Quem já precisou de empréstimo há alguns anos, sabe muito bem que dava até vontade de desistir só de pensar no tempo perdido dentro do banco para conseguir falar com o gerente e solicitar o dinheiro. Além disso, o processo era bem burocrático parar conseguir a aprovação de crédito.
Felizmente essa não é mais a realidade, hoje em dia é muito mais fácil e principalmente, muito mais rápido conseguir um empréstimo pessoal, sem grandes empecilhos e sem sair de casa. Sim, é isso mesmo que você leu: sem sair de casa. Com o grande avanço da internet e toda a facilidade que ela proporciona cada dia mais, é possível solicitar um empréstimo pessoal através de um computador ou até mesmo do seu celular.
Quer saber como funciona e se é realmente rápido? É só continuar lendo esse artigo!
O empréstimo pessoal online é realmente rápido?
A palavrinha mágica “online” já diz tudo e resume toda a nossa explicação, mesmo assim, vamos lá! Pense bem quanto tempo você levaria para ir em pelo menos três agências ou financiadoras para pesquisar o valor das taxas de juros e entender as formas de pagamento dos empréstimos, pensou?
Bem, a resposta varia, mas pelo menos um dia inteiro. Levando em consideração que o atendimento dos bancos e instituições financeiras costumam ser bem demorados.
Pois agora, pense quanto tempo você gasta para acessar três sites diferentes? Não há nem como comparar, não é mesmo? Aliás, você pode acessar os três ao mesmo tempo e comparar as informações com muito mais agilidade. Então, não há como negar que o empréstimo pessoal online é extremamente rápido.
O que você precisa saber é que alguns fatores podem interferir e fazer com que você leve algum tempo a mais, mas de modo geral, o empréstimo pessoal online é bem rápido. Por exemplo, se você é autônomo e não tem um comprovante de renda, esse é um fator que fará com que você leve mais tempo para encontrar uma instituição que ofereça crédito para autônomos. Da mesma forma acontece se você tiver o nome negativado.
Um dos procedimentos básicos das agências e financiadoras é a consulta ao Serviço de Proteção de Crédito, o SPC e o Serasa. Se o seu CPF estiver negativado, você precisará encontrar uma opção de crédito que aceite essas condições, o que não é impossível, mas que exige uma pesquisa maior.
Já que falamos em nome negativado e autônomos, vamos aproveitar para elencar uma das principais vantagens do empréstimo pessoal online, além da rapidez. Antes, quem tinha o nome sujo ou não possuía um comprovante de renda, não conseguiria ter um empréstimo aprovado. Hoje, com a facilidade da internet, essas pessoas não só podem como recebem propostas bem atraentes das financiadoras, tendo a chance de melhorar a sua vida financeira e colocar as contas em dia.
Como conseguir empréstimo pessoal online rápido
Agora que você já sabe que é possível conseguir um empréstimo pessoal online rápido, confira algumas dicas de como agilizar esse processo:
- Procure pela sua agência – se você tem uma conta corrente em alguma agência, já está dois passos à frente. O que você precisará fazer é entrar em contato, por meio do site, e solicitar o empréstimo. Como a agência já tem os seus dados, ela já terá, de contrapartida, uma proposta de crédito pré-aprovado para você, com base nas movimentações de entrada e saída de dinheiro da sua conta. Na maioria das vezes, esse crédito é suficiente e então é só confirmar o seu pedido e aguardar o contrato. Depois do contrato assinado, você terá o dinheiro do empréstimo na sua conta em questão de horas. Sim, em algumas horas você receberá o valor na sua conta.
- Procure referências – se você quer encontrar uma outra opção de empréstimo pessoal online que não seja de uma agência, procure referências com os seus conhecidos. É claro que você pode fazer uma pesquisa diretamente na internet, mas assim você encontrará uma infinidade de opções e terá que gastar um tempo para selecionar as mais interessantes.Ao pegar referência com algum amigo ou familiar que já tenha feito um empréstimo pessoal online, você tem a segurança de que se trata de um negócio confiável. Afinal, se deu certo com o seu conhecido, não se trata de um golpe.
- Tenha todos os documentos em mãos – por mais que o empréstimo pessoal online seja uma facilidade, você ainda terá que passar por uma parte burocrática, que é o envio dos documentos e a espera pela aprovação. Esse processo é bem mais rápido, mas acontece. Para agilizar, você pode deixar os seus documentos preparados para apenas encaminhar via e-mail quando forem solicitados. Os documentos essenciais são: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda. Dependendo da instituição, podem ser solicitados outros documentos, mas se você estiver com esses preparados, já estará adiantado.
- Separe um tempo para a negociação – por mais que o empréstimo pessoal online possa ser solicitado a qualquer momento, de qualquer lugar, inclusive do seu ambiente de trabalho, separe alguns minutos para se dedicar apenas à negociação. Assim que você solicitar a avaliação de crédito, um atendente será responsável por se comunicar com você, por isso, se você estiver em outra atividade pode ser que esse processo seja mais demorado. Vale a pena separar alguns minutinhos para se dedicar e agilizar o processo.
Cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal online
Sabe aquele ditado de que a pressa é a inimiga da perfeição? Então, faz todo o sentido aqui. Por mais que se trate de uma negociação mais rápida e prática devido à internet, você deve se lembrar que está entrando em uma dívida, e que está assumindo taxas extras para pagar nos próximos meses.
Portanto, nesse caso, a pressa pode fazer com que você não encontre a melhor alternativa e pior, acabe caindo em um golpe. A desvantagem da internet, é justamente, o aumento do número de golpistas que se aproveitam de um momento e de um voto de confiança para atrair vítimas.
É claro que se você tomar os cuidados, como pesquisar a credibilidade da instituição, você não será alvo, mas se deixar passar despercebido, pode ser mais uma vítima desses golpistas. Por isso, não deixe de pesquisar a credibilidade da instituição antes de assinar o contrato e verifique se a empresa realmente existe.
Só assine o contrato quando realmente tiver certeza de que encontrou a melhor alternativa e de que está negociando com uma instituição séria e confiável. Quer saber mais sobre como verificar a credibilidade de uma empresa? Acesse: AnjoCred e confira nossos outros conteúdos!