Entenda como funciona o empréstimo pessoal com cheque pré datado

Você se lembra de quando o cheque era uma forma de pagamento bem recorrente nas suas compras? Com o passar do tempo foram surgindo outras opções de crédito, como o cartão, e o cheque caiu um pouco em desuso. Mas por mais que pareça que ele não seja mais utilizado, é ainda uma boa opção para pagamentos em grandes valores, sendo também uma das opções de pagamento de empréstimo.

O empréstimo é uma forma de crédito rápido e que muitas pessoas recorrem a ele na hora de uma situação emergencial, sendo já utilizado há muito tempo e mesmo com as outras opções disponíveis no mercado hoje, é a opção mais procurada. Existem diferentes modalidades, desde empréstimo pessoal comum até empréstimo online, empréstimo para autônomos e empréstimo para negativados.

Além das diferentes modalidades, é possível encontrar também diferentes formas de pagamento, como o desconto direto da conta bancária, talão, veículo como garantia, e o pagamento com cheque pré-datado, do qual vamos tratar nesse artigo. Quer saber como funciona o empréstimo com cheque pré-datado? Então, é só continuar lendo esse post!

Empréstimo com cheque pré-datado: como funciona?

O empréstimo com cheque pré-datado é uma boa opção para quem não quer envolver os seus bens pessoais como garantia. Nesse modelo, utiliza-se as folhas de cheque como garantia do pagamento do empréstimo. O contratante preenche as folhas de cheque com as datas escolhidas para o pagamento das parcelas e a instituição financeira deposita cada uma das folhas, nas datas pré-definidas.

Dessa forma, o valor do empréstimo pode ser dividido em várias vezes, de acordo com a quantidade de folhas disponíveis no talão. No entanto, é importante conversar com a instituição na qual está negociando o empréstimo, pois cada possui as suas próprias regras e quantidade máxima de parcelas.

De modo geral, considerando a quantidade de folhas de cheque de um talão, o empréstimo com cheque pré-datado pode ser dividido de 3 até 36 vezes, mas como apontamos anteriormente, a quantidade de parcelas depende da instituição e do valor emprestado. É importante que, ao escolher essa modalidade, o contratante tenha um bom controle da sua conta bancária, afinal, será necessário ter o dinheiro para o pagamento em conta nos dias estabelecidos.

Uma vez que a instituição faça o depósito e o cheque não tenha fundos, serão cobrados juros por atraso e, caso o não-pagamento se estenda, é possível ter o nome negativado.

As taxas do empréstimo com cheque pré-datado

Quando falamos em empréstimo, uma das preocupações é em relação às taxas de juros, afinal, o desejo é encontrar alguma alternativa em que se tenha menores taxas. O empréstimo pessoal com cheque pré-datado não é a opção que tem as taxas mais baixas do mercado, afinal, por mais que se tenha as folhas de cheque como pagamento, a instituição que fornece o empréstimo não tem total garantia do pagamento, pois o cheque pode estar sem fundo.

Dessa forma, as taxas de juros do empréstimo pessoal com cheque pré-datado são mais altas do que as outras opções de empréstimo pessoal online, mas não são maiores, por exemplo, do que as do empréstimo para negativados. Além disso, não há nem como comparar com as taxas extremamente altas das outras opções de crédito, como as do cartão.

O que é preciso para solicitar um empréstimo pessoal com cheque pré-datado

Para solicitar esse tipo de empréstimo, há dois requisitos básicos que valem para praticamente todas as instituições: ter as folhas de cheque e ter o nome limpo, ou seja, não estar na lista dos negativados dos órgãos de proteção ao crédito. Além disso, podem surgir outras exigências exclusivas da instituição.

É possível fazer empréstimo pessoal com cheque pré-datado com nome negativado?

Até algum tempo, era praticamente impossível conseguir qualquer tipo de empréstimo com o nome negativado, mas hoje, várias instituições oferecem condições para quem está com o nome sujo. Dentre as possibilidades, existem algumas financiadoras que permitem o empréstimo pessoal com cheque pré-datado para quem está nessa condição. No entanto, nestes casos, é preciso utilizar o cheque que esteja no nome de um terceiro, e este, precisa estar com o nome limpo.

Nessa condição, o terceiro que disponibiliza o cheque para o empréstimo entra como fiador. Apesar de ser mais difícil, você pode encontrar algum amigo ou familiar que aceite ser o seu fiador e ofereça as folhas de cheque para você fazer o empréstimo.

Vantagens de optar pelo empréstimo pessoal com cheque pré-datado

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo pessoal com cheque pré-datado, confira quais são as vantagens de optar por essa modalidade:

1 – Agilidade na contratação – a primeira vantagem é que, ao encontrar uma instituição que permita fazer empréstimo utilizando cheque pré-datado, todo o processo acontece de forma mais rápida e sem tanta burocracia. A contratação é bem rápida e você tem o dinheiro em sua conta em até 24 horas depois da aprovação.

2 – Taxas que cabem no seu orçamento – como falamos anteriormente, as taxas do empréstimo pessoal com cheque são acessíveis e bem menores do que as demais alternativas de crédito, o que garante mais tranquilidade na hora de pagar as parcelas e menos aperto no seu orçamento.

3 – Empréstimo de valores maiores – outra vantagem dessa modalidade de empréstimo é que é possível conseguir um valor maior, dependendo da sua condição financeira e das folhas disponíveis. Como a instituição consegue ter uma garantia de pagamento (mesmo que não seja tão certa assim), ela pode liberar um valor maior.

Cuidados ao escolher pelo empréstimo pessoal com cheque pré-datado

Assim como em todas as demais modalidades de empréstimo, é preciso tomar alguns cuidados para que essa escolha não se torne um verdadeiro problema.

O primeiro cuidado é o planejamento da sua vida financeira. Antes de dar entrada no pedido, faça uma avaliação das suas dívidas e saiba quanto exatamente precisa. Não é porque você está fazendo um empréstimo que pode pegar o valor maior disponível, pois isso gerará um desequilíbrio na sua renda e causará ainda mais dívidas. Além de identificar o valor exato, você também deve avaliar os seus ganhos para saber qual o valor das parcelas que você poderá pagar.

Outro cuidado é fazer um planejamento financeiro a longo prazo, pois será preciso ter o dinheiro para o pagamento na conta nos dias definidos, caso contrário, a instituição poderá protestar o seu cheque e você ficará com o nome negativado.

Por fim, é preciso cuidado para não cair em nenhum golpe. Por isso, certifique se está tratando com uma empresa confiável, pois depois de assinar o contrato e entregar as folhas de cheque preenchidas, não há mais como voltar atrás.

E você, já pensou em fazer um empréstimo com cheque pré-datado? Quer saber mais sobre outras modalidades de empréstimo? Acesse nosso site: AnjoCred!