O Pix, serviço financeiro lançado pelo Banco Central recentemente, é um dos mais atraentes e benéficos para todas as pessoas, uma vez que permite que se faça envios e recebimentos de dinheiro de forma automática a qualquer hora e em todos os dias da semana. Além disso, ao utilizar o Pix para o envio de dinheiro o cliente não precisa pagar taxas, como ocorre em outros meios de transferências, como TED e DOC, por exemplo.
Porém, para que possa ser utilizado o Pix, é preciso que se tenha uma chave cadastrada em sua conta bancária, o que pode ser feito facilmente por meio do aplicativo de internet banking. E é exatamente este cadastro das chaves que ainda gera algumas dúvidas em muitas pessoas, em especial aquelas que não possuem um grande costume de utilizar a tecnologia em seu dia a dia.
Assim, é preciso saber como fazer o cadastro de suas chaves do Pix para que se possa ter acesso a todos os benefícios e facilidades que esta ferramenta oferece, além da economia gerada para quem faz transferências de forma rotineira.
Quais são os passos necessários para cadastrar as suas chaves do Pix
Embora seja comum que se tenha dúvidas sobre como cadastrar as suas chaves do Pix, este é um procedimento bastante simples, que não leva mais do que alguns segundos e que não precisa ser repetido, pois a chave cadastrada fica ligada à sua conta bancária.
O primeiro passo para que você possa fazer o cadastro de suas chaves do Pix é acessar o aplicativo de seu banco, o mesmo que utiliza para acompanhar seu saldo, pagar contas, entre outras ações cotidianas. É importante frisar que o cadastro da chave do Pix deve ser feito apenas pelo aplicativo de seu banco, e nunca por qualquer tipo de mensagem de aplicativo ou e-mail, o que pode significar tentativas de fraudes e golpes.
Depois de ter acessado o aplicativo de seu banco, você precisará procurar, entre as opções de seu menu, a aba do Pix. Na grande maioria dos aplicativos de bancos, esta opção ganhou um local de destaque, de forma que possa ser acessada ainda mais facilmente a qualquer momento, assim que você abrir o seu aplicativo.
Ao clicar na opção do Pix, você será redirecionado para a tela de cadastro de sua chave. Neste momento você poderá escolher qual chave você deseja cadastrar, pois existe a opção de utilizar diferentes informações como chave do Pix, como o número de seu CPF, o número de seu telefone celular, ou até mesmo o seu e-mail.
Embora pareça algo sem importância, a chave escolhida será diretamente ligada à sua conta bancária, e não poderá ser utilizada em outra instituição financeira, caso você tenha mais de uma conta. Assim, é indicado que e escolha qual chave deseja utilizar de acordo com a forma como você utiliza a conta em seu dia a dia para enviar ou receber dinheiro.
Com a chave escolhida, basta clicar sobre esta opção e, em seguida, clicar na opção de cadastrar chave do Pix. A partir deste momento você poderá enviar dinheiro para qualquer pessoa que utilize o Pix, ou receber transferências informando apenas a sua chave do Pix para que o dinheiro seja inserido diretamente em sua conta, em até dez segundos depois de realizado o Pix.
Caso você deseje cadastrar mais de uma chave do Pix em uma mesma conta bancária, basta acessar novamente a opção do Pix dentro de seu aplicativo financeiro e clicar sobre a opção da nova chave a ser cadastrada. Vale ressaltar, no entanto, que existe um limite de cinco chaves que podem ser cadastradas em uma única conta bancária de pessoa física, enquanto contas de empresas e pessoas jurídicas podem contar com até 20 chaves diferentes do Pix.
Saiba como utilizar o Pix com uma chave aleatória
Mesmo com uma facilidade muito grande para se cadastrar uma chave do Pix, o que não leva mais do que alguns segundos, é possível que você deseje, ou prefira utilizar este serviço sem fazer o cadastro de uma chave. Embora não seja o mais recomendado, isso é completamente possível, e garante a mesma facilidade e segurança para as suas transações financeiras.
Neste caso, você precisa acessar o aplicativo de seu banco e clicar sobre a opção do Pix em seu menu, da mesma maneira que faria para cadastrar uma chave, como nos passos anteriores. Entretanto, abaixo das opções de cadastrar suas chaves há a alternativa de utilizar uma chave aleatória, caso você não tenha ou não deseja fazer este cadastro.
Ao optar por este tipo de chave, você poderá utilizar um código alfanumérico gerado pelo próprio Banco Central, que estará disponível apenas para uma única transação financeira, seja para receber ou enviar dinheiro. Assim, depois de utilizado, este código perde a validade e não pode mais ser compartilhado para que outras pessoas lhe enviem dinheiro.
Outra alternativa é o uso de um código visual, um QR Code dinâmico, que também possui a validade de apenas uma transação financeira. Seu funcionamento é idêntico ao da chave alfanumérica, e deve ser lido por quem deseja lhe enviar dinheiro ou fazer um pagamento.
Em qualquer um destes tipos de chaves aleatórias, todos os seus dados pessoais são mantidos completamente confidenciais, o que lhe garante total segurança para as suas transações financeiras e praticamente elimina as chances de tentativas de fraudes contra você.
Agora que você sabe como é fácil realizar o cadastro de suas chaves no Pix, ou mesmo utilizar esta ferramenta com chaves aleatórias, faça agora mesmo o seu cadastro no aplicativo de seu banco e garanta uma facilidade muito maior na próxima vez em que precisar enviar ou receber dinheiro.
Desse modo, em apenas alguns segundos você poderá garantir segurança, agilidade e facilidade para o seu dia a dia, de modo que não precise mais aguardar longas horas ou dias para receber seu dinheiro, ou ter pagamentos feitos por você confirmados pelas pessoas de destino, graças à funcionalidade do Pix e o cadastro de suas chaves.
Se você deseja saber ainda mais sobre o Pix, suas facilidades, benefícios e modo de uso, acesse a página da AnjoCred e acompanhe nossas publicações sobre este e muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro, como a realização de empréstimos e financiamentos, consórcios, seguros, cálculos de taxas de juros e muito mais.
Isso lhe permitirá ter um controle muito maior sobre o seu dinheiro, uma utilização mais consciente de seu orçamento e até mesmo começar a fazer investimentos de acordo com a sua realidade financeira. Além disso, você ainda poderá evitar todos os problemas relacionados a dívidas e inadimplência!