A região metropolitana de Curitiba é um dos mais importantes centros econômicos do sul do país, e possui participação direta na economia nacional. Muito desta importância se deve às cidades presentes nesta região, além, obviamente, da capital paranaense, como a cidade de Campo Largo, por exemplo.
Campo Largo está bastante próxima a Curitiba, com uma distância pouco menor do que 30km. E esta proximidade é muito facilmente justificável, pois Campo Largo foi uma cidade desmembrada da própria capital paranaense, algo que aconteceu no ano de 1870.
Assim, a ligação entre estas duas cidades é muito grande, e algo que faz parte da história dos dois municípios. Prova disso é que boa parte dos mais de 130 mil habitantes de campo Largo se dirigem corriqueiramente até Curitiba, seja para encontrar oportunidades de emprego, usufruir de serviços ou mesmo por motivos de lazer, uma vez que este deslocamento é muito fácil e rápido.
A economia de Campo Largo
No que diz respeito ao cenário econômico, Campo Largo possui uma ligação muito forte com alguns segmentos industriais. Entre eles, o mais importante para o município é a fabricação de louças e peças de porcelana, as quais são produzidas por diferentes empresas sediadas no município.
A ligação do município com este segmento é tão grande que Campo Largo já recebeu a alcunha de capital nacional da louça. Outro fator que ajuda a corroborar esta alcunha é a realização de uma feira anual, promovida pelas empresas deste setor, que é a Feira da Louça, que leva muitos visitantes à cidade no período de sua realização.
Outra atividade de destaque na cidade é o setor de água mineral, pois a cidade conta com uma das mais importantes fontes deste mercado, a fonte ouro fino. Assim, há uma produção significativa do envasamento de água desta fonte para a sua distribuição no mercado nacional.
Além da indústria, ainda é possível apontar o setor de comércio e serviços de Campo Largo como um setor bastante autossuficiente, ou seja, que atende a praticamente todas as necessidades dos moradores. Isso evita, por exemplo, que a cidade seja considerada como uma cidade-dormitório, mesmo que esteja tão próxima à capital paranaense.
Por fim, ainda há uma discreta atividade agropecuária no município, a qual, embora não seja uma das mais destacadas em sua economia, ajuda a compor os números do PIB local. O maior destaque deste setor fica por conta da produção de grãos, como milho e feijão, por exemplo.
Empréstimo pessoal para negativado e com restrição
A realização de um empréstimo pode ser uma alternativa muito atraente para pessoas de todo o Brasil e das mais diferentes classes sociais, pois este serviço permite que se tenha dinheiro disponível de uma forma rápida e com pouca burocracia. Além disso, o pagamento do empréstimo, de forma parcelada, permite que seja ainda mais acessível, com uma adequação ao orçamento de muitas famílias brasileiras.
Desta maneira, o empréstimo é uma solução para quem precisa comprar itens mais caros, fazer algum tipo de investimento, ou mesmo para quem deseja reorganizar a sua vida financeira. No entanto, existe uma parcela do público que pode ter muitas dificuldades e uma chance quase nula de conseguir um empréstimo, que são as pessoas negativadas.
De forma simples, as pessoas negativadas são aquelas que estão com os seus dados em listas de inadimplentes em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, por exemplo. Ou seja, pessoas negativadas e com restrição são aquelas conhecidas, popularmente, por terem o nome sujo no mercado, o que as impede de conseguir utilizar serviços de crédito, como os empréstimos.
Porém, estas pessoas são algumas das que mais podem precisar de dinheiro emprestado para que possam quitar as suas dívidas, voltar a ter o seu nome limpo e retomar o controle de suas finanças. Mais do que isso, estas pessoas negativadas são cada vez mais numerosas, o que representa uma parcela muito grande de clientes das instituições financeiras.
Por estes motivos, muitas destas instituições financeiras passaram a oferecer um serviço especificamente voltado para estes clientes, que é o empréstimo pessoal para negativados e com restrição. Embora este serviço tenha um funcionamento muito semelhante aos demais empréstimos tradicionais, existem diferenças significativas que devem ser conhecidas, para que se possa fazer um bom uso deste serviço.
As características do empréstimo para negativados e com restrição
Em qualquer tipo de empréstimo que seja realizado, um ponto que deve ser observado com muita atenção pelos clientes é a taxa de juros aplicada a este empréstimo, pois é o que define qual o valor a ser pago por este tipo de serviço. No caso do empréstimo para negativados e com restrição esta atenção é ainda mais importante, pois a taxa de juros é mais alta em comparação com qualquer outro empréstimo.
Na prática, isso torna o empréstimo pessoal para negativados e com restrição mais caro para os clientes, que precisarão gastar mais dinheiro para quitar o débito por este empréstimo. A justificativa para que exista esta taxa de juros mais alta é a busca por um maior retorno financeiro por parte das empresas credoras.
Ou seja, para que possam assumir o risco de emprestar dinheiro a pessoas com o nome sujo no mercado, as empresas credoras contam com um lucro mais alto. Por conta deste lucro, estas empresas mantêm a oferta deste tipo de serviço para os seus clientes.
Mas mesmo com um lucro mais alto, isso não significa que as empresas credoras não encontram meios de garantir a sua segurança na realização deste empréstimo para negativados. Uma das formas como a sua segurança pode ser ampliada é com um limite de crédito reduzido oferecido a seus clientes que estejam negativados.
Assim, o valor que pode ser obtido em um empréstimo pessoal para negativados e com restrição é mais baixo em comparação com os demais empréstimos. Isso é feito para que, em casos de inadimplência e pagamentos em atraso, as perdas da empresa credora sejam mais facilmente controladas.
Para os clientes, esta limitação de crédito, aliada a uma taxa de juros mais elevada, amplia a importância de um bom planejamento antes da utilização deste serviço. Com este planejamento, será possível saber se este empréstimo é a melhor alternativa para que você possa reorganizar a sua vida financeira, sem que isso represente um risco para o seu orçamento ao longo do pagamento de suas parcelas de quitação.
Para saber ainda mais sobre o empréstimo pessoal para negativados e com restrição, ou sobre qualquer outra modalidade de empréstimo e muitos outros tipos de serviços financeiros, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações, para que possa saber como cuidar ainda melhor do seu dinheiro!