O empréstimo é um dos serviços financeiros mais utilizados em todo o Brasil, e muito disso por conta da sua versatilidade, pois pode proporcionar um uso bastante diversificado do dinheiro obtido. Porém, em alguns casos, o empréstimo pode ter uma destinação obrigatória para o valor adquirido, como no caso do empréstimo estudantil, por exemplo.
Este é um serviço que pode beneficiar a muitas pessoas que buscam por uma chance de realizar um curso superior e, consequentemente, se qualificar para o mercado de trabalho, em busca de melhores oportunidades profissionais.
Porém, muitas pessoas podem, ainda, não saber exatamente o que é ou como funciona o empréstimo estudantil, de forma que deixem de utilizar esta ferramenta.
Saiba o que é o empréstimo estudantil
O primeiro passo para que se possa saber como o empréstimo estudantil pode te ajudar é com o conhecimento a respeito do que é este serviço. Isso lhe permitirá definir se esta é a melhor opção para você, de modo que possa fazer a escolha pelo seu uso, de acordo com a sua necessidade e realidade financeira.
Na prática, o empréstimo estudantil é um tipo de empréstimo como qualquer outro, no qual uma empresa privada oferece a seus clientes um determinado valor emprestado, o qual será pago, posteriormente, com o acréscimo de juros. A única diferença, neste caso, é que o valor obtido por meio do empréstimo estudantil não é recebido pelo cliente, mas sim enviado à universidade em que o curso será realizado.
Isso também modifica, de forma mínima, os detalhes a respeito de quem pode realizar o empréstimo estudantil. Isso porque há a necessidade de que o cliente que solicita o empréstimo esteja matriculado em uma instituição de ensino superior, e devidamente registrado no curso que será pago por meio deste empréstimo.
Em alguns casos, as empresas que disponibilizam o empréstimo estudantil também limitam o serviço a algumas instituições de ensino superior. Ou seja, apenas pessoas que façam cursos nestas instituições é que podem se beneficiar do empréstimo estudantil nestes bancos ou instituições financeiras.
Assim, o empréstimo estudantil é uma ferramenta muito positiva, e que pode tornar possível a formação de novos profissionais para as mais diferentes áreas, mas que precisa de alguns cuidados com relação à sua contratação. Com o devido cuidado e atenção na sua utilização, esta ferramenta pode ser extremamente benéfica a qualquer pessoa que precise deste serviço.
Os diferentes tipos de empréstimos estudantis
É bastante comum que algumas pessoas imaginem que o empréstimo estudantil possui apenas uma forma de contratação, mas a realidade é que este tipo de serviço financeiro é disponibilizado de duas maneiras distintas. Estas maneiras são a contratação por meio de serviços públicos, ou como um empréstimo privado.
Com relação ao serviço público, o empréstimo estudantil, ou FIES, possui uma série de regras e detalhes que servem para ajudar a selecionar apenas pessoas que se encaixem em alguns requisitos prévios. Isso serve para que o serviço seja voltado, por exemplo, a pessoas de baixa renda e que não conseguiriam arcar com o pagamento de seus cursos universitários.
Neste caso, o objetivo é que o profissional se forma, ingresse no mercado de trabalho e consiga, assim, quitar este serviço. Este funcionamento não possui grandes diferenças com relação ao empréstimo estudantil privado, de forma que as diferenças se restringem à forma de seleção das pessoas que poderão utilizar o empréstimo.
Já no caso do empréstimo estudantil privado, a forma de contratação é mais parecida com os empréstimos tradicionais, com a procura do cliente por esta opção de serviço. Em geral, isso torna a contratação do empréstimo estudantil privado mais fácil, pois não é preciso que sejam cumpridos requisitos eliminatórios na contratação.
Os benefícios do empréstimo estudantil
Para que se possa avaliar de forma ainda mais precisa se o empréstimo estudantil é uma boa opção para você, é importante que se saiba como este tipo de serviço financeiro pode te ajudar. Assim, veja abaixo quais são os principais benefícios do empréstimo estudantil:
1. Viabilização da realização de cursos superiores a pessoas de baixa renda
Uma das principais vantagens do empréstimo estudantil é a possibilidade de que pessoas que possuem uma renda limitada possam fazer cursos universitários e obter uma graduação. Desta forma, uma condição social mais baixa não impede a formação de novos profissionais.
Em alguns casos, as mensalidades de um curso podem ser bastante elevadas, de modo que as pessoas não podem garantir o pagamento mensal, o que as impossibilitaria de obter a sua graduação. Porém, com o empréstimo estudantil, estas parcelas são garantidas, de modo que você possa pagar por seus estudos de forma facilitada no futuro.
2. Opções de empréstimos para o pagamento total ou parcial de seu curso
Outra situação que também não é incomum é que as dificuldades financeiras surjam apenas após iniciado um curso universitário. Ou seja, algumas parcelas do curso já foram pagas, mas as condições financeiras do aluno não lhe permitiriam finalizar a sua graduação.
Para estas ocasiões, o empréstimo estudantil pode ser feito de uma forma parcial, para que apenas as parcelas restantes do seu curso sejam garantidas por este serviço. Assim, o empréstimo estudantil é feito com base em um valor total menor, referente apenas ao tempo restante de seu curso, o que também permitirá um pagamento facilitado deste serviço.
3. Possibilidade de pagamentos após a graduação
Em alguns casos, o empréstimo estudantil oferece a possibilidade de que o cliente faça o pagamento apenas após concluir o seu curso de graduação. Isso oferece uma facilidade maior a estas pessoas, uma vez que podem pagar pelo serviço depois de começarem a atuar em sua área de formação.
No caso dos empréstimos estudantis privados, no entanto, o prazo de pagamento pode ser um pouco mais curto, de forma que não espere até o fim do curso realizado para o início do pagamento de suas parcelas. Além disso, com um prazo mais reduzido, é possível que as parcelas também sejam um pouco mais elevadas.
Agora que você conhece melhor o empréstimo estudantil, faça uma avaliação cuidadosa a respeito deste serviço e defina se esta é, ou não, uma boa opção para você. Esta avaliação é muito importante para que não se adquira dívidas elevadas e que não se encaixarão em sua realidade financeira.
Para saber ainda mais sobre o empréstimo estudantil, bem como sobre todos os demais tipos de empréstimos, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre muitos temas relacionados ao universo financeiro.
Você poderá saber mais sobre financiamentos, consórcios, seguros, dicas de educação financeira, cálculos de juros e muitos outros temas que te ajudarão a cuidar ainda melhor de sua vida financeira.