Uma das categorias que mais cresceu no Brasil nos últimos anos foi a de Microempreendedores Individuais, ou simplesmente MEI, que são os trabalhadores que trabalham por conta própria em um pequeno negócio ou uma atividade, de forma que este tipo de trabalho passe a ser regulamentado, independentemente da atividade exercida por estes trabalhadores.
Ao se cadastrarem no MEI, estes trabalhadores passam a ser vistos como uma empresa, com a obtenção de um CNPJ e alguns benefícios e vantagens que isto pode gerar para o trabalhador, de forma que tenha sua atividade regulamentada pelos órgãos responsáveis. Este cadastro é bastante simples e pode ser feito rapidamente por meio da internet, bastando que seja acessado o portal do empreendedor, sem muitas burocracias.
Este programa é uma forma de auxiliar aos pequenos empresários para que possam conseguir melhores condições de trabalho e otimizar assim os seus ganhos, de forma que tenham mais lucros com sua empresa e sua atividade profissional.
Uma das vantagens oferecidas pelo MEI é a possibilidade de empréstimo para os microempreendedores individuais, para que possam investir em melhores condições de trabalho, capital para alavancar seu negócio, produção de produtos ou serviços, entre outras melhorias que beneficiem estes trabalhadores em suas atividades.
Este empréstimo é dividido em duas linhas de crédito distintas, pelas quais os microempreendedores individuais podem optar. Estas linhas de crédito são definidas como o crédito e o microcrédito.
O crédito é o empréstimo comum, feito por meio da procura do microempreendedor individual por bancos, sejam eles privados ou não. Estes bancos oferecem algumas condições especiais de crédito e pagamento para os microempreendedores individuais, de forma que seu crédito seja facilitado e ofereça melhores condições aos trabalhadores.
Já o microcrédito é um programa social do governo, que atende a microempreendedores que tenham um faturamento de até 120 mil reais por ano, sejam estes trabalhadores empreendedores formais ou não. Porém, o microcrédito pode apresentar algumas condições diferentes, com maiores exigências para os trabalhadores conseguirem obter este empréstimo.
Uma destas condições é a apresentação de uma garantia, como um imóvel ou um fiador que garanta o pagamento de seu empréstimo. Além disso, existem alguns casos em que a concessão do empréstimo é assistida, ou seja, há uma averiguação feita pessoalmente no empreendimento, feita por um agente de crédito, para indicar se o microcrédito será ou não liberado para este MEI.
Em ambas as linhas de crédito, é importante também que o microempreendedor individual não possua restrições em seu nome, como nome sujo em órgãos como o SPC ou o SERASA. No entanto, embora existam estas restrições e algumas regularidades a serem cumpridas, o empréstimo para MEI é um processo muito mais simples em relação aos empréstimos tradicionais, pois seu objetivo é facilitar a obtenção de crédito e ajudar os microempreendedores individuais a obter maior sucesso em seus negócios.
Os benefícios e vantagens do empréstimo para MEI
Confira a seguir quais são as principais vantagens e benefícios do empréstimo para MEI, e como este serviço pode ajudar a conseguir melhores resultados em seu empreendimento:
1 – Melhores taxas de juros
Apontada por muitas pessoas, inclusive especialistas em finanças, como a principal vantagem do empréstimo para MEI, a taxa de juros é um diferencial deste tipo de serviço, pois oferece condições diferenciadas para estes trabalhadores melhorarem o seu trabalho e conseguir aumentar as suas chances de sucesso.
Isto acontece porque o empréstimo especial para MEI oferece taxas diferenciadas em relação aos demais empréstimos. Em geral, as taxas de juros no empréstimo para MEI ficam em torno de 2% a 4%, enquanto os empréstimos tradicionais podem apresentar taxas bem maiores, de até 8%, o que torna o empréstimo para MEI muito mais atrativo.
Porém, para obter estas taxas mais baixas, é preciso que se comprove o investimento do dinheiro recebido, para que, assim, este serviço seja utilizado apenas pelos microempreendedores individuais para que tenham melhores condições de trabalho.
2 – Possibilidade de melhorias em seu empreendimento
Nos últimos anos, o empreendedorismo cresceu de forma muito rápida, muito devido à crise financeira que atingiu o Brasil, o que fez com que o número de empreendimentos chegasse próximo aos 11 milhões, dos quais mais de 80% são MEI.
Destes, a grande maioria buscou o empreendedorismo para obter uma fonte de renda, o que significa que não possuíam um grande capital para investir em seu negócio. Assim, muitos destes empreendimentos ainda sofrem com condições precárias, falta de uma boa infraestrutura, equipamentos ou mesmo mão de obra.
Com o empréstimo para MEI, é possível que o empreendedor consiga elevar a qualidade de seu empreendimento, com um investimento que não seria possível sem esta ajuda, que irá lhe ajudar a produzir mais e com maior qualidade, com um grande aumento de suas chances de sucesso.
3 – Condições de pagamento facilitadas
De nada adiantaria os microempreendedores conseguirem obter empréstimos de forma facilitada se suas condições de pagamento os levassem a entrar novamente em dificuldades financeiras com o comprometimento de seu negócio para que pudessem pagar as suas dívidas.
Para que isto não aconteça, o empréstimo para MEI possui condições de pagamento facilitadas para os empreendedores, de forma que as parcelas sejam adequadas à sua condição financeira, sem que comprometam o seu orçamento e gerem um acúmulo de dívidas que levem os MEI à inadimplência.
Além disso, é possível ainda realizar o pagamento de seu empréstimo em um prazo mais prolongado, o que gera um valor menor de parcelas que se adequa mais facilmente à realidade financeira dos MEI.
Assim, se você é um microempreendedor individual, procure pelos empréstimos especiais para você, para que seja possível elevar o seu negócio, produzir mais e trabalhar de uma maneira mais profissional, de modo que seu negócio tenha chances muito maiores de obter sucesso e gerar melhores resultados para você, inclusive com o aumento de seus lucros.
Com o auxílio do empréstimo para MEI, você poderá não apenas aumentar a sua renda obtida com o seu empreendimento, mas trabalhar para se tornar uma referência de seu segmento, ampliar sua captação de clientes e conseguir uma melhor sedimentação em seu ramo de negócios.
Para isso, além do empréstimo especial para MEI, é preciso também ampliar o seu conhecimento financeiro, para que não se depare com dificuldades financeiras no futuro que possam comprometer a saúde financeira de seu empreendimento.
Isso é mais fácil com a leitura de conteúdos voltados para o universo financeiro, o que você pode fazer ao acessar a página da AnjoCred e ler nossos artigos sobre empréstimos, seguros, financiamentos, consórcios, taxas de juros, economia, controle de gastos e muito mais, de forma que você saiba como valorizar ainda mais o seu dinheiro e se livre de uma vez por todas das dificuldades financeiras!