Finanças pessoais: como colocar suas contas em ordem?

Um dos maiores desafios para qualquer pessoa é manter as suas finanças pessoais bem controladas, de modo que não se tenha problemas como o acúmulo de dívidas ou a inadimplência, consequentemente. Em muitos casos, isso pode ser visto como um desafio por conta do desconhecimento de algumas formas de lidar com o dinheiro.

Desta forma, é essencial que se busque ampliar o seu conhecimento de finanças pessoais, para que se possa manter a sua vida financeira equilibrada e usufruir de todos os benefícios que isso pode lhe proporcionar. E, diferente do que muitas pessoas podem imaginar, existem algumas ações simples para colocar as suas contas em ordem, que são facilmente aplicáveis ao cotidiano de todas as pessoas.

Para tornar isso ainda mais fácil, confira a seguir quais são as maneiras mais simples de conseguir colocar as suas contas em dia e controlar melhor as suas finanças pessoais:

1. Identifique qual a sua realidade financeira

O primeiro passo para que se possa conseguir controlar as suas contas e cuidar melhor de suas finanças pessoais é a identificação da sua realidade financeira. Em um primeiro momento, isso pode parecer algo pequeno, ou muito simples, mas a realidade é que pode ser uma mudança significativa para que se possa identificar problemas em sua vida financeira.

Isso acontece por conta do fato de que muitas pessoas podem desconhecer a sua realidade financeira, e julgar que tenham condições melhores do que as que realmente possuem. Desta forma, é comum que haja um gasto excessivo e um comprometimento ainda maior de seu dinheiro, o que pode facilitar a obtenção de dívidas mais altas e difíceis de serem pagas.

Assim, o ideal é que se pare por um momento para analisar toda a sua condição financeira de forma detalhada, com a observação de todas as suas fontes de renda, suas reservas e as dívidas existentes. A partir disso, poderá existir uma visualização muito mais completa da sua realidade financeira, para que você passe a utilizar o dinheiro de forma mais correta.

2. Comece a anotar todas as suas ações financeiras

Algo que pode atrapalhar a manutenção do controle de suas contas e das finanças pessoais, de forma geral, é a falta de controle a respeito da forma como o seu dinheiro é utilizado. Ou seja, são feitas muitas compras pequenas ao longo do mês, as quais podem acabar esquecidas após algum tempo, mas que impactam de forma significativa o seu orçamento e prejudicam o seu controle financeiro.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso que se mudem os seus hábitos, para que passe a fazer anotações a respeito de todas as suas ações financeiras, até mesmo as menores e que podem parecer insignificantes, mas que, quando somadas, ganham importância. Com isso, será possível observar quais ações consomem mais o seu orçamento, e modificar isso a longo prazo, com o corte de gastos desnecessários, por exemplo.

Isso pode ser feito, também, de uma forma tecnológica, para que haja uma facilidade ainda maior no acompanhamento do uso de seu dinheiro. Atualmente, diversos aplicativos oferecem esta funcionalidade, alguns até mesmo com a atualização automática de acordo com o uso do dinheiro em sua conta bancária ou de seus cartões, para que não haja qualquer risco de esquecimento na identificação do destino de seu dinheiro.

3. Monte uma reserva de emergência

Um problema que leva muitas pessoas a perderem o controle de suas contas e enfrentarem muitos problemas em suas finanças pessoais são os imprevistos, como problemas de saúde ou acidentes, por exemplo, que podem requerer o uso de dinheiro para que sejam solucionados. Isso impacta diretamente o seu orçamento, de forma que o dinheiro precise ser retirado de outras contas para cobrir esta necessidade, e gera o acúmulo de dívidas.

Uma forma simples de evitar esse tipo de problema, e te ajudar a manter um maior controle de suas contas, é com a utilização de uma reserva de emergência. Esta reserva é uma determinada quantia que fica guardada para que seja utilizada apenas em momentos de emergência, como os mencionados anteriormente, para que não seja preciso desfalcar o seu orçamento regular.

A formação da reserva de emergência é bastante simples, e pode ser feita com o simples ato de guardar um determinado valor todos os meses, até que se tenha formado a sua reserva. Alguns investimentos permitem que o dinheiro seja mantido guardado de forma separada, além de oferecer rendimento, para que se consiga ter um valor ainda maior quando necessário.

4. Negocie suas dívidas

Infelizmente, as dívidas são um problema bastante comum na vida de muitas pessoas, e podem gerar imensa dificuldade no controle de suas contas, uma vez que podem consumir parcelas significativas de seu orçamento. No entanto, mesmo as pessoas endividadas podem, sim, reassumir o controle de suas finanças pessoais e controlar melhor as suas contas.

Mais do que uma possibilidade, isso é algo essencial para que estas pessoas possam se livrar das dívidas e conseguir voltar a ter uma vida financeira muito mais saudável. O primeiro passo para isso é a realização da negociação de suas dívidas com as empresas credoras, para que este pagamento possa ser mais facilitado.

Em muitos casos, as empresas credoras oferecem condições muito facilitadas a clientes que queiram negociar as suas dívidas. Muitas empresas oferecem, por exemplo, o perdão dos valores de multas e juros, além de permitirem o pagamento parcelado dos valores devidos, para que isso seja ainda mais acessível a seus clientes.

5. Estabeleça metas de economia a serem atingidas

Para complementar as ações que podem te ajudar a controlar melhor as suas contas, também devem ser mencionadas as metas de economia. Estas metas podem auxiliar a poupar o seu dinheiro, para que possa conseguir cumprir objetivos e ter mais dinheiro disponível em seu dia a dia.

Porém, para que as metas de economia sejam, de fato, efetivas, é muito importante que se estabeleça metas que estejam dentro de sua realidade financeira. Objetivos irreais podem fazer com que se tenha um efeito oposto, e gere um desânimo em sua intenção de economizar dinheiro.

Agora que você sabe como controlar melhor as suas contas, para que possa ter uma vida financeira mais tranquila e saudável, coloque isso em prática e se livre, de uma vez por todas, dos problemas relacionados às dívidas e à falta de dinheiro.

Para saber como cuidar ainda melhor de suas contas, conhecer estratégias de investimento e muitos outros temas relacionados ao universo financeiro, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações, para que possa conseguir ter uma relação ainda melhor com o seu dinheiro e evitar quaisquer tipos de dificuldades ou problemas!