A região central do estado de São Paulo possui diversos municípios que contribuem diretamente para que essa seja uma parte do país reconhecidamente bem desenvolvida e com elevada contribuição econômica. Entre os municípios que corroboram estas afirmações, um dos mais destacados é a cidade de Jaú.
Jaú possui muitos pontos que merecem ser destacados, os quais podem se iniciar pela sua elevada população. Com pouco mais de 151 mil habitantes, o município é um dos mais povoados da região central do estado de São Paulo.
Com relação à economia, o município de Jaú possui alguns setores bastante bem desenvolvidos, com destaque especial para a agricultura. Um dos fatores que contribui para que o setor agrícola seja fundamental na economia de Jaú é o fato de que a cidade conta com um solo muito fértil, conhecido como latossolo roxo, ou simplesmente terra roxa.
Ter um solo considerado terra roxa é muito benéfico, pois isso significa que é um solo muito apropriado para a cultura de diferentes produtos, os quais terão um crescimento favorecido pela quantidade de minerais presentes neste solo.
O nome se deve ao fato de que é uma terra bastante avermelhada, a qual era chamada por muitos colonos italianos que trabalhavam em plantações de “terra rossa”, ou terra vermelha em italiano, de modo que o som parecido com a palavra roxa fez com que esse tipo de solo ficasse conhecido desta maneira.
O motivo de a cidade de Jaú ter um solo beneficiado para a agricultura, como a terra roxa é que a região foi agraciada com milhões de anos em que rochas basálticas se decompuseram na região. Desta forma, os minerais presentes neste tipo de rocha foram absorvidos pelo solo, e podem ser recebidos por plantações até os dias atuais.
Economia da cidade de Jaú
Embora tenha um setor agrícola bastante diversificado, a maior predominância do setor em Jaú é a plantação de cana-de-açúcar, a qual abastece grande parte do mercado de derivados em todo o estado de São Paulo.
A indústria é outro setor bastante importante da cidade de Jaú, e muito disso se deve ao fato de estar bem localizada dentro do estado. Embora esteja a pouco menos de 300km da capital paulista, o posicionamento bem ao centro do estado permite que as indústrias tenham uma logística bastante facilitada, de modo que consigam enviar seus produtos a diferentes centros comerciais de maneira bastante facilitada.
Ainda deve ser levado em consideração o fato de que a cidade de Jaú é cortada por diferentes rodovias estaduais e federais, o que facilita ainda mais este transporte de produtos. Isso atrai ainda mais atenção para o município, de forma que mais empresas desejem se fixar em seu território.
Embora esses benefícios gerem uma natural diversificação do setor industrial em Jaú, há uma atividade que se destaca de maneira muito clara, que é a produção de calçados femininos. A quantidade de produtos deste setor que são fabricados no município rendem a Jaú a alcunha de capital nacional do calçado feminino.
Conheça melhor o empréstimo pessoal para negativados e com restrição
Precisar de dinheiro extra, para realizar qualquer tipo de ação é algo que pode ser comum a qualquer pessoa. Justamente por isso é que o empréstimo é um dos serviços financeiros mais procurados em todo o Brasil, pois permite que estas pessoas tenham acesso rápido e fácil ao dinheiro necessário, que poderá ser pago de maneira parcelada após o seu uso.
Porém, um número bastante elevado de pessoas pode ter dificuldades em conseguir acesso a esse tipo de serviço, que são as pessoas negativadas. Ou seja, aquelas pessoas que possuem algum tipo de dívida pendente em seu nome e que tiveram os seus dados incluídos em listas de inadimplentes em órgãos de proteção ao crédito.
Assim, qualquer empresa credora que faça uma avaliação de crédito e constate estas pendências irá recusar o pedido de empréstimos destes clientes. O maior problema que isso pode causar é que estas pessoas endividadas são justamente algumas das que mais podem precisar de dinheiro emprestado para reorganizar as suas finanças, uma vez que seu orçamento pode não ser suficiente para isso.
Por esse motivo, e também pelo fato de que muitos de seus clientes estão com o nome sujo, as empresas passaram a oferecer um serviço especialmente voltado aos clientes que estão com o nome sujo. É o empréstimo pessoal para negativado e com restrição.
Esse serviço funciona de maneira bastante semelhante aos empréstimos convencionais, mas com a diferença de que pode ser utilizado por pessoas que estejam com o nome sujo no mercado, com dívidas pendentes que levaram à negativação de seus dados.
Além disso, o empréstimo pessoal para negativados e com restrição possui algumas outras diferenças que proporcionam uma maior segurança para a empresa credora. Estas diferenças, que devem ser conhecidas pelos clientes para que possam analisar melhor o uso do serviço são as seguintes:
Taxa de juros mais alta
Um dos principais pontos que diferenciam o empréstimo pessoal para negativados dos demais tipos de empréstimos comuns é a sua elevada taxa de juros. Isso significa que o empréstimo para negativados é mais caro em comparação com outras modalidades deste mesmo serviço.
A aplicação de uma taxa de juros mais alta a este serviço se deve à busca das empresas por um maior retorno financeiro. Desta forma, o risco assumido ao emprestar dinheiro para clientes com o nome sujo é recompensado com um lucro mais alto em relação aos serviços prestados a clientes que não possuem esse tipo de restrição.
Menor limite de crédito
O limite de crédito disponibilizado pelas empresas credoras é o que determina qual o valor que pode ser obtido em serviços como o empréstimo. No caso do empréstimo para negativados, entretanto, esse limite tende a ser muito mais baixo do que em outros serviços, o que significa que os clientes não terão acesso a quantias muito grandes de dinheiro por meio deste empréstimo.
Isso acontece para que a empresa credora tenha uma maior segurança na oferta desse tipo de serviço, de modo que, em caso de inadimplência, por exemplo, não tenha grandes prejuízos.
Prazo de quitação reduzido
Outra diferença muito importante do empréstimo pessoal para negativados e com restrição em comparação aos demais empréstimos é o prazo que a empresa credora oferece para o pagamento deste serviço. Enquanto alguns empréstimos pessoais e consignados tradicionais podem ser pagos em até 60 meses, o empréstimo para negativados possui uma média de prazo de 12 meses para ser quitado.
Essa redução no prazo de pagamento pode influenciar no valor da parcela mensal a ser paga, pois toda a sua dívida, acrescida dos juros, deve ser encaixada neste período reduzido.
Saiba ainda mais sobre este e muitos outros serviços financeiros ao visitar a página da AnjoCred e ler nossos artigos e publicações!