O litoral brasileiro é repleto de cidades das mais importantes para o país, tanto por conta de sua importância econômica como por serem alguns dos destinos turísticos mais procurados de todo o mundo. E uma destas cidades litorâneas é Santos, localizada no litoral paulista e destaque em diferentes quesitos.
Um destes quesitos é relacionado à economia, uma vez que Santos é uma das mais importantes cidades portuárias do país, com um dos portos mais movimentados de todo o hemisfério sul. Muito por conta disso, a cidade santista ocupa a quinta colocação entre as cidades mais importantes do país, fora as capitais estaduais.
Assim, incontestavelmente, o comércio portuário é o principal ponto econômico da cidade de Santos, mas não o único do município. Isso porque a economia é fortemente influenciada pelo turismo, além do serviço de pesca e da prestação de serviços, outros pontos de destaque da cidade litorânea.
Em especial, o turismo merece destaque, pois Santos é uma das cidades brasileiras que mais recebe visitantes durante o ano, sejam vindos de outros países ou regiões do país. Isso é gerado, especialmente, pelas praias da cidade, que se estendem ao longo de 7km, que a tornam uma das maiores do mundo.
Também por conta desta larga extensão de praias, a cidade de Santos possui lugar no Guiness World Records, o livro dos recordes, como o jardim frontal de praia mais extenso de todo o mundo. Isso também faz com que mais pessoas queiram visitar a cidade para conhecer este local.
Desta forma, com uma economia bastante fortalecida, Santos possui uma das melhores qualidades de vida em todo o Brasil, com um índice de desenvolvimento humano superior até mesmo à média nacional. Estes índices elevados são fortemente influenciados pelas oportunidades de trabalho, muitas delas geradas pela presença de empresas voltadas ao atendimento do público visitante do município.
No entanto, mesmo com estes índices mais elevados e uma boa qualidade de vida, Santos ainda enfrenta alguns dos problemas mais comuns a muitas cidades brasileiras. Um destes problemas é a violência, uma vez que Santos possui alguns dos números mais elevados em termos de assaltos e homicídios a cada 100 mil habitantes.
Além disso, a presença da maior favela de palafitas do país faz com que seus números não sejam ainda melhores, uma vez que existem famílias em condições mais precárias.
Porém, mesmo com estes problemas sociais, a cidade de Santos oferece muitas vantagens e atrativos para quem deseja conhecer a cidade, além de possuir fundamental importância para a economia nacional.
Empréstimo pessoal para negativados e empréstimo pessoal com restrição
Mesmo nas cidades com melhores oportunidades de trabalho e índices de desenvolvimento humano, todas as pessoas estão sujeitas a problemas financeiros. Isso pode levar a dificuldades relacionadas a dinheiro e resultar em um dos problemas mais comuns do país, que é a negativação e restrições financeiras em seu nome.
Assim, existe um grande número de pessoas que possui o nome sujo no mercado, o que as impossibilita de conseguir crédito para realizar compras a prazo ou adquirir empréstimos. Porém, são exatamente estas pessoas que possuem maiores chances de precisarem de dinheiro, por qualquer circunstância, uma vez que parte de sua renda já é comprometida com estas dívidas anteriores.
Com isso em vista, muitas empresas e instituições financeiras passaram a oferecer um tipo de crédito especialmente voltado para as pessoas que estão negativadas e com restrições em seu nome. Desta maneira, é possível que estas pessoas em dificuldades financeiras possam conseguir utilizar empréstimos para reorganizar a sua vida financeira, quitar dívidas ou realizar qualquer pagamento emergencial que seja necessário.
Trata-se do empréstimo pessoal para negativados e do empréstimo pessoal com restrição, que possuem análise de crédito muito mais facilitado, no qual as empresas oferecem o serviço mesmo com um histórico ruim de pagamentos do cliente. Assim, este serviço possui algumas diferenças em relação aos empréstimos tradicionais, voltados para o público em geral.
Estas diferenças se devem ao fato de que as empresas credoras, ao disponibilizarem o empréstimo pessoal para negativados e com restrição, assumem um maior risco de prejuízo devido à inadimplência, como outras empresas sofreram para que seu nome fosse levado a listas de proteção ao crédito.
Uma destas diferenças é a limitação de valores que podem ser solicitados, para que o risco de prejuízo seja minimizado para as empresas credoras. Além disso, é comum que as taxas de juros sejam mais elevadas, o que torna o empréstimo pessoal para negativados e com restrição um serviço mais caro do que os demais tipos de empréstimos.
Por conta destas características, é essencial que se faça um planejamento detalhado antes de solicitar este empréstimo, para que seja utilizado da melhor maneira possível e não gere dificuldades financeiras maiores em seu futuro.
Para saber ainda mais sobre o empréstimo pessoal para negativado e empréstimo pessoal com restrição, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro!