Ensinar educação financeira na infância ajuda tornar adultos mais consciente

A educação financeira é algo de grande importância para todas as pessoas, pois é o que torna possível evitar muitos tipos de problemas relacionados ao dinheiro.

Para que se tenha um aproveitamento máximo da educação financeira, é preciso que esse conceito seja ensinado especialmente para as crianças, de modo que já tenham, desde cedo, alguma consciência financeira. Assim, ao ensinar sobre educação financeira para crianças, é possível gerar adultos muito mais conscientes, que terão uma probabilidade muito maior de sucesso financeiro.

Mais do que isso, as crianças que possuem educação financeira certamente se tornarão adultos livres de problemas como as dívidas e a inadimplência, de modo que o número de pessoas com esse tipo de problemas possa ser menor no futuro.

Porém, mesmo com estes benefícios claros da educação financeira para as crianças, ainda é possível que algumas pessoas tenham dúvidas a respeito dos motivos que fazem com que esse conceito gere adultos mais conscientes.

Assim, para esclarecer estas dúvidas e tornar ainda mais claro porque a educação financeira gera adultos mais conscientes, confira, a seguir, os motivos que levam a este benefício:

Maior compreensão sobre o valor do dinheiro

Um dos primeiros e mais óbvios benefícios que a educação financeira gera para as crianças – e a base para que venham a se tornar adultos mais conscientes – é a forma como elas passam a compreender o valor do dinheiro.

Ou seja, desde cedo, as crianças compreendem que o dinheiro possui um valor relacionado ao tempo que é gasto para que seja conquistado e que o seu uso deve ser bem planejado.

Obviamente, isso é algo que é mais bem compreendido pela criança com o passar do tempo. No entanto, quanto antes esse tipo de conversa for realizado, maiores serão as chances de que a criança adquira um bom entendimento do valor do dinheiro, o que evita, por exemplo, situações nas quais a criança fica chateada por não entender por que ela não pode, no momento, ter o brinquedo que ela quer.

Crianças que já crescem com uma explicação adequada sobre o valor do dinheiro saberão ouvir negativas de seus pedidos com maior facilidade. Desta maneira, ao crescerem, serão adultos que conseguirão lidar melhor com situações adversas e se preparar para utilizar o dinheiro com maior sabedoria, para que não fiquem sem algo que desejam e sem que isso represente riscos financeiros.

Menores chances de serem adultos endividados

Um dos maiores problemas de pessoas em todo o país, no aspecto financeiro, é o acúmulo de dívidas e a inadimplência, que são resultantes de uma falta de controle sobre o uso de seu dinheiro, o que leva estas pessoas a gastarem mais do que ganham.

Isso é um reflexo direto de um crescimento sem o devido ensinamento sobre educação financeira, o que faz com que as crianças se tornem adultos menos conscientes financeiramente.

Em um cenário oposto, no qual a criança é ensinada desde cedo sobre como lidar com o dinheiro e sobre a relação de ganhos e gastos, a chance de que ela se torne um adulto endividado é muito menor. Ou seja, o valor ensinado aos seus filhos hoje, enquanto ainda são crianças, pode determinar como será a vida financeira deles no futuro.

Com uma maior popularização da educação financeira e com mais crianças ensinadas sobre este aspecto, é possível que, no futuro, o número de pessoas endividadas seja menor do que o atual.

Sabedoria para realizar investimentos

Outro benefício do ensinamento de educação financeira para crianças e que ajuda a tornar adultos mais conscientes é a maior possibilidade de que estas pessoas saibam como investir o seu dinheiro. Isso significa que as crianças aprenderão que o dinheiro não é recebido por seu trabalho apenas para que seja gasto, mas que elas podem fazer muito mais com ele, para que tenham maiores rendimentos.

Grande parte dos adultos de hoje, que sofrem com problemas financeiros, não tiveram a oportunidade de saber como e o que são os investimentos, de forma que, ainda hoje, tenham receio de utilizar o seu dinheiro para esta finalidade.

Em contrapartida, crianças que sejam ensinadas sobre isso e cresçam enquanto investem seu dinheiro, se tornarão adultos com uma qualidade de vida financeira muito maior.

Entre as muitas possibilidades que isso gera, é possível que estas crianças, no futuro, com dinheiro investido desde cedo e um bom conhecimento financeiro, possam se tornar empresários e profissionais muito melhores, de forma que os benefícios serão percebidos por toda a economia nacional.

Transmissão do conhecimento

Para complementar os motivos que fazem com que a educação financeira ensinada na infância gere adultos mais conscientes, é importante citar o sentimento de responsabilidade de transmissão de seu conhecimento a outras pessoas e, principalmente, seus futuros filhos. Isso significa dizer que, ao ensinar crianças sobre o valor e a utilização correta do dinheiro, isso é repassado para as futuras gerações.

Esta situação se deve ao fato de que, ao crescer com este conhecimento, as pessoas se tornarão adultos mais conscientes dos benefícios que isso lhes gerou, de forma que a transmissão deste conhecimento a seus filhos, ou mesmo outras crianças, lhes seja algo natural, diferentemente do que acontece hoje.

Assim, isso não difere muito da realização de investimentos financeiros, mas feito com conhecimento e sabedoria. Ao investir em ensinamentos financeiros às crianças de hoje, toda uma nova geração no futuro poderá possuir este conhecimento, de forma que a sociedade, de maneira geral, tenha uma maior consciência financeira e possa chegar a uma maior qualidade de vida em decorrência disso.

Agora que você sabe por que a educação financeira na infância gera adultos muito mais conscientes, utilize o seu conhecimento financeiro para ensinar os seus filhos a como lidar com o dinheiro, para que cresçam com uma responsabilidade maior e sejam adultos mais bem-sucedidos.

No entanto, certifique-se de transmitir estes conhecimentos em uma linguagem adequada para a idade de cada criança, de forma que a sua mensagem seja melhor compreendida. Isso fará com que a criança tenha atenção no que lhe é ensinado e aumentará as chances de que se interesse em aprender mais sobre o tema.

Para saber como falar com seus filhos sobre educação financeira e transmitir estas mensagens da melhor maneira possível, bem como para saber qual a idade correta para começar a lhes ensinar sobre educação financeira, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações. Além destes temas, você poderá encontrar informações sobre muitos serviços financeiros e dicas de economia para aplicar em seu cotidiano.

Mais do que isso, você poderá aprender a lidar melhor com o seu dinheiro e se manter longe das dívidas, de modo que, mais do que ensinar a seus filhos sobre como utilizar o dinheiro, você possa ser um bom exemplo a ser seguido!