O número de pessoas endividadas no Brasil é cada vez maior, muito por conta das dificuldades financeiras impostas pela crise e os ainda presentes efeitos da pandemia. Entre estas pessoas endividadas, algo que pode chamar a atenção é o fato de que muitas delas são pessoas bastante jovens, ainda no início de sua vida financeira.
Isso pode gerar um grande questionamento, sobre o que faz com que jovens, mesmo com um fácil acesso à informação e opções de estudos na área financeira tenham estas dificuldades e problemas. Mais do que apenas compreender, a resposta desta dúvida é essencial para que se saiba como outras pessoas possam evitar seguir por este mesmo caminho.
Para que se possa compreender ainda melhor esta realidade que faz com que os jovens estejam endividados, confira a seguir alguns dos principais motivos que podem levar a este cenário.
Boa leitura!
1. Falta de educação financeira
Um dos principais motivos que fazem com que muitos jovens tenham problemas financeiros e estejam endividados atualmente é a falta de educação financeira recebida na infância. Ou seja, ao não adquirirem este conhecimento, os jovens, ao começar sua vida financeira podem não saber como lidar com o dinheiro, de modo que gastem mais do que conseguem ganhar.
Infelizmente, isso é algo irreversível, uma vez que não se pode voltar no tempo para que se ganhe essa educação financeira na infância. Assim, há uma dificuldade maior, uma vez que será preciso que estes jovens, mesmo após crescidos, comecem a adquirir o conhecimento necessário, mas nada que venha a impedir que isso seja feito.
No caso de jovens que já estejam endividados, é preciso que a busca pela educação financeira seja feita de forma ainda mais rápida, seja com cursos específicos ou a leitura de livros e artigos que lhe ajudem a compreender melhor o uso correto do dinheiro. Desta forma, é possível que se consiga converter a sua situação financeira, mesmo que já existam problemas graves, como o acúmulo de diversas dívidas e a inadimplência.
2. Pouca conversa sobre finanças
Outro fator que faz com que muitos jovens estejam endividados atualmente é a falta de abertura para a conversa sobre assuntos financeiros, especialmente com seus pais durante o crescimento. Isso torna o assunto financeiro um tabu, que faz com que se tenham ensinamentos limitados a respeito deste tema.
Sem esta liberdade para falar sobre como lidar com o dinheiro, os jovens precisam descobrir na prática como distribuir sua renda e pagar suas contas, o que faz com que não consigam lidar com esta responsabilidade.
Assim, ao se verem com a missão de organizar o seu orçamento sem o devido conhecimento ou experiência, a chance de que estes jovens se endividem e tenham seu nome inserido em listas de proteção ao crédito é muito maior em comparação com pessoas que tenham o hábito de conversar sobre finanças.
Uma forma de evitar que isso aconteça é com a busca, desde cedo, por uma maior abertura para falar sobre finanças com seus familiares, de modo que seus filhos, por exemplo, consigam adquirir o conhecimento necessário para lidar com o dinheiro.
Já no caso de jovens que já estejam endividados, é preciso que se busque por maneiras de falar sobre finanças com seus amigos e familiares mesmo com a situação atual. Estas conversas poderão fazer com que os jovens vejam a forma de lidar com o seu dinheiro de maneira diferente, além de conseguirem encontrar maneiras de contornar seus problemas e se livrar das dívidas de acordo com aquilo que aprendem com estas conversas.
3. Exemplos ruins em casa
Algo que muitas pessoas sabem é que os jovens, desde crianças e adolescentes, reproduzem grande parte do comportamento de seus pais e familiares. O que muitas destas pessoas podem não saber, entretanto, é que isso também diz respeito ao comportamento financeiro.
Ou seja, ao ver pais e familiares que possuem um comportamento inadequado com o dinheiro, que gastam mais do que poderiam, e que acumulam dívidas e possuem o nome em listas de inadimplência, é natural que os jovens copiem, inconscientemente, este comportamento. Por este motivo, jovens que vem de famílias endividadas tendem a contrair dívidas de forma muito rápida, logo no início de sua vida financeira.
Assim, cabe aos adultos se responsabilizarem por dar um bom exemplo às crianças de sua família, além de estarem abertos a falar sobre isso com estas crianças. Já para os jovens que estão endividados, pode ser algo benéfico que passem a fazer uma avaliação do comportamento de seus familiares e identifique quais são as semelhanças que lhe fizeram adquirir tais dívidas.
Isso também permitirá que se saiba quais são os seus hábitos que devem ser modificados, para que se consiga deixar o caminho das dívidas e da inadimplência, antes que toda a sua vida financeira seja comprometida. Em casos mais extremos, nos quais esta avaliação seja mais complicada, contar com a ajuda de profissionais pode ser uma boa opção.
4. Uso abusivo do cartão de crédito
Para complementar os fatores que podem fazer com que os jovens estejam endividados de maneira mais recorrente nos dias de hoje, o uso abusivo do cartão de crédito é outro ponto que deve ser destacado. Embora seja uma ferramenta muito positiva e que gera grandes facilidades aos seus usuários, se utilizado de maneira incorreta, o cartão de crédito pode gerar graves problemas a seus usuários.
No caso dos jovens, a facilidade no acesso ao cartão de crédito pode fazer com que haja um deslumbre com a possibilidade de se fazer muitas compras mesmo antes de ter dinheiro para isso. O resultado disso é o acúmulo de prestações a serem pagas e que não se encaixam em seu orçamento, e iniciam o acúmulo de dívidas.
Por possuir uma das mais altas taxas de juros do mercado atual, as contas não pagas de cartões de crédito se tornam, rapidamente, dívidas muito elevadas. Isso ajuda a explicar o motivo de muitos jovens estarem endividados logo no início de sua vida financeira, e com problemas que devem ser combatidos o mais rápido possível para que se evitem consequências ainda piores no futuro.
Agora que você sabe por que os jovens estão mais endividados atualmente, utilize estas informações para evitar que você, seus filhos ou familiares tenham este mesmo tipo de problema no futuro.
Para saber ainda mais sobre os motivos que fazem com que muitas pessoas tenham dívidas elevadas, bem como o que fazer para contornar estes problemas e reorganizar a sua vida financeira, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados, desde serviços financeiros simples até dicas de economia doméstica.