Investir em LCI vale a pena?

Com a crise financeira cada vez mais em pauta, a busca por investimentos que representem segurança para os investidores é algo cada vez mais comum, pois ninguém está disposto a perder dinheiro em um momento delicado economicamente, como esse.

Dessa forma, um dos investimentos mais seguros do mercado financeiro começa a ganhar destaque: a LCI. Essa sigla, que significa Letra de Crédito Imobiliário, é um tipo de investimento, no qual o seu dinheiro é emprestado ao banco ou instituição financeira e destinado ao financiamento e compras no mercado imobiliário.


Embora essa definição possa parecer estranha para algumas pessoas, realizar um empréstimo ao banco é algo muito comum, pois todos os investimentos, inclusive uma simples poupança, é um modo de emprestar dinheiro ao banco e receber este valor acrescido de juros no futuro, obviamente, com o acréscimo proporcional ao seu investimento.


Esta conta faz sentido quando são observados os números de taxas de juros que são cobradas pelos bancos, das pessoas que realizam empréstimos e as que são pagas aos investidores, com a diferença destes números, permitindo que estas instituições tenham lucro com estas transações. Assim, a LCI é um investimento bastante seguro, pois ao realizar este tipo de ação, o banco se compromete a pagar o valor com os juros pré-determinados em um período, de modo que seu retorno financeiro estará garantido.


É importante também, conhecer os diferentes tipos de LCI nos quais podem ser feitos investimentos, trata-se das LCI prefixada, pós-fixada e híbrida. Na LCI prefixada, o valor de seus rendimentos é conhecido desde o momento em que a aplicação é feita, ou seja, é possível saber o quanto seu dinheiro vai render ao final do período de pagamento.


Diferentemente, no caso da LCI pós-fixada, é pago ao investidor o valor de momento indexado pelo CDI, de modo que não se pode conhecer o valor a ser recebido no período de resgate de seu investimento. Embora não apresente o mesmo planejamento da LCI prefixada, este é o tipo mais comum de investimento em LCI.


Por fim, a LCI híbrida é uma junção destes dois modelos de investimentos anteriores, que apresenta um rendimento baseado por um índice da inflação, como o IPCA, mais utilizado de maneira geral, somado a uma taxa de juros fixa. Assim, também não é possível determinar qual o valor exato de seus rendimentos ao final do prazo, mas os juros fixos garantem que seu rendimento tenha um saldo positivo para que se baseie a sua expectativa de lucros.

Os benefícios do investimento em LCI

Confira a seguir, quais são os principais benefícios que o investimento em LCI pode apresentar e saiba por que este tipo de investimento vale a pena:

1 – Isenção de impostos para pessoas físicas

Um dos pontos mais vantajosos do investimento em LCI, é o fato de que este tipo de aplicação não gera taxas de Imposto de Renda para pessoas físicas, ou seja, não existem tributos sobre os valores de rendimento de seu dinheiro, que pode ser recebido de forma completa, o que aumenta a sua rentabilidade.
Isso faz com que a LCI se diferencie positivamente de outros tipos mais comuns de investimentos, como o tesouro direto e CDB, os quais podem sofrer até 22% de taxas de Imposto de Renda sobre o valor de seus rendimentos, o que diminui assim, a sua rentabilidade e seus lucros.

2 – A LCI não possui cobrança de taxas

Outra vantagem do investimento em LCI, é que este tipo de serviço não gera o pagamento de taxas de performance ou de administração, de modo que seus gastos sejam ainda menores e todo o seu rendimento possa ser recebido de forma completa ao final do seu prazo.
No entanto, quando este serviço de investimento é feito por meio de uma empresa como corretoras, por exemplo, pode existir alguma taxa de aplicação imposta pela empresa que presta o serviço. Assim, antes de se fazer o investimento em LCI é importante que se consulte se existem ou não taxas de serviço destas empresas e qual o seu valor, de modo que se evitem pagamentos imprevistos.

3 – Rentabilidade elevada em relação a outros investimentos

Como mencionado anteriormente, a LCI possui rendimentos que podem ser muito bons, além de oferecer algum controle sobre o seu retorno, por exemplo, com a LCI prefixada. Além disso, com a rentabilidade atrelada a alguns índices de inflação, a LCI oferece um retorno bastante positivo de acordo com o seu investimento.
Em comparação com outras possibilidades de investimento, a LCI permite que se tenha uma rentabilidade bem mais elevada, por exemplo, que aplicações como tesouro direto e CBD, que tem uma rentabilidade ao ano bem menor para o investidor em comparação com a LCI.

4 – Maior segurança para os investidores

Todos os valores investidos em LCI são segurados pelo Fundo Garantidor de Créditos, o FGC, que garante o valor de até R$ 250 mil por instituição financeira, nas quais o seu dinheiro pode ser aplicado. Dessa maneira, mesmo investimentos realizados em bancos e instituições financeiras menores podem ser considerados completamente seguros ao investidor sem risco sobre o seu dinheiro.
Porém, essa limitação também faz com que investimentos superiores a R$ 250 mil devam ser divididos em mais de uma instituição financeira, para que assim, todo o seu dinheiro investido em LCI possa ser segurado pelo FGC, com uma maior tranquilidade para o investidor de que o seu dinheiro será recebido de volta no período pré-determinado no momento da aplicação.


Com essas vantagens e os dados aqui mencionados, é possível dizer que, sim, o investimento em LCI vale a pena, embora deva ser sempre levada em conta à realidade financeira do investidor, para que se possa investir o seu dinheiro de forma segura e com uma boa rentabilidade. A única ressalva a ser feita a respeito do investimento em LCI, é de que o retorno deste investimento é muito mais positivo quando se pode aplicar uma boa quantia em dinheiro, de modo que investidores iniciais devam buscar por alternativas mais voltadas à sua realidade financeira.


Agora que você sabe melhor sobre o investimento em LCI e os motivos que tornam esse tipo de investimento mais atraente, analise a sua realidade financeira e se esse tipo de aplicação será vantajoso para fazer o seu dinheiro render mais.


Para ampliar o seu conhecimento financeiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos outros artigos a respeito de temas voltados ao universo financeiro, como investimentos, seguros, financiamentos, consórcios, empréstimos, taxas de juros e muitos outros assuntos, os quais poderão contribuir para que você saiba como valorizar ainda mais o seu dinheiro e controlar o seu orçamento familiar, de modo que não se tenha problemas como o acúmulo de dívidas!