Conceder empréstimo pessoal é algo muito comum atualmente, sendo disponível nas mais diversas instituições financeiras e não apenas nos grandes bancos. Com juros competitivos, cada empresa pode oferecer ao seu cliente um tipo de empréstimo mais adequado a sua necessidade.
Até mesmo os negativados hoje conseguem uma oportunidade de se manter ativo comercialmente, por meio de boas possibilidades de negócios, que inclui juros baixos e sem burocracias. Para fazer a opção mais assertiva, faça uma simulação entre as empresas que oferecem esse tipo de serviço e avalie muito bem sua condição orçamentária antes de adquirir uma nova dívida.
Betim, uma cidade ativa
A cidade de Betim pertence à região metropolitana de Belo Horizonte, com uma população média de 440 mil habitantes. Quinto município mais populoso de Minas Gerais, Betim faz parte da zona metalúrgica da capital, cercada de rodovias e próxima a outros municípios como Contagem e Esmeraldas.
Sua história tem poucos registros, mas foram encontrados vestígios pré-históricos, a mostra no Museu da Cidade. Os portugueses e luso-brasileiros do final do século XVII começaram a povoar a cidade, assim que os sertanistas encontraram pedras preciosas na área. Mas além de apta a mineração, a região se transformou em ponto de parada de tropeiros.
A cidade ganhou impulso econômico na década de 1960, após uma grande reforma administrativa, que atraiu a indústria para o local. Dessa forma, Betim perdeu suas características massivamente interioranas, para se tornar uma metrópole agitada e em desenvolvimento.
Logo Betim se transformou o 16º município mais rico do Brasil, com um PIB de mais de 25 bilhões de reais. Tudo pela produção de automóveis, exportados para a América do Sul. O setor de serviços também vem crescendo na cidade, incluindo dois shoppings que valorizam o comércio local e as grandes marcas.
O aeroporto mais próximo é o da Pampulha, em Belo Horizonte, a 29,1 km. A cidade é abastecida de hotéis, pontos turísticos naturais e centros culturais, que atraem turistas para a região e mantém a população voltada para atrações da própria cidade. Pela proximidade com Belo Horizonte e a sua moderna indústria, Betim possui centros modernos, mas sem perder seu estilo mais clássico mineiro.
Um empréstimo pessoa para a volta ao crédito de negativados
Ter o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito indica que o CPF foi incluído para que ocorra uma restrição ao seu crédito. Sempre que um cliente busca crédito em loja, financeiras e bancos, a empresa faz uma análise de perfil e verifica se há alguma inadimplência cadastrada. Se houver, dificilmente o crédito será viabilizado.
Enquanto a maior parte da população brasileira tem dificuldade em administrar o próprio orçamento, a alta inflacionária gerada pela crise econômica e o crescimento do desemprego aumentaram a quantidade de pessoas com dificuldade em pagar suas dívidas. Com essa situação, até quem consegue ter controle financeiro, pode ter problemas em quitar suas pendências.
As empresas não são obrigadas a impedir o crédito para um inadimplente, mas utilizam esse artifício como forma de se prevenir de uma possível falta de pagamento. Os bancos podem até oferecer produtos aos novos clientes, mesmo que negativado, desde que comprove renda e movimentação positiva na conta. Nesses casos, há um período de carência onde o cliente é observado.
Mas as instituições financeiras já conseguem oferecer empréstimo pessoal para negativados, nas mais diversas cidades do Brasil, inclusive em Betim, Minas Gerais. Um deles é um empréstimo pessoal tradicional, com juros maiores que os habituais e com uma análise de perfil muito mais rigorosa, com renda mínima e até mesmo ser cliente de algum banco. Caso seja aprovado, a quantidade e valor das parcelas tendem a ser mais curtas.
Um empréstimo pessoal para negativado com menor taxa de juros e sem burocracia é o consignado. Nele é preciso ser servidor público, pensionista ou aposentado, para que as parcelas mensais sejam descontadas direto da folha de pagamento. Para evitar fraudes e descontroles no orçamento, só é possível que as parcelas mensais chegue até 30% do salário.
Há algumas instituições que aceitam que o cliente apresente contracheque de empresa privada, mas as exigências são ainda maiores, que incluem estabilidade no emprego e até o valor concedido. Como as taxas de juros são bem menores, é um tipo de empréstimo válido para quitar outra dívida com juros mais altos.
Outra modalidade de empréstimo pessoal para negativado ou com restrição, é o que oferece garantia de veículo ou imóvel. O bem é colocado como garantia de pagamento e caso ele não seja feito, a empresa credora poderá tomar posse dele para levá-lo a leilão.
As taxas de juros também são baixas, também indicados para quem precisa quitar dívidas. O motivo é a possibilidade da empresa em rever seu empréstimo, sem prejuízos ao incluir os encargos. Mas não é aconselhável para pessoas com dificuldade em administrar seu orçamento, sob risco de perder seu bem material e ampliar ainda mais suas pendências financeiras.
Esse tipo de empréstimo permite que um valor mais significativo seja concedido, desde que chegue ao máximo de 60% a 70% do valor analisado do bem. Dessa forma, o cliente tem mais chances de quitar o valor e a empresa pode cobrar juros e indenizações caso haja inadimplência.
Saiba mais sobre empréstimos pessoal, financiamentos, créditos e informações úteis sobre economia por meio de artigos da Anjocred. Sempre uma matéria relevante.