Guia passo a passo para organizar sua finanças pessoais

Um desejo comum a muitas pessoas é o de conseguir organizar as suas finanças pessoais, pois isto permite um melhor controle de gastos e a visualização de sua realidade financeira, o que evita os gastos desnecessários e o acúmulo de dívidas, que traz consigo a negativação do nome e a impossibilidade de conseguir crédito no mercado, por exemplo.

Porém, também é comum que muitas pessoas não consigam manter a organização de suas finanças pessoais, o que as leva a um gasto descontrolado, fora de suas possibilidades financeiras e, consequentemente, à inadimplência e o nome sujo, com uma série de restrições que podem trazer muitos prejuízos e complicações no futuro.

Muitas destas pessoas afirmam, como forma de explicar a sua complicação financeira, que manter uma organização é uma tarefa muito complicada e difícil de se colocar em prática. Isto, no entanto, é algo que conta cada vez menos com alguma verdade, pois com a educação financeira em pauta de forma cada vez mais destacada, manter uma boa organização financeira é algo cada vez mais simples e acessível, que pode ser feito por qualquer pessoa que deseje, realmente, estruturar suas finanças e se livrar de vez das dívidas.

Além disso, existem alguns passos bastante simples que podem ser colocados em prática para que se tenha uma boa organização de suas finanças pessoais, de modo que se possa retomar as rédeas sobre sua vida financeira e evitar qualquer problema relacionado às dívidas e suas terríveis consequências, como os juros e a negativação de seu nome.

O passo a passo para conseguir organizar as suas finanças pessoais

Confira a seguir os passos necessários para que você possa organizar as suas finanças pessoais de forma fácil e rápida e obter melhores resultados com seu orçamento pessoal:

1 – Conheça a sua realidade financeira

O primeiro passo para conseguir organizar suas finanças pessoais é saber exatamente qual é a sua realidade financeira. Sem nenhuma organização, é muito fácil que algumas pessoas desconheçam a sua real situação, por exemplo, com mais dívidas acumuladas do que imaginam e um poder de compra bem reduzido.

Assim, para dar início à sua organização de finanças pessoais, anote todos os seus rendimentos, seu saldo bancário atual, os seus gastos, dívidas, sem se esquecer de nenhum detalhe, para que assim possa saber qual será o seu ponto de partida para melhorar a sua condição financeira em curto, médio e longo prazo a partir desta organização pessoal.

2 – Escolha uma plataforma para anotar os seus dados financeiros

Para que se consiga organizar as suas finanças pessoais, é preciso que todos os seus dados sejam anotados constantemente, desde o seu salário recebido, saldo anterior, bem como os gastos diários e mensais. Assim, há uma atualização constante de informações que deve ser registrada para que você não se perca em sua organização financeira.

Desta forma, é necessário também que se escolha uma plataforma na qual você se sinta confortável em trabalhar, pois você estará constantemente em contato com esta plataforma. Ao se sentir mais confortável, sua atualização será mais facilitada, e a sua organização de finanças pessoais se tornará um hábito de forma muito mais rápida, o que contribui para o sucesso de sua saúde financeira.

3 – Divida as suas informações em categorias antes de registrá-las

Uma das melhores dicas para que se consiga organizar as suas finanças pessoais de forma ainda mais efetiva é fazer a classificação de todas as informações. Embora possa haver outras categorias de acordo com a sua personalização, é fundamental que existam ao menos duas categorias, tanto de gastos quanto de lucros: fixos e variáveis.

Os lucros e gastos fixos são aqueles que você sabe que terá todos os meses, nos lucros o seu salário, enquanto nos gastos entram contas como água, energia, internet, celular, gás, alimentação, combustível, entre outros, de acordo com o seu dia a dia. Já os gastos variáveis, assim como os ganhos, são aqueles que acontecem de forma pontual, ou seja, não são planejados, e representam um gasto a mais em seu orçamento.

Esta divisão contribuirá também para que você identifique o quanto de dinheiro é gasto de forma supérflua, pois gastos desnecessários elevam muito o valor de seus variáveis, e pode comprometer suas contas fixas, as quais possuem uma prioridade maior por se tratar de itens de primeira necessidade.

4 – Atualize seus registros de forma periódica

Para conseguir organizar suas finanças pessoais de forma realmente positiva e para que isto gere mudanças positivas em seu orçamento, é necessário muito mais do que apenas anotar todas as suas despesas e visualizar a sua real condição financeira. É preciso que se tenha um acompanhamento constante de seus registros, que também devem ser atualizados de forma periódica.

Esta atualização periódica é fundamental para que não se deixe escapar nenhuma informação de gastos inesperados ao longo de seus dias, pois é comum que haja algum esquecimento após algum tempo. Assim, o mais recomendado é que sua planilha financeira seja atualizada diariamente, para que esteja sempre de acordo com a sua realidade, de forma que apresente maiores chances de sucesso para a sua organização financeira.

5 – Elimine as suas dívidas

Com o início da organização de suas finanças pessoais, é preciso também que se dê prioridade para as suas maiores dívidas, para que sejam pagas o quanto antes e, assim, parem de acumular juros que consumirão o seu orçamento e prejudicar a sua saúde financeira.

Isto significa que, para que você possa realmente organizar as suas finanças pessoais, é preciso evitar ao máximo a utilização de serviços que tenham uma alta taxa de juros, como os cartões de crédito, por exemplo. Compras a prazo com juros também devem ser eliminadas de seu cotidiano, pois prejudicam muito o seu orçamento e afetam a sua saúde financeira.

Desta maneira, se você já possui alguma dívida em suas planilhas de organização de finanças, estas devem ser as suas prioridades, para que após quitadas você possa começar a realmente economizar e até investir para valorizar ainda mais o seu dinheiro.

Agora que você conhece o passo a passo de como organizar suas finanças pessoais, coloque este conhecimento em prática e comece a cuidar melhor do seu dinheiro para evitar qualquer tipo de problema financeiro que possa comprometer o seu orçamento pessoal ou familiar.

Para saber mais a respeito deste e de outros assuntos referentes ao universo financeiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos outros artigos sobre empréstimos, seguros, financiamentos, taxas de juros, controle de gastos, economia, investimentos e muito mais, que poderão lhe ajudar a valorizar ainda mais o seu dinheiro e a construir uma melhor estabilidade financeira!