Um fato inegável e reconhecido por praticamente todas as pessoas é que a região sul do Brasil possui uma história muito rica, com tradições culturais ligadas aos povos que contribuíram para a colonização de suas cidades e estados. Dentre os municípios com maior bagagem histórica e cultural, um dos que merecem maior destaque é a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
O primeiro ponto de destaque de São Leopoldo para a história de sua região, e do país, de uma forma geral, é que esse é o primeiro município fundado por colonos alemães em todo o Brasil. Assim, toda a enorme ligação histórica do povo germânico com a região sul possui o seu berço e ponto inicial no município gaúcho.
Essa fundação aconteceu em 25 de julho de 1824, e 39 colonos alemães foram os responsáveis, os quais foram enviados à região diretamente por ordem de Dom Pedro I. Isso aconteceu para que o povoamento da região fosse inicializado, o que levou ao início da história local e a uma maior ligação do sul brasileiro com colonos europeus, especialmente da região germânica.
Porém, o destaque histórico e cultural de São Leopoldo não se resume apenas a sua fundação, pois a cidade, ainda em seus primeiros anos, desempenhou um papel fundamental na Revolução Farroupilha, entre os anos de 1835 e 1845. Nesse período, a pequena colônia existente no município de São Leopoldo foi responsável por contribuir para o abastecimento da cidade de Porto Alegre.
Dessa maneira, muitos mantimentos, medicamentos e outros tipos de suprimentos eram enviados pela cidade para a capital gaúcha por meio de transportes feitos pelo rio dos Sinos. Assim, grande parte da história gaúcha está ligada à cidade de São Leopoldo, a qual merece esse reconhecimento e atenção por parte de seus conterrâneos.
Essa proximidade com a capital gaúcha, de pouco mais de 35km, muito útil em momentos passados, como durante a Revolução Farroupilha, é um ponto essencial para a economia de São Leopoldo atualmente. Isso porque a proximidade com um dos maiores mercados do sul brasileiro faz com que haja um interesse muito grande de grandes empresas e indústrias em se instalarem na cidade.
Assim, a indústria é um dos principais pilares da economia de São Leopoldo, a qual é responsável por parte do abastecimento de todo o mercado local. Mais do que isso, é nesse setor que muitos habitantes da cidade encontram oportunidades de emprego, de forma que os índices de desemprego sejam minimizados na cidade gaúcha.
Entretanto, essa não é a única atividade econômica de destaque na cidade, que possui um comércio local muito fortalecido. Mesmo com a proximidade com Porto Alegre e outras importantes cidades, os moradores não precisam se deslocar de São Leopoldo para realizar qualquer tipo de compras ou ter acesso a serviços.
Isso faz com que a cidade tenha uma boa infraestrutura e consiga oferecer qualidade de vida a seus moradores, de modo que tenha índices superiores a muitos outros municípios brasileiros e a própria média nacional.
Empréstimo pessoal para negativados ou com restrição
Dentre todos os serviços financeiros disponibilizados pelas empresas e instituições financeiras atualmente, o empréstimo pessoal é, certamente, o mais conhecido e utilizado em todo o Brasil. Isso porque oferece aos clientes à possibilidade de conseguir dinheiro emprestado de forma rápida, com taxas de juros atraentes e pagamento parcelado, o que faz com que não tenham o seu orçamento prejudicado por esse serviço.
No entanto, muitas pessoas podem não conseguir realizar o empréstimo pessoal por conta da existência de pendências, débitos e dívidas em aberto em seu nome. Por conta desses problemas, estas pessoas passam a ter seus dados inseridos em listas de inadimplência em órgãos como SPC e Serasa, por exemplo, os quais visam oferecer proteção às empresas credoras.
Dessa forma, ao constatarem que o cliente possui o nome em listas de inadimplência, as empresas credoras recusam a solicitação de empréstimos dessas pessoas, de forma que possam evitar prejuízos e problemas relacionados à falta de pagamento por seus serviços.
Porém, existe, sim, uma forma de que as pessoas com o nome sujo no mercado possam conseguir dinheiro emprestado, que é por meio do empréstimo pessoal para negativado ou com restrição. Nessa modalidade específica de empréstimo, as empresas credoras oferecem o serviço a quem possui problemas financeiros, de forma que possam solucioná-los e retomar o controle de suas finanças no futuro.
Mas para que isso seja possível, é preciso compreender que o empréstimo pessoal para negativados e com restrições não funciona de forma idêntica a um empréstimo comum, pois, para maior segurança das empresas credoras, existem importantes diferenças e detalhes que caracterizam esse tipo de serviço.
A primeira grande mudança a qual os clientes devem estar atentos é que o empréstimo pessoal para negativado ou com restrição não possui um limite de crédito muito elevado. Desta forma, é essencial que se tenha um bom planejamento de uso do dinheiro obtido com esse serviço, como o pagamento de suas dívidas, por exemplo.
Além disso, o prazo de quitação desse empréstimo também é mais reduzido, de forma que o cliente deva pagar por esse serviço em um período reduzido, o qual pode variar entre seis e doze meses, por exemplo.
Estes dois fatores, tanto o limite reduzido quanto o prazo menor para o pagamento do serviço, são detalhes que fazem com que a empresa credora tenha maior segurança, pois isso faz com que haja uma menor chance de que o cliente não pague pelo empréstimo, além de minimizar o risco de prejuízo em caso de inadimplência.
Por fim, a taxa de juros também é outro ponto que deve ser observado pelos usuários do empréstimo pessoal para negativado e com restrição, pois são mais elevadas do que qualquer outro tipo de empréstimo disponível atualmente. Isso faz com que o serviço seja mais caro ao cliente, que precisará gastar um valor maior para que sua dívida seja quitada de maneira completa.
Esta elevação da taxa de juros existe para que o lucro das empresas credoras seja maior ao emprestarem dinheiro para clientes com um histórico ruim de pagamentos e com o nome sujo no mercado. Ou seja, com essa compensação financeira, essas empresas são mais atraídas a manter a oferta de serviço a esse público, mesmo com a representação de um risco de prejuízos maior.
Para conhecer ainda mais sobre o empréstimo pessoal para negativados e com restrição, bem como todos os demais tipos de empréstimos oferecidos pelas empresas credoras, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, como financiamentos, seguros, consórcios, taxas de juros, cartões de crédito e muito mais!