A região metropolitana do Rio de janeiro é composta por muitas grandes cidades, mas também por municípios de pequena extensão territorial. Um exemplo disso é Queimados, cidade localizada a pouco mais de 50km da capital fluminense.
Embora tenha uma extensão territorial de apenas cerca de 75km², a população de Queimados é bastante elevada para um município de seu tamanho, com pouco mais de 151 mil habitantes, de acordo com números do IBGE. Isso faz com que o município tenha uma densidade demográfica bastante elevada, com aproximadamente dois mil habitantes por quilômetro quadrado.
Um outro ponto importante a ser considerado a respeito da cidade de Queimados é que a sua fundação aconteceu apenas em novembro de 1990, quando se emancipou de Nova Iguaçu. Assim, com trinta anos desde a sua emancipação, Queimados é uma das cidades mais novas de todo o estado do Rio de Janeiro.
Mais curioso ainda do que estas informações a respeito do município, o seu nome pode gerar muitos questionamentos, uma vez que é bastante pouco usual. Porém, a origem do nome está diretamente ligada com o crescimento da região e a história de pessoas que contribuíram para isso.
Para compreender melhor a origem do nome da cidade é preciso voltar mais de um século e meio no tempo, mais exatamente na década de 1850. Nesta época a região apresentava um destacado crescimento, e recebia as obras da estrada de ferro que permitiria um deslocamento ainda mais rápido no estado do Rio de Janeiro.
Grande parte dos operários empregados na construção desta linha férrea eram colonos chineses, os quais imigraram para o Brasil em busca de melhor qualidade de vida. No entanto, um surto de cólera e malária atingiu a muitos destes trabalhadores, de modo que o número de vítimas foi bastante elevado.
Como os chineses possuíam a tradição de queimar os corpos de seus familiares mortos, uma estação para que isso fosse realizado foi construída próxima às margens da ferrovia. Com isso, sempre que pessoas se dirigiam a esta região diziam que passariam pela estrada dos queimados, o que, consequentemente, gerou o nome do município.
Economia da cidade de Queimados/RJ
Hoje, a economia de Queimados é bastante centrada no comércio local, uma vez que seu território reduzido não permite uma grande diversificação ou produções agropecuárias, por exemplo. Entretanto, ainda existem algumas indústrias presentes no município, especialmente por conta da proximidade com a capital fluminense.
Embora existam boas oportunidades de trabalho na cidade de Queimados, é bastante comum que alguns de seus habitantes busquem por oportunidades de trabalho em cidades vizinhas, especialmente Nova Iguaçu, a qual possui um acesso bastante facilitado.
Assim, com uma história muito rica, e um constante desenvolvimento, uma vez que é um município ainda bastante jovem, Queimados é um município que deve conquistar um destaque cada vez maior não apenas no estado do Rio de Janeiro, mas no cenário nacional.
O empréstimo pessoal para negativados e com restrição
Um serviço que tem conquistado cada vez mais adeptos em todo o Brasil é o empréstimo pessoal para negativados e com restrição, o que se deve, também, ao fato de que existem muitas pessoas endividadas no país. Desta forma, esse passa a ser o único recurso disponível para que estas pessoas consigam dinheiro emprestado.
Embora seja um excelente recurso, se bem utilizado, o empréstimo pessoal para negativados e com restrição possui algumas características que devem ser conhecidas, para que não se tenha qualquer tipo de surpresas desagradáveis com esse serviço.
Assim, observe a seguir algumas das principais características do empréstimo pessoal para negativados e com restrição, as quais diferenciam essa modalidade de empréstimo das demais:
Taxa de juros alta
Qualquer tipo de empréstimo possui uma taxa de juros aplicada a esse serviço, pois é essa taxa que permite que as empresas credoras tenham lucro ao emprestar dinheiro a seus clientes. A diferença neste caso é que a taxa de juros do empréstimo pessoal para negativados e com restrição é mais alta em relação aos demais.
De maneira geral, isso acontece por conta do fato que o risco assumido pelas empresas credoras ao emprestar dinheiro para pessoas com dívidas pendentes é maior, especialmente com relação à falta de pagamentos e prejuízos. Desta forma, para que o serviço possa seguir em oferta para seus clientes, é necessário que se obtenha um maior lucro, o que é conseguido por meio da taxa de juros mais alta.
Do ponto de vista dos clientes, isso significa que, ao final do pagamento de todas as suas parcelas de quitação do empréstimo, você gastará mais dinheiro do que se um empréstimo de outra modalidade fosse feito com o mesmo valor. Assim, isso é uma consequência da falta de opções de crédito para as pessoas que estão com restrições em seu nome.
Menos dinheiro disponibilizado pelo empréstimo para negativados
As pessoas que, em algum momento, já realizaram um empréstimo comum, como o pessoal ou consignado, por exemplo, sabem que estas modalidades do serviço permitem que se obtenha quantias bastante significativas. Com o empréstimo para negativados, isso é um pouco diferente, uma vez que o limite de crédito oferecido é muito mais reduzido.
Isso significa que o dinheiro que você conseguirá neste tipo de empréstimo não será disponibilizado em quantias tão elevadas. Assim, é preciso que se tenha um uso ainda mais bem planejado deste serviço, pois você deve saber, com antecedência, se esse empréstimo será suficiente, por exemplo, para que você quite as dívidas que levaram seu nome às listas de inadimplência.
Para pessoas que precisem pagar dívidas muito altas, pode ser mais interessante buscar a renegociação destes débitos antes de solicitar o empréstimo para negativados, para que se tenha certeza de que você não ficará com dois débitos a serem pagos mensalmente, o que poderia gerar muitos problemas em seu orçamento.
Parcelas mais altas
Outra característica bastante comum do empréstimo para negativados e com restrição é o valor mais elevado de suas parcelas de quitação. Isso acontece devido ao prazo reduzido para que o pagamento deste serviço seja feito, o que, aliado aos juros mais altos, faz com que se tenha parcelas mais caras.
Justamente por isso é que o ideal é que você se planeje para eliminar as demais dívidas que possa ter, de forma que precise arcar apenas com o pagamento deste empréstimo em seu orçamento.
Se você deseja saber ainda mais sobre o uso correto do empréstimo pessoal para negativados e com restrição, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre esses e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro. Você poderá receber informações sobre economia doméstica, cálculo de juros e educação financeira em geral!