Porto Seguro é uma das cidades mais procuradas para turismo no Brasil. Localizado na região sul da Bahia, além de ter belíssimas praias e manter um equilíbrio entre a infraestrutura adequada para o turismo e o lado rústico de uma praia de pescadores, Porto Seguro faz parte da história do Brasil.
Fundada como vilarejo em 1535, a região foi a primeira a ser pisada pelos portugueses e é considerada o marco para o início da colonização do país. Toda a cidade é tombada pelo patrimônio histórico, fazendo com que o turista encontre um local cercado de história e também de muita diversão.
As belezas e misturas de Porto Seguro
Considerada uma das cidades mais animadas do país, Porto Seguro é um mix de tudo que há de bom na Bahia. Belíssimas praias, natureza pujante, aventura e muita história! O local recebe todos os perfis de turistas, desde os que buscam tranquilidade para aproveitar momentos de descanso, até os que querem se divertir e conhecer pessoas novas.
Os primeiros moradores da região foram os índios tapuais, que foram expulsos pelos tupis dos tupiniquins. Em 22 de abril de 1500, os portugueses liderados por Pedro Álvares Cabral avistaram o Monte Pascoal, ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, pisaram em terra firme numa região onde há muitas incertezas e indefinições.
Tudo porque Porto Seguro também disputa com Santa Cruz de Cabrália, como primeiro local onde chegaram os portugueses que iniciaram a colonização do Brasil. Enquanto a primeira missa realizada no Brasil foi na Praia da Coroa, em Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro afirma que foi ali que os portugueses pisaram a primeira vez em solo brasileiro.
Polêmicas à parte, ambos os municípios fazem parte da Costa do Descobrimento, que inclui distritos famosos de Porto Seguro, como Arraial D´Ajuda, Caraíva e Trancoso. A base econômica principal é o turismo, já que o clima proporciona um ambiente de verão o ano todo.
Inserido no bioma da Mata Atlântica, a vegetação de Porto Seguro é típica de regiões costeiras, com muito mangues e restingas, que se misturam ao seu diversificado litoral. Com cerca de 85 km de praias, as areias são finas e se destacam pela cor branca. O Rio Buranhém que corta a cidade, oferece passeios de escuna pelas suas margens.
A infraestrutura de Porto Seguro é de nível internacional, pela demanda turística presente em todos os dias do ano. Como recebe visitantes de todo o país e também do mundo, especialmente de Portugal, Argentina, Estados Unidos e França, há uma disponibilidade de hotéis de luxo, assim como pousadas para todos os bolsos. O aeroporto da cidade é internacional, capaz de receber até um boeing 767.
Para entender a importância histórica da cidade e também sua beleza, é preciso visitar o Marco do Descobrimento, localizado na Cidade Alta. Feito em pedra de cantaria, onde foi esculpida a cruz da Ordem de Avis e o Brasão de Armas de Portugal, sua localização permite uma visão privilegiada do litoral.
No local também estão os primeiros núcleos habitacionais do país, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena que foi construída em 1535, como um material importantíssimo de arte sacra, o Paço Municipal, Casa da Lenha, a Igreja da Misericórdia e a Igreja de São Benedito. As ruínas do colégio de jesuítas também valam a pena a visita.
Turismo em Porto Seguro
Dentre os passeios que podem ser feitos em Porto Seguro, além de uma visita ao Centro Histórico, há o Parque Marinho de Recife de fora, onde é possível explorar as belezas do oceano com 24 quilômetros de distância. As praias são todas imperdíveis, destaque para a Praia dos Coqueiros, Praia de Taperapuã, Praia do Rio da Barra, Praia Trancoso, Praia do Espelho, Praia do Rio Verde, Praia do Outeiro e Praia dos Nativos.
Porto Seguro possui resorts e spas como o Club Med Trancoso, Resort La Torre, Arraial D´Ajuda Eco Resort, Pousada Beijo do Vento, Uxua Casa Hotel