A cidade de Resende, localizada ao sul do Rio de Janeiro, é uma das cidades mais valiosas na história do Estado. Fazendo divisa com São Paulo e Minas Gerais, Resende faz parte do Vale do Paraíba Fluminense, sendo um importante polo industrial e turístico, além de ser sede da Academia Militar das Agulhas Negras, o segundo maior complexo militar do mundo.
Com a exuberância das belezas naturais e a praticidade de uma cidade populosa, Resende possui facilidades para moradores como o empréstimo pessoal para negativados. Tudo visando o conforto da população, mas principalmente, a expansão de investimentos e da prosperidade local.
A história, a natureza e a urbanização num só lugar
Localizada as margens do Rio Paraíba do Sul, Resende é o último município do Rio de Janeiro a caminho de São Paulo pela Rodovia Presidente Dutra. A cidade também possui a que já foi a mais importante ferrovia do país e hoje está sob concessão do transporte de cargas.
Uma das maiores extensões territoriais do Estado, Resende possui um relevo típico de vales, mesclando entre planaltos de colinas achatadas e planícies que margeiam o Rio Paraíba do Sul. Na Serra da Mantiqueira, há o Pico das Agulhas Negras, assim como o Maciço do Itatiaia de um lado e do outro o início da Serra do Mar. Tanto verde contribui para uma temperatura média de 21 graus e um clima de ameno para frio até mesmo em estações mais quentes.
A cidade tem uma economia pujante, principalmente através de suas indústrias como a da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Pernod Richard, Grupo Votorantim, Furnas Centrais Elétricas, Novartis, Nissan, Eco Chamas, Rimet Empreendimentos, Atar do Brasil entre outras.
Considerado um importante polo de energia nuclear, através das Indústrias Nucleares do Brasil, Resende abriga a única fábrica com capacidade de enriquecer urânio no Brasil.
Habitada por índios puris, Resende teve um rápido desenvolvimento por se tratar de caminho principal entre Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, ainda tem uma proximidade com Minas Gerais, antigo centro de ouro e diamantes. Tudo isso fez com que as terras da região se valorizassem e fossem desbravada por Simão da Cunha Gago, que deu o nome inicial de povoado Nossa Senhora da Conceição do Campo Grande da Paraíba Nova.
Alguns anos depois, a região ganhou o nome de Vila de Resende, em homenagem ao Conde de Resende. Nesse período, o local teve um rápido crescimento, graças a expansão do café. Logo vários sobrados foram construídos, assim como o desenvolvimento do comércio e o crescimento da população, cuja metade eram de brancos e a outra de escravos.
Até 1873, o transporte do café era feito em burros e depois pelo Rio Paraíba do Sul, para que chegassem a Barra do Piraí e dessa sequência até o Porto de Angra dos Reis para ser importado. A riqueza proporcionada pelo café deu a Resende ruas mais urbanizadas e modernas, incentivada pela aristocracia local. Mas, no fim do século XVIII, o ciclo do café foi escasseando até que os cafeicultores passaram a buscar regiões mais férteis como o oeste paulista.
Esse período de perdas econômicas acabou atraindo emigrantes, para a criação pecuária. Pequenas indústrias de derivados do leite começaram a surgir e permanecem até hoje com sucesso. Mas foi com a industrialização da região, na década de 1940, que Resende voltou a se destacar na economia nacional.
Os períodos de 1940 a 1950 foram muito importantes para a nova fase da cidade, já que foi implantada também a Academia Militar das Agulhas Negras e inaugurada a Rodovia Presidente Dutra, que fazia a ligação entre Rio de Janeiro e São Paulo, cortando inúmeras cidades e facilitando o turismo.
O turismo em Resende atrai pessoas de todo o Brasil, especialmente da região Sudeste. Além do belo e bem conservado Centro Histórico com casarões, pontos, igrejas e praças do século XIX, a região usufrui da natureza para todos os tipos de perfis turísticos.
Um dos distritos mais conhecidos é a charmosa e mística Visconde de Mauá. O local também possui fronteira com Bocaina de Minas e Itatiaia, na parte mais alta da Serra da Mantiqueira, cerca de 1200 metros de altitude. Voltada para o turismo, são mais de 150 hospedagens e diversas opções de lazer, principalmente ligados a natureza.
Visconde de Mauá centraliza as vilas de Maringá e Maromba, assim como os Vales do Pavão, das Cruzes, Alcantilado e Grama, com média de cinco mil habitantes ao todo. A truta é o peixe típico do local, sempre encontrado nos restaurantes locais em inúmeros pratos, assim como o pinhão e derivados do leite.
Ali estão as temperaturas mais baixas de Resende, que já chegou a -8ºC. Mas que não inibem os apaixonados por trilhas e das cachoeiras como a do Escorrega, Véu da Noiva, Poção da Maromba, Paiol, da Saudade, da Prata entre outras. Em toda a cidade, menos no centro administrativo, as ruas e estradas são de terra, com difícil acesso principalmente em épocas de chuva.
Além de Visconde de Mauá e suas atrações, Resende também tem o Museu Militar do AMAN, Teatro Acadêmico da Academia Militar das Agulhas Negras, Museu Duas Rodas, Casa de Cultura, Museu da Arte Moderna e muitos outros.
Para quem deseja conhecer as fazendas, antigas e novas, uma delas é a Fungicultura Sítio Paraná, com produção de cogumelos, e o Antigo Engenho da Fazenda Villa Forte, local aprazível e que conta muito da história de Resende e do próprio Rio de Janeiro.
Empréstimo pessoal até para negativados
Mesmo nas regiões mais bucólicas de Resende, é possível adquirir um empréstimo pessoal para negativados. Afinal, com seu parque industrial e a economia em franco desenvolvimento, é natural que exista interesse em um dinheiro extra para investimentos, pagar dívidas ou concretizar sonhos.
Se antes alguém negativado nos serviços de proteção ao crédito era visto como um mal pagador e afugentado do comércio e das instituições financeiras, hoje o mercado passou a entender o perfil de quem contraí dívidas e não conseguiu honrá-las, mas que ainda pode ser uma peça importante no comércio.
Boa parte das instituições financeiras já oferecem empréstimo pessoal para negativados, seja ele consignado ou com garantias. Ambos são muito vantajosos para quem pretende adquiri-los, já que possuem uma das menores taxas de juros do mercado e mais flexibilidade nos prazos para pagamento.
O empréstimo pessoal consignado é voltado para aposentados, pensionistas e funcionários públicos. Sua aquisição é rápida e o valor varia de acordo com o salário recebido, sendo as parcelas descontadas diretamente do seu contracheque. Por não ter intermediários no pagamento, essa modalidade oferece maior segurança a quem está realizando o empréstimo, repercutindo em menor taxa de juros.
Mas para quem precisa de um valor maior de empréstimo, a dica é buscar a modalidade de garantias. Trata-se da realização de um empréstimo onde se oferece um bem como garantia de pagamento. Para isso, é preciso que esteja totalmente quitado e no nome de quem está adquirindo o empréstimo.
Ele também possui baixas taxas de juros, já que na falta de pagamento do devedor, o bem pode ser leiloado para selar a pendência. Porém, essa etapa é a última opção da instituição financeira, que busca negociar da melhor forma possível de ambas as partes, em caso de dívida.
Dentre os bens que podem ser usados como garantia, os mais procurados são os automóveis e imóveis. Mas há ainda motos e joias como opção. Conheça mais sobre opções de empréstimo e sobre finanças, através do site. Informações atualizadas e sempre visando ajudar seu leitor a fazer as melhores escolhas.