A região oeste do estado do Paraná pode ser considerada bastante nova em termos de colonização, pois foi um território que passou a receber mais moradores e ter novas cidades a partir da metade do século passado. E uma das principais cidades desta região é Toledo, que fica a cerca de 540km de distância da capital estadual, Curitiba.
Por ser uma cidade consideravelmente nova, em comparação com a maioria das demais, Toledo é uma cidade que possui diversas áreas planejadas. Isso permite, por exemplo, a existência de ruas mais largas, com melhor tráfego, áreas verdes, parques, entre outros locais que beneficiam aos seus moradores no dia a dia.
Os moradores de Toledo são outro ponto de destaque da cidade, que conta com aproximadamente 150 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. Isso coloca o município entre os 15 mais populosos de todo o estado do Paraná, e entre os 50 mais populosos de toda a região sul do Brasil, à frente de muitas outras cidades importantes, neste quesito.
A economia de Toledo
De uma maneira geral, o oeste paranaense é uma região bastante voltada para o agronegócio, de forma que a agricultura é o principal pilar econômico de muitos municípios desta região. No caso de Toledo, isso não é diferente, e pode ser apontado até mesmo como uma característica intensificada, pois a cidade é uma das maiores produtoras de grãos do país.
Isso já rendeu à cidade a alcunha de capital do agronegócio do Paraná, tamanha a importância desta atividade no município de Toledo. Além da agricultura, a pecuária também possui uma grande importância para o município, embora ainda um pouco abaixo da agricultura, principal responsável pelo PIB local.
Outra atividade bastante importante para a economia de Toledo é a indústria, que ainda apresenta resultados tímidos, mas possui um grande potencial de crescimento. Especialmente por conta da proximidade com outros países do continente, e mesmo para uma fácil logística de produtos a outras cidades do sul brasileiro, cada vez mais empresas desejam se fixar em Toledo.
Desta forma, é natural que, nos próximos anos, este setor passe a ter uma importância ainda maior para a economia local, de modo que possa ser comparado com o que é, hoje, a agricultura. Para o município, a perspectiva é bastante positiva, pois Toledo pode ter um grande crescimento decorrente deste avanço industrial, de modo que venha a ser uma cidade ainda mais importante do que já é atualmente.
Além disso Toledo ainda é uma cidade que oferece um acesso facilitado à educação, possui uma boa rede de saúde e muitos outros benefícios que podem elevar a qualidade de vida de seus moradores. Assim, Toledo é uma cidade que merece ser conhecida por todos os que tiverem a oportunidade, pois se destaca como uma das mais importantes do interior paranaense.
Conheça o empréstimo pessoal para negativado e com restrição
O empréstimo financeiro é um dos serviços mais conhecidos por pessoas de todo o Brasil, especialmente por ser um dos mais utilizados. O principal motivo para esta grande utilização do empréstimo é que este é um serviço que permite aos clientes que consigam dinheiro emprestado de forma rápida, com pouca burocracia e pagamento parcelado.
Assim, em diferentes situações, como a necessidade de compras emergenciais, pagamento de dívidas, situações relacionadas a atendimentos de saúde, entre muitas outras, o empréstimo é a primeira opção para que muitas pessoas consigam o dinheiro necessário. No entanto, existe um grupo de pessoas que pode ter o acesso a este serviço impedido, que são os negativados e com restrição, ou as pessoas que, popularmente, possuem o nome sujo no mercado.
Ao terem o seu nome inserido em listas de inadimplência, em virtude de dívidas pendentes, estas pessoas perdem o acesso aos principais serviços de crédito, como o empréstimo, pois passam a representar uma maior chance de prejuízo para as empresas credoras. Porém, por conta da grande parcela de clientes que podem ter este tipo de problemas, algumas instituições financeiras já oferecem um serviço especialmente voltado para este público.
Trata-se do empréstimo pessoal para negativados e com restrição, que possui uma funcionalidade bastante semelhante a qualquer outra modalidade de empréstimo, embora possa ser utilizado por quem está com o nome sujo atualmente. Mas é preciso que se atente a alguns detalhes, pois as características deste empréstimo são diferentes, e devem ser conhecidas para uma melhor utilização do serviço.
As diferenças do empréstimo pessoal para negativados e com restrição
De maneira geral, as diferenças do empréstimo pessoal para negativados e com restrição visam garantir a segurança das empresas credoras, que assumem um risco ao emprestar dinheiro para clientes que possuem o nome em listas de inadimplência. Isso impacta, especialmente, o limite de crédito oferecido pelas empresas credoras a estes clientes.
Na grande maioria dos casos, o empréstimo para negativados e com restrição possui um limite de crédito bem mais reduzido em comparação com os empréstimos tradicionais. Isso porque, em caso de inadimplência, as perdas da empresa credora podem ser mais bem controladas.
Outro ponto no qual a segurança da empresa credora impacta o empréstimo para negativados é o prazo de quitação deste serviço. Enquanto empréstimos comuns podem ter de 48 a 60 meses para o seu pagamento completo, o empréstimo para negativados possui um prazo médio de pagamento de apenas 12 meses, embora isso possa variar de acordo com a empresa na qual o serviço é contratado.
Além disso, o empréstimo para negativados também possui uma outra diferença, que é a taxa de juros mais elevada em comparação com quaisquer outras modalidades de empréstimo. Isso acontece para que, ao assumir o risco de emprestar dinheiro para estes clientes, as empresas credoras tenham um lucro maior, que recompense o risco assumido na oferta de empréstimo.
Para os clientes, isso significa que o empréstimo para negativados e com restrição possui um custo efetivo total mais elevado do que o mesmo empréstimo, se fosse realizado em outra modalidade. Ou seja, será necessário gastar mais dinheiro para que se possa quitar a dívida por este serviço.
Agora que você conhece um pouco melhor o empréstimo pessoal para negativados e com restrição, bem como as características deste serviço, avalie se esta é a melhor alternativa para você. Caso opte pelo uso deste serviço, realize um bom planejamento para o uso deste dinheiro, bem como para a adequação das parcelas de pagamento em seu orçamento, para que não tenha maiores problemas no futuro.
Para saber ainda mais sobre este e todos os demais tipos de empréstimos disponíveis atualmente, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros temas relacionados, que poderão lhe ajudar a cuidar ainda melhor de sua vida financeira!