Quais os impactos que a pandemia traz para o nosso bolso?

A pandemia causada pelo COVID-19, o Coronavírus, afeta a todas as pessoas de diferentes maneiras, além do óbvio impacto negativo para a área da saúde. Este impacto, no entanto, vai muito mais além, e pode começar a ser sentido logo no início do sistema de quarentena, colocado em prática na busca por um maior controle sobre a forma como o vírus se espalha.

impactos que a pandemia traz para o nosso bolso
Close-up of young woman showing doesn’t has nothing in her jeans pockets on blue background.

Um dos pontos que também será afetado por conta da pandemia do Coronavírus é a economia, com efeitos em todos os setores, desde as bolsas e grandes empresas até o bolso de todas as pessoas. Assim, é preciso saber quais serão os efeitos desta pandemia para saber o que deve ser feito e, mesmo nestes tempos, não enfrentar problemas financeiros ou cometer erros que levem ao acúmulo de dívidas, por exemplo.

Desta maneira, confira a seguir quais são os principais impactos que a pandemia poderá trazer para o seu bolso:

Diminuição de renda em curto prazo

De uma maneira geral, algo que deverá afetar a quase todos os setores será a imposição de menores períodos de funcionamento ou mesmo que algumas empresas passem longos períodos fechados. Isso é de fundamental importância para que se contenha a propagação do vírus e se possam restabelecer as condições normais de convivência, mas também terá um impacto sobre o bolso de todas as pessoas.

Um destes impactos é a diminuição da renda em curto prazo, uma vez que muitas empresas, especialmente as pequenas e regionais, não poderão arcar com o pagamento de todos os seus funcionários. Assim, a diminuição da renda é algo ao qual se deve estar preparado, da mesma forma que a possibilidade de um aumento da taxa de desemprego nestas empresas.

Preços mais elevados em determinados serviços e produtos

Outro ponto que impactará diretamente o bolso de todas as pessoas será o preço de muitos produtos e serviços que poderão sofrer alterações nos próximos meses, com uma elevação maior do que o esperado. Nos primeiros dias de quarentena, por exemplo, houve um aumento no preço de produtos como o álcool em gel, o que pode exemplificar esta situação.

Isso faz com que seja importante que as pessoas se preparem para este possível aumento em outros produtos, com o corte de gastos em itens supérfluos, por exemplo. Desta forma será possível manter seu orçamento sob controle com a compra apenas dos itens realmente necessários, para que se tenha alguma economia durante a pandemia e o período de quarentena.

Menor retorno de investimentos

Algo que se tornou bem mais comum nos últimos anos foram os investimentos financeiros, tanto em renda fixa quanto em renda variável. Estes investimentos proporcionam uma maior tranquilidade financeira às pessoas, seja para o uso de seu dinheiro ou para a composição de uma reserva de emergência, por exemplo.

Porém, a pandemia também afetará o retorno que estes investimentos podem render às pessoas que optam por sua realização. Isso porque, com a constante queda de bolsas pelo mundo todo, se torna muito mais difícil que os investimentos apresentem rendimentos positivos, de forma que seja possível obter resultados praticamente nulos nos próximos meses.

Muito por conta disso, é preciso que se considere a utilização de seu dinheiro investido e de sua reserva de emergência para evitar problemas durante a pandemia. Embora isso possa fazer com que, após este período, se tenha investimentos menores, também poderá evitar que você precise adquirir dívidas ou passar dificuldades financeiras durante a pandemia do Coronavírus.

Aumento da importância do ato de economizar e da reserva de emergência

Outro impacto causado pela pandemia ao bolso das pessoas é, também, uma consequência dos demais, pois com um possível aumento de preços e diminuição da renda familiar de uma forma geral, seja por cortes ou demissões, haverá um conflito de valores. Assim, é possível que muitas pessoas se vejam com menos dinheiro para arcar com seus compromissos e obrigações.

Isso torna ainda mais importante que se saiba como economizar ao máximo em suas compras, para que os valores pagos se adequem à sua realidade neste período. Além disso, o uso da reserva de emergência será fundamental para que o orçamento não se torne insuficiente em casos emergenciais.

De uma maneira geral, os impactos que a pandemia causada pelo Coronavírus trará para o bolso das pessoas serão negativos, e podem gerar complicações que se estenderão por algum tempo. Assim, é essencial que haja um planejamento para que se possa enfrentar esse período de dificuldades da melhor maneira possível e sem adquirir problemas que se estendam para o futuro de sua vida financeira.

Para saber ainda mais sobre os efeitos da pandemia no seu bolso e na economia de uma forma geral, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e outros temas que lhe ajudarão a controlar o seu dinheiro e evitar dificuldades durante este período.