O alto índice de inadimplência teve aumento recorde na década atual e teve relevância nas modificações comerciais do país. A causa para esse aumento foi à diminuição da renda média das famílias, gerada pelas crises econômicas e políticas dos últimos anos, que acabou surtindo em desemprego para uma grande parte da população.
Cidades com atividades comerciais crescentes, como Mogi das Cruzes, vêm encontrando novas formas de atrair a população e incrementar a sua economia. Uma delas é o empréstimo pessoal para negativado e com restrição, fazendo esse cliente volte a ter crédito e tenha poder de compra.
Uma cidade em desenvolvimento crescente
Município de São Paulo, Mogi das Cruzes está na região metropolitana da capital e é uma das mais antigas do estado e até mesmo do país. Fundada como povoado em 1560 pelos portugueses tornou-se um ponto de parada dos viajantes que iam do Rio de Janeiro até São Paulo.
O perfil de acolher viajantes permaneceu com a cidade, que recebeu colônias de imigrantes como os japoneses , cujos descendentes hoje fazem parte de 20% da população local. O mesmo ocorre com os nordestinos que foram tentar uma vida melhor em São Paulo, encontrando melhor qualidade de vida em Mogi.
Com média populacional de 431 mil pessoas, a expectativa de vida é de 71 anos e registra a quase totalidade de alfabetizados. A maioria das pessoas vivem na área urbana, sendo 30% na rural. A boa infraestrutura de transportes, o índice de violência menor que as cidades em torno e a quantidade de comércio e indústria local ajudam a atrair moradores.
Embora o ambiente rural não seja intensificado, a agricultura de Mogi das Cruzes é bastante forte, especialmente em hortaliças. Mas há também um ótimo retorno para criação de cogumelos, nêsperas e caqui, assim como também de flores como as orquídeas.
O setor industrial é o que mais cresce, com uma vigorosa expansão de fábricas de automóveis e tratores, assim como a química. O ambiente é propício para o aumento de prestadores de serviços, como uma grande gama de telemarketing contratados e no setor de comércio.
Já o turismo é voltado para a natureza, com seus parques e picos, além da locomotiva da década de 1960. A cultura se estabelece com os teatros locais, cinemas, museu e atividades como exposições e festivais.
Oportunidades de crédito para negativados
Os órgãos de proteção ao crédito foram criados para evitar e diminuir o índice de inadimplência, como forma de restringir o cliente a possibilidade de compra parcelada caso não efetue o pagamento e honre seus compromissos financeiros. Essa modalidade de prevenção tem sido muito eficaz, já que não é bom para ninguém estar incluído nesse cadastro.
Porém, nos últimos anos a inadimplência aumentou muito e mudou o perfil dos devedores, que passaram a ter ainda mais dificuldade em pagar suas dívidas, seja por desemprego ou pela diminuição do seu poder aquisitivo. Dessa forma, boa parte dos cidadãos precisaram escolher o que deveriam pagar e o que deixaria para outra possibilidade.
Com o número crescente de devedores, o comércio sentiu também uma queda na procura de seus produtos e serviços, pela diminuição de pessoas aptas ao crédito. Dessa forma, o mercado financeiro abriu espaço para que essas pessoas também pudessem voltar às atividades econômicas, a partir da oferta de empréstimo pessoal para negativados.
Há algumas formas de adquirir um empréstimo pessoal para negativado. Uma delas e a mais s diretamente do contracheque do cliente. Pela segurança da negociação, os juros são considerados os mais baixos do mercado, sendo uma ótima oportunidade de pagar outras dívidas.
Porém, esse tipo de empréstimo só é apto para servidores públicos, pensionistas e aposentados. Algumas instituições privadas também são aceitas, a partir de critérios específicos, principalmente estabilidade no emprego.
Outro tipo de empréstimo pessoal para negativado é com garantia. Pouco usada no Brasil, mas crescente em procura, esse tipo de empréstimo também possui taxas de juros menores e bastante atraentes, além de diminuir a burocracia ao liberar o crédito.
O interessado precisa possuir um bem como um imóvel ou veículo, que esteja quitado em seu nome, onde o colocará como garantia até que as parcelas sejam integralmente pagas. Quando alienado, o bem não pode ser vendido e pode ser posto a leilão caso o cliente não honre os pagamentos. Porém, antes de ser posto a leilão, a instituição financeira oferece negociação para evitar a situação limite.
Para quem tem bom controle sobre suas finanças e precisa de um empréstimo rápido e sem burocracias, o empréstimo pessoal com garantia é uma ótima opção. Mas é inadequado para pessoas com dificuldade em manter o orçamento em dia.
Para se informar mais sobre economia, finanças e empréstimos, confira agora mesmo os artigos da Anjocred e saiba mais sobre esses e outros assuntos. Informações claras, esclarecedoras e objetivas para ajudar a organizar seu orçamento.