Entenda como funciona o empréstimo para negativado

Um dos problemas mais comuns para muitas pessoas atualmente é o acúmulo de dívidas, que fazem com que se tenha o nome negativado em órgãos de proteção ao crédito. Isso acontece para que outras empresas não liberem crédito a clientes que tenham dívidas pendentes e evita que estas empresas sejam vítimas de inadimplência por parte de seus clientes.

pessoa dinheiro

Desta maneira, ter o nome negativado é um problema bastante comum, uma vez que o número de pessoas endividadas no Brasil é muito grande. Além disso, existem outras consequências negativas, como a impossibilidade de se conseguir acesso a serviços financeiros, os quais poderiam ser de grande utilidade para uma reorganização financeira.

Entre estes serviços que se tornam mais difíceis de serem obtidos, se destaca o empréstimo financeiro. Porém, existe uma alternativa que pode ser de grande utilidade para as pessoas que tenham o nome sujo, que é o empréstimo pessoal para negativado, que pode, também, ser chamado de empréstimo pessoal com restrição em algumas empresas e instituições financeiras.

Esta possibilidade de conseguir dinheiro emprestado é bastante atrativa, pois é uma forma de que as pessoas endividadas tenham acesso a quantias que lhes permitam quitar as suas dívidas e limpar o seu nome, com a possibilidade de reorganizar a sua vida financeira.

No entanto, é preciso que se entenda, antes de recorrer a este tipo de serviço, que o empréstimo para negativado não é idêntico aos demais tipos de empréstimos oferecidos pelas empresas credoras a seus clientes. Assim, é preciso que se conheça as características deste serviço, para realizar um melhor planejamento financeiro e utilizar o empréstimo da melhor maneira possível para a sua realidade financeira.

O funcionamento do empréstimo para negativado

O funcionamento do empréstimo para negativado, em si, não apresenta grandes diferenças com a realização de qualquer outro tipo de empréstimo, com o processo de solicitação, análise de crédito, liberação do dinheiro e pagamento com o acréscimo da taxa de juros.

A diferença é que este tipo de empréstimo possui características distintas em cada etapa deste processo, o que faz com que se tenha um resultado que possibilita o acesso ao serviço para as pessoas negativadas no mercado.

A primeira diferença é que o empréstimo para negativado possui uma análise de crédito muito mais facilitada, que não indefere o pedido de empréstimo para pessoas que estejam com o nome sujo. Justamente por isso é que esta alternativa é bastante procurada por quem deseja quitar as suas dívidas, mas precisa de dinheiro extra, além de seu orçamento, para conseguir fazer estes pagamentos.

Assim, as chances de aprovação do seu empréstimo para negativado são muito altas, com poucas chances de que o pedido seja negado. Porém, existe um outro detalhe que deve ser conhecido pelos clientes antes que busquem por este serviço, que é a limitação dos valores que podem ser obtidos nesta modalidade de empréstimo.

Como as empresas credoras emprestarão dinheiro a pessoas que possuem um histórico ruim de pagamentos, é preciso que busquem por maneiras de minimizar o risco de prejuízo em casos de inadimplência. Assim, ao emprestar valores mais reduzidos, o seu prejuízo não será tão grande caso o cliente não arque com o pagamento de sua dívida.

Isso torna necessário que se tenha um planejamento financeiro ainda mais detalhado a respeito de como o dinheiro deste empréstimo será utilizado para que você possa reorganizar a sua vida financeira, uma vez que a quantia obtida não será tão elevada.

No caso de clientes que tenham dívidas muito altas, e que não possam ser quitadas com o empréstimo para negativados, esta pode não ser uma boa alternativa, pois iria apenas gerar mais um débito a ser pago mensalmente, com um comprometimento ainda maior de seu orçamento, o que lhe colocaria em uma situação ainda mais complicada financeiramente.

Por fim, o empréstimo para negativado ainda possui duas características que o diferenciam dos demais em sua forma de pagamento. Primeira delas é que o parcelamento deste débito não costuma ser tão longo quanto os demais empréstimos tradicionais.

De uma maneira geral, os empréstimos para negativados possuem um pagamento parcelado em 12 ou 24 vezes, de forma que o cliente deva quitar o seu débito em um prazo muito mais curto em relação a outros empréstimos, que podem chegar a parcelas divididas em 60 meses.

Além disso, ainda existe o fator da taxa de juros do empréstimo para negativado, que é mais alta do que nos demais serviços semelhantes. Isso significa que o empréstimo para negativado é um serviço mais caro do que os empréstimos tradicionais, o que fará com que o cliente gaste mais dinheiro para conseguir quitar esta dívida.

A taxa de juros mais alta se deve ao fato de que, ao emprestar dinheiro para pessoas com um histórico ruim de pagamentos, as empresas credoras assumem um risco maior de prejuízo, pois os clientes já apresentam um passado com inadimplência.

Desta maneira, para compensar o risco assumido por estas empresas, a taxa de juros mais elevada faz com que se tenha um retorno financeiro maior. Isso significa que as empresas credoras terão um lucro maior ao emprestar dinheiro para negativados, em comparação com o seu lucro com os empréstimos tradicionais.

Isso acontece para que seja atraente às empresas credoras seguir com a oferta de serviço aos clientes que possuem o nome sujo no mercado, pois sem esta compensação financeira, o risco de oferecer este tipo de empréstimo não valeria a pena na visão das empresas credoras e instituições financeiras.

Com todas estas características e um funcionamento diferente dos demais empréstimos, o empréstimo para negativado deve ser visto como uma alternativa para que se possa melhorar a sua vida financeira com uma reorganização pontual, e não como um serviço que deva ser utilizado de maneira contínua.

Agora que você conhece melhor o empréstimo pessoal para negativado, avalie se este serviço pode ser positivo para você e faça um bom planejamento financeiro. Se chegar à conclusão de que é uma boa alternativa, busque pelas empresas credoras que oferecem esta modalidade de empréstimo com as melhores condições de pagamento.

Para saber ainda mais sobre o empréstimo pessoal para negativado e todas as demais modalidades de empréstimos oferecidas atualmente pelas empresas credoras, visite a página da AnjoCred, leia nossos artigos e acompanhe as nossas publicações para se aprofundar neste e em muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, como financiamentos, consórcios, seguros, cartões de crédito e educação financeira em geral.

Desta forma você poderá saber como cuidar melhor do seu dinheiro e encontrar maneiras de investir, para conseguir fazer com que o seu dinheiro renda muito mais e lhe permita se manter longe de qualquer tipo de problema relacionado às dívidas, por exemplo!