A localização geográfica de uma cidade é algo essencial para que se determine, entre outros fatores, a sua importância econômica, tanto no cenário regional quanto no cenário nacional. Com isso, o município de Imperatriz, no sudoeste do estado do Maranhão, é um dos mais privilegiados de toda a região nordeste do país.
Isso se deve ao fato de que a cidade de Imperatriz está localizada na divisa entre os estados do Maranhão e do Tocantins, de forma que pode atender a dois dos maiores mercados desta região do país, o que leva muitas empresas e indústrias a demonstrar interesse em fixar sede no município.
Além disso, há ainda o fator de que a cidade é cortada por algumas das principais estradas e rodovias que ligam os dois estados em sua divisa, o que facilita a movimentação logística de produtos. Isso possibilita, ainda, que as empresas e indústrias presentes na região possam atender outros centros comerciais sem maior dificuldade, o que eleva o seu atrativo econômico.
Como resultado destas características, Imperatriz é o maior entroncamento comercial de sua região, com grande importância para o desenvolvimento econômico do sudoeste maranhense. Assim, é natural que a cidade tenha conquistado facilmente o título de capital regional, uma vez que é responsável por grande parte do desenvolvimento de outros municípios que ajudam a formar a região metropolitana do sudoeste maranhense.
Porém, o destaque da cidade de Imperatriz não se limita apenas ao quesito econômico, uma vez que é, também um dos locais mais atrativos para muitas pessoas, o que tem elevado o seu crescimento populacional nos últimos anos. Com isso, segundo dados do IBGE, em 2020 a população de Imperatriz superou os 260 mil habitantes.
Estes números fazem com que a cidade seja a segunda mais populosa do estado do Maranhão, atrás apenas da capital estadual, São Luís. Isso apenas corrobora o fato de que a cidade merece não apenas o título de capital regional do sudoeste maranhense, mas que possui uma importância tão grande quanto a capital, embora esteja localizada a mais de 620 km.
Assim, é fundamental que se dê este destaque para o município que é um dos principais responsáveis entre as ligações comerciais entre os mercados regionais do Nordeste, norte e centro do Brasil.
As principais características do empréstimo pessoal para negativado e com restrição
Mesmo nas cidades com maior potencial de desenvolvimento econômico e boas oportunidades de emprego, é comum que muitas pessoas ainda sofram com as dívidas e o cadastro de seus dados em listas de inadimplência em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, por exemplo.
Isso faz estas pessoas ficarem praticamente impossibilitadas de contarem com acesso a serviços financeiros que necessitem de aprovação de crédito, como os empréstimos, principal serviço financeiro da atualidade. Porém, como estas pessoas que estão endividadas e inadimplentes são algumas das que mais precisam de dinheiro emprestado, muitos bancos e instituições financeiras oferecem serviços especialmente voltados a este público.
Trata-se do empréstimo pessoal para negativado, ou o empréstimo pessoal com restrição. O objetivo deste tipo de serviço é especialmente oferecer a quem possui dívidas, a chance de quitar estes débitos e poder contar com o seu nome limpo de novo, o que faz muitas pessoas se interessarem em contratar o empréstimo pessoal para negativado.
Porém, é preciso que se saiba que, embora seja muito semelhante aos empréstimos comuns, esta modalidade conta com algumas características bastante diferentes, que o tornam algo a ser utilizado com muito cuidado para não prejudicar a sua saúde financeira.
Prova disso é que o empréstimo pessoal para negativado possui uma das taxas de juros mais altas de todo o mercado financeiro. Ou seja, é um empréstimo mais caro do que aqueles realizados por quem não possui o nome sujo no mercado.
Isso se justifica pelo fato de que ao emprestar dinheiro a quem está com o nome sujo as empresas credoras assumem um risco maior de prejuízo. Assim, o custo mais elevado faz o retorno financeiro destas empresas ser maior, de forma que mantenham a oferta de emprestar dinheiro a estas pessoas.
Além disso, o valor que pode ser solicitado neste tipo de empréstimo é mais limitado, justamente para minimizar os riscos de prejuízo das empresas credoras. Desse modo, é ainda mais importante fazer um bom planejamento financeiro e saber, com antecedência, se o valor disponibilizado vai, de fato, ajudá-lo a resolver os seus problemas financeiros.
Caso o valor seja insuficiente, por exemplo, pode não ser recomendado que você contrate um empréstimo pessoal para negativado, pois isso vai gerar mais uma dívida elevada com a qual terá que lidar, além daquelas remanescentes e mais antigas, que ainda acumularão juros e multas.
Para saber ainda mais sobre o empréstimo pessoal para negativado e com restrição, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados!