Empréstimo Pessoal Contagem MG – Para Negativado e Com Restrição

Muitas cidades do interior possuem infraestrutura equivalente a grandes capitais brasileiras, com forte comércio, polo industrial e urbanização. É o caso de Contagem, cidade mineira que faz fronteira com Belo Horizonte e muitas vezes tem seus limites confundidos com a vizinha mais famosa. Com uma economia cada vez mais pujante, as instituições financeiras tem expandido seus serviços a partir do crescimento de sua demanda.

É o que acontece com o empréstimo pessoal para negativado, uma modalidade mais recente de crédito para quem está com o nome sujo na praça e inviabilizado de conseguir dinheiro por meio dos métodos tradicionais. Com opções competitivas em Contagem, os moradores podem fazer simulações e avaliar quais tipos de empréstimos para quem tem restrição é mais adequado a sua realidade.

Uma cidade crescente

A cidade de Contagem fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, considerado o terceiro município mais populoso do estado. A cidade tem crescido tanto nos últimos anos que seus limites já se misturaram com os da capital, como se fosse uma continuação de sua aglomeração urbana e potência empresarial.

Contagem possui um grande parque industrial, com uma boa infraestrutura viária que permite integração com as principais rodovias. Dessa forma, os produtos são escoados com mais rapidez e segurança, potencializando os negócios.

Embora potente, a principal base econômica de Contagem é o comércio. Com foco nas exportações, a cidade se destaca pela venda de veículos de grande porte, tijolos refratários, fios de ferro, carbonato de magnésio e transformadores elétricos, com média de 450 milhões de dólares anuais.

Com shoppings, centros comerciais e o Mercado Municipal de Contagem, a cidade vive em efervescente tino para os negócios. O turismo também ativa a economia, por conta da natureza exuberante, eventos culturais, artesanato e comidas locais e seu legado histórico.

Tipos de empréstimo pessoal para negativados

É natural que uma cidade com uma economia mista e crescente também possua inadimplentes. Com as crises econômicas e políticas no Brasil e no mundo, o número de endividados saltou para números recordes, que vem aumentando a cada ano.
E com a quantidade de pessoas negativadas e com restrições de crédito, o mercado ficou impactado com a queda de negócios. A impossibilidade de realizar empréstimos fez com que uma massa significativa perdesse seu poder de compra, o que refletiu profundamente nos números comerciais.

Diante desse quadro, surgiram novas possibilidades de trazer de volta esse consumidor às instituições financeiras e ao comércio em geral. O empréstimo pessoal para negativados oferece um valor específico, definido de acordo com o perfil do cliente, para que seja pago em uma quantidade de parcelas com juros, mas há algumas diferenças importantes para que seja aceito.

Uma delas é a garantia que a empresa precisa ter para liberar o valor acordado. Como o nome limpo é um bem preciso para o consumidor, sem ele, é preciso outras formas de dar credibilidade ao contrato. Logo, há duas opções para conseguir um empréstimo pessoal para negativado: por meio de consignação para servidores públicos, aposentados e pensionistas, ou por meio de garantias de bens materiais como imóveis, carros ou joias.

O empréstimo pessoal consignado tem taxas de juros mais reduzidas do que os outros tipos de empréstimos, exatamente pela segurança que a instituição financeira tem sobre o retorno da dívida. Para obtê-lo, é preciso ser servidor público concursado, com estabilidade, aposentado ou pensionista.

O valor das parcelas acordadas será descontado direto na folha de pagamento do cliente, sem que ele precise transferir ou depositar. Dessa forma, a saída de dinheiro é sempre automática e garantida, sem risco de esquecimentos ou postergação do pagamento.

Para evitar qualquer tipo de fraude, só é permitido o desconto de até 30% do valor dos recebimentos, evitando que o cliente perca sua renda num emaranhado de dívidas. O empréstimo pessoal consignado teve uma explosão de procura por um bom tempo, atraindo um grande número de empresas para atuar no ramo. Enquanto empresas idôneas entravam na concorrência, outras fraudulentas também surgiram, criando prejuízo e mais dívidas para os consumidores.

Hoje, o Banco Central fiscaliza amplamente as instituições financeiras, indicando aos consumidores para só obterem empréstimos e fazer simulações, para aquelas cadastradas em seu painel. Lá é possível, inclusive, saber os juros do mês em que cada uma está praticando e se houve algum tipo de denúncia sobre seu procedimento.

Empréstimo com garantia

Outra forma menos usual de empréstimo pessoal para negativados, mas que pode ser muito proveitosa, é com garantia de imóveis ou outros bens valiosos. O cliente inclui sua casa na negociação, alienando-a ao pagamento das mensalidades. Dessa forma, caso ocorra atraso ou a falta de pagamento, a empresa poderá realizar um leilão do imóvel para receber suas pendências com juros e taxas.

Além de imóveis, é possível também negociar veículos, sob critérios bastante semelhantes. Outro tipo de empréstimo com garantias, já conhecido de anos, é o de joias. O cliente leva sua joia ao banco, que será avaliada e o valor de até 70% do que ela vale será oferecido. Caso aceite, ele tem um prazo para fazer o pagamento das parcelas e se não fizer, elas poderão ser disponibilizadas para um leilão.

O empréstimo com garantia de bens também oferece uma boa taxa de juros, assim como a possibilidade de obter um valor significativo, que pode ser parcelado em até 36 vezes, de acordo com a instituição bancária.

O empréstimo pessoal para negativado já é uma realidade nas instituições financeiras. Criado para dar poder de compra a quem está com restrições ao crédito, ele possui algumas peculiaridades que devem ser conhecidas. Saiba mais nos artigos da Anjocred!