréstimo precisam do dinheiro com certa urgência. O empréstimo consignado Caixa também é uma boa escolha nesse sentido, já que os prazos são bem curtos. Costuma variar de acordo com o processo de aprovação (documentação e confirmação) e do perfil de quem está pedindo.

Contratando um empréstimo consignado Caixa você não irá precisar de avalista e é ainda mais interessante se você receber o seu salário em alguma conta da própria Caixa Econômica. Eles oferecem mais facilidades na medida em que o seu relacionamento com o banco aumenta, então, dependendo do tamanho do seu empréstimo, vale a pena considerar a Portabilidade de Crédito Salário.

Vantagens do empréstimo consignado Caixa

O empréstimo consignado Caixa é muito confortável, pois você não precisa se preocupar em ir até o banco todos os meses para pagar suas prestações. Cada parcela é debitada do seu salário ou benefício antes mesmo de cair na sua conta, então, o seu compromisso com o banco já estará sendo quitado sem que você precise esquentar a cabeça.

Não existe muita burocracia, apenas a confirmação dos benefícios junto ao INSS e dos vínculos empregatícios com as empresas conveniadas. Você terá controle sobre a sua situação financeira, já que o valor do empréstimo é calculado de acordo com a quantia que você recebe e a parcela a ser paga nunca irá passar de 30% desse valor.

Simulador do Empréstimo Caixa

Utilizando o empréstimo Caixa simulador, você terá total transparência sobre o que estará incluído no valor solicitado ao longo do tempo. A simulação de empréstimo Caixa demonstra todos os dados importantes, como o número de parcelas, o vencimento da primeira parcela, taxa de juros mensais e anuais, o IOF, entre outros detalhes.

Pelo aplicativo da Caixa no seu celular ou pelo internet banking em navegadores, você terá acesso ao simulador incluindo apenas a sua senha pessoal. É muito prático, rápido e seguro. Além de ser fundamental para que você não se enrole financeiramente, afinal, o empréstimo é para ser uma solução e não mais um problema.

O que fazer se não conseguir um empréstimo na Caixa?

O que fazer se não conseguir um empréstimo na Caixa

Sabemos que o principal motivo para ter um empréstimo negado pelo banco é o que chamamos de “nome sujo”, não é? Se estivermos inadimplentes, nenhum banco irá liberar crédito para a nossa conta. Porém, existem outros fatores, como:

  • Dados que não foram fornecidos corretamente. Isso inclui erros ou desatualizações no endereço, documentações erradas e informações de terceiros (o que pode ser visto como fraude!). Lembre-se de que o empréstimo só pode ser solicitado pelo dono da conta!
  • O histórico financeiro no banco também é levado em consideração. Utilizar o cheque especial em excesso não costuma ser muito bem visto, enquanto que utilizar pouco o cartão de crédito pagando o valor total da fatura é considerado um comportamento bastante positivo, que passa segurança para o banco, portanto a chance de haver a liberação de crédito aumenta.
  • O volume grande de dívidas e o perfil do cliente influenciam nas garantias do banco, logo, podem te impedir de conseguir um empréstimo.

Algo que pode ajudar bastante é o Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne todas as suas informações referentes a operações de contratação de crédito (como os empréstimos) e obrigações de pagamento (como água, luz e telefone). Quitadas ou em andamento, essas informações são fornecidas por bancos, instituições financeiras e companhias de energia elétrica, água, gás e etc.

São reunidas em bancos de dados como o SPC Brasil que irá tratar essas informações com muita segurança e disponibilizá-las para que produtos de crédito (como cartão de crédito e empréstimos) possam ser liberados para cada consumidor. Órgãos como o SPC providenciam o Score de Crédito para ser consultado pelas empresas.

E pode ficar tranquilo que o uso de dados dos consumidores para envio em qualquer outro tipo de atividade que não esteja relacionada a alguma operação de crédito é proibido por lei. As informações só serão usadas para pontuação de crédito.

Todo consumidor pode consultar as informações armazenadas no Cadastro Positivo a qualquer momento e de graça. Caso exista alguma informação divergente, o consumidor, junto ao Serasa, poderá solicitar uma revisão. Da mesma forma que pode pedir pra sair desse cadastro.

É um direito seu, porém, é muito mais vantajoso permanecer cadastrado. O cadastro positivo faz uma análise de crédito mais completa e justa, permitindo que você tenha acesso ao seu Score de Crédito. Sem o Cadastro Positivo você só será reconhecido no mercado pelo histórico negativo, o que provavelmente irá prejudicar negociações bancárias e em lojas.

Mas, o que é Score de Crédito?

Score é um termo de origem inglesa que significa “placar” ou “pontuação”, logo o Score de Crédito é a sua pontuação como consumidor ao longo da vida. Ele tem um papel muito importante na hora de você ser aprovado ou não ao solicitar um empréstimo. Alguns fatores contribuem para a sua pontuação ser boa ou ruim:

  • Pagar as contas em dia;
  • Estar negativado;
  • A forma como você se relaciona com as empresas ao usar seu cartão de crédito também é levada em consideração.

Ter acesso a essa pontuação pode ser uma ótima vantagem, você pode, inclusive, negociar com os bancos. Por exemplo, caso neguem o seu acesso a alguma forma de crédito por uma negativação única, o seu score pode melhorar o seu perfil, já que reflete toda a sua história como consumidor.

Se a Caixa recusar o seu empréstimo, pois cada banco tem o seu próprio critério de análise, busque saber o motivo primeiramente. Se for por uma pendência em algum local, tente um acordo para que o seu nome fique limpo e você possa tentar novamente após o pagamento da pendência. Pagando uma parcela você já deixará de estar negativado, podendo variar o tempo de liberação.

A sua pontuação no Score de Crédito pode ir de 0 a 1000 e quanto mais próximo de 1000 melhor para você, pois estará comprovado para o mercado que você é capaz de honrar seus compromissos. Mas se você consultou e verificou que a sua pontuação está baixa, não se preocupe. Aumentar a sua pontuação é possível, de acordo com o Serasa, seguindo as seguintes dicas:

  • Limpar o nome deve ser a sua prioridade!
  • Mantenha os dados atualizados para que o seu cadastro seja confiável, facilite o contato mantendo e-mail, telefone e endereço sempre corretos. Sempre que houver alguma alteração comunique ao Serasa.
  • Organize-se para sempre pagar suas contas em dia, incluir os pagamentos no sistema de débito automático é a melhor opção.
  • Mantenha o seu Cadastro Positivo, pois ele contém informações que as empresas consideram muito importantes.

É importante que você saiba que tem o direito de adquirir um empréstimo e, caso haja a recusa, também tem o direito de saber os motivos, certo?

Provavelmente você já recebeu propostas, geralmente via e-mail, de empresas que prometem aumentar o seu Score em troca de algum pagamento. Não confie e jamais aceite. Essas propostas não têm o apoio da Serasa e prometem o impossível, pois a única pessoa capaz de melhorar o seu Score é você mesmo e o seu comportamento como consumidor.

Siga essas dicas atualizando sempre os seus dados e seus documentos, mantendo uma disciplina financeira, dessa forma seu score de crédito só aumentará e você sempre será bem visto pelo banco na hora em que precisar!

Conclusão

Conclusão Empréstimo Caixa

Afinal, recorrer a um empréstimo é uma ideia boa ou ruim?

Podemos optar por um empréstimo por vários motivos. Pode ser para realizar um projeto, abrir um negócio, cobrir dívidas de cartão de crédito ou cheque especial e até para uma emergência. Geralmente, recorremos ao empréstimo para cobrir dívidas e por isso precisamos sempre pensar no nosso passado, no nosso presente e no nosso futuro financeiro.

É no passado que vamos compreender o que causou o nosso desequilíbrio financeiro. No presente, vamos buscar meios de nos reequilibrar, pensando que no futuro faremos as melhores escolhas para não vivermos novamente esse tipo de situação.

Como já mencionamos no começo deste artigo, o brasileiro não tem uma cultura de organização financeira, porém precisamos mudar esse quadro, senão de nada irá adiantar as facilidades que os bancos nos oferecem para quitarmos nossas dívidas. Sem educação financeira vamos viver quitando uma dívida atrás da outra. Felizmente, existem muitos aplicativos que podem te ajudar!

O empréstimo caixa é uma ótima ideia para a transferência de dívidas. A chance das taxas somadas ao empréstimo na Caixa serem bem mais baixas do que as taxas de uma dívida em um banco privado, por exemplo, é muito grande. Esse é um caso em que seria muito vantajoso o empréstimo porque você iria parar de pagar muito mais do que a dívida de fato em um banco privado.

Recorrer a um empréstimo Caixa não significa apenas que você quer quitar dívidas. O empréstimo pode ser uma escolha inteligente para alavancar um projeto que estava em processo de criação, por exemplo. E até para evitar dívidas maiores.

No caso do projeto, é essencial que você opte por um empréstimo barato para não se prejudicar. O crédito é uma ótima ideia para empreender, apesar do risco caso a ideia não dê certo. É muito importante pensar se o seu negócio tem a capacidade de cobrir o valor emprestado. Coloque no papel e organize a sua ideia!

Se você estiver percebendo que alguma dívida está crescendo e você não terá como pagar logo, o empréstimo também pode ajudar. Um empréstimo Caixa com juros baixos pode ser a saída para cobrir aquela dívida que ainda está pequena antes que ela cresça com os juros altos da cobrança em outro banco. Ou, até mesmo no caso de alguma viagem inadiável e importante, é preferível que você pegue um empréstimo baixo a se endividar no cartão de crédito.

Podemos concluir que o empréstimo pessoal Caixa oferece condições boas e diversas opções para você escolher. Não haver a necessidade de avalistas e de garantias é uma enorme facilidade, principalmente em momentos de urgência, já que a pouca burocracia torna o processo mais ágil e o dinheiro é liberado muito mais rápido.

A Caixa Econômica sempre ocupou os primeiros lugares entre as instituições com menores taxas de juros em seus empréstimos, segundo o Banco Central do Brasil. É sempre recomendada a pesquisa e avaliação das instituições, mas podemos afirmar que a Caixa tem as melhores condições atualmente para trabalhadores assalariados, autônomos, aposentados e pensionistas.

Além das condições e menores taxas, a Caixa tem a grande vantagem da segurança em todas as transações, já que é uma instituição federal. Antes mesmo de contratar o seu empréstimo, você já pode saber muito bem onde está pisando por meio da simulação de empréstimo Caixa. O simulador de empréstimo Caixa é de grande ajuda nesse momento de dúvidas e incertezas.

São muitas as ofertas no mercado vindas de todas as partes com promessas mirabolantes e extremamente tentadoras. Por isso que oferecer um simulador tão detalhado é de extrema importância. Vindo de um banco federal, o que estiver discriminado no resultado do simulador terá muito mais seriedade e comprometimento, sem surpresas na hora da contratação.

Cuidado com as fraudes!

Infelizmente, existem muitos fraudadores no mercado que aproveitam o seu momento de dificuldade e desespero para tirar vantagens e lucrar às suas custas. Jamais acredite em depósitos adiantados para liberar empréstimos! Com certeza é golpe, visto que isso é ilegal, ok?

Certamente, neste artigo você conheceu mais opções de empréstimos da caixa e aprendeu o que levar em consideração na hora de escolher a sua melhor opção. Continue no site da AnjoCred e conheça mais sobre financiamentos e educação financeira para você e toda a sua família!