4 estados brasileiros que são os melhores em finanças

Quando se pensa em finanças, é bastante comum que se costume imaginar primeiramente a economia familiar ou pessoal, na qual cada pessoa controla seus gastos, determina como pode fazer investimentos e buscar um caminho que leve a uma melhor saúde financeira. Entretanto, é preciso que se pense, também, que isso pode representar a realidade de muitos estados brasileiros.

finanças

Ou seja, assim como as pessoas, os estados possuem um histórico financeiro e devem encontrar maneiras de conseguir se manter bem financeiramente, longe das dívidas e com a possibilidade de um cenário financeiro positivo.

Em geral, muitos estados brasileiros conseguem, embora tenham dificuldades, manter um cenário financeiro positivo, diferentemente do que muitas pessoas imaginam, uma vez que se tornou popular a ideia de que o país está quebrado financeiramente e que isso reflete na realidade dos estados. Ao contrário disso, muitos estados brasileiros podem se orgulhar de ter um cenário, se não muito positivo, ao menos regular de acordo com as suas finanças.

Certamente, a pandemia causada pelo Coronavírus em 2020 fez o cenário financeiro dos estados brasileiros ser afetado, no entanto, mesmo com esta dificuldade, ainda existem estados que se destacam neste quesito, de forma que tenham finanças bem equilibradas e possam apresentar um balanço positivo neste aspecto.

Dessa maneira, para tornar mais fácil a compreensão a respeito deste ponto, confira a seguir quais são alguns dos melhores estados brasileiros em finanças:

– São Paulo

O estado de São Paulo é um dos que apresentam melhores resultados em termos de finanças em todo o Brasil, uma vez que possui um dos principais polos comerciais e econômicos do país na região metropolitana de sua capital.

Entretanto, o desempenho financeiro do estado de São Paulo vai muito além disso, pois o seu interior também é muito desenvolvido financeiramente, de modo que a economia local seja ainda mais impulsionada. Por muito tempo, a disparidade da economia paulista para com outros estados foi ainda maior, de modo que o número de pessoas que se mudava para o estado em busca de melhores oportunidades de emprego era muito grande.

Hoje, esta disparidade não existe mais, pois há um equilíbrio muito grande da economia paulista com a de outros estados brasileiros. Mesmo assim, os resultados do estado o colocam entre um dos melhores do Brasil em termos de finanças, e ainda com uma boa oferta de trabalho aos moradores de sua cidade e diversos benefícios decorrentes desta característica.

– Pará

Um estado que muitas vezes pode ser deixado de lado quando se pensa em finanças, o Pará deve começar a receber mais atenção, especialmente após o período de pandemia, pois além de ser um estado que possui uma economia bastante diversificada e que lhe permite uma recuperação mais rápida neste aspecto.

Em especial, a indústria de alumínio que possui uma boa parcela de responsabilidade sobre a economia paraense pode ser um fator decisivo para isso, uma vez que não sofreu grandes perdas em decorrência do período de recessão do último ano.

Além disso, o estado do Pará é um grande exportador de produtos naturais, o que permite a este estado se manter em uma constante financeira muito tranquila, de forma que não sofra com as dificuldades financeiras que atingem a muitos estados em que estes recursos podem não ser tão abundantes quanto no norte brasileiro.

Assim, quando se pensar em estados brasileiros que possuam um bom cenário financeiro, o estado do Pará deve ser um dos apontados como líderes neste quesito, atualmente.

– Mato Grosso do Sul

Outro estado que pode surpreender a algumas pessoas em termos de cenário financeiro, o Mato Grosso do Sul é outro dos líderes financeiros no Brasil. Isso é bastante impulsionado pela atividade agropecuária desenvolvida em seu território, uma vez que muitas empresas líderes de mercado neste segmento possuem sua produção em fazendas localizadas nesta região.

Além disso, pela proximidade com outros centros comerciais, como o estado de São Paulo, por exemplo, Mato Grosso do Sul possui um atrativo natural a empresas e indústrias, que podem distribuir mais facilmente seus produtos a outros centros econômicos do país.

Por estes motivos, Mato Grosso do Sul é um estado que possui um crescimento bastante ascendente nos últimos anos, de forma que pode, hoje, figurar entre os melhores estados brasileiros em finanças. Mesmo as dificuldades dos últimos anos não devem ser suficientes para fazer com que o estado venha a sofrer no cenário financeiro, pois a maior parte de suas produções não teve grandes efeitos negativos.

– Goiás

Mais um estado que possui uma economia impulsionada pela atividade agropecuária, Goiás é outro estado que pode figurar em uma lista dos estados brasileiros com melhores finanças. No entanto, o estado passou por algumas graves crises financeiras em décadas não muito distantes, o que faz o seu caso ser analisado com maior critério.

Desse modo, entre os estados brasileiros com maior destaque financeiro, é importante que se tenha a ressalva de que Goiás ainda pode representar uma dúvida um pouco maior.

Isso, porém, não deve desqualificar a importância que o estado possui, uma vez que é o principal responsável pelo abastecimento do mercado nacional em diversos produtos de origem agropecuária, uma vez que seu território é repleto de fazendas e indústrias voltadas a este setor.

Obviamente, outros estados e o próprio Distrito Federal merecem menção em termos de economia, mas pelas dificuldades enfrentadas atualmente e um cenário um pouco mais duvidosos, ou mesmo desafiadores, há uma diferença de patamar entre estes citados anteriormente.

Além disso, quando se diz respeito à economia e finanças, qualquer mudança no cenário nacional pode ocasionar mudanças que impactem a forma como os estados brasileiros lidam com este aspecto. Desta forma, a única certeza que se pode ter é de que estados com maior cuidado financeiro possuem chances maiores de passar por situações adversas sem sofrer tanto quanto os demais, o que torna ainda mais importante o controle financeiro destas unidades federativas.

Se você deseja acompanhar ainda mais os resultados financeiros dos estados, uma boa alternativa é a de acompanhar os relatórios divulgados pelas secretarias estaduais, bem como balanços financeiros fornecidos pelos representantes de cada um dos estados brasileiros.

Para saber ainda mais sobre as finanças estaduais e federais, bem como muitos outros assuntos referentes à economia nacional e como as dificuldades atuais impactam o setor financeiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados.

Você poderá encontrar conteúdo sobre como cuidar melhor de seu dinheiro, saber como controlar os seus gastos, distribuir melhor o seu orçamento e minimizar os riscos de problemas financeiros, especialmente aqueles relacionados ao acúmulo de dívidas e a inadimplência!