5 maiores lições de finanças pessoais que a pandemia irá deixar

Desde o início de 2020, pessoas de todo o mundo tiveram de lidar com um dos maiores problemas das últimas décadas, que foi a pandemia causada pela Covid-19, o Coronavírus. A doença, que vitimou milhões de pessoas ao redor do planeta, gerou dificuldades e problemas dos mais variados tipos, e não apenas em termos de saúde.

Estes problemas e dificuldades são bastante relacionados ao aspecto financeiro, pois para conter o avanço da doença e o contágio ao redor do mundo, foi necessário que muitas empresas e trabalhadores fechassem suas portas e parassem suas atividades por algum tempo. Estas medidas foram estritamente necessárias, pois forma fundamentais para que não houvesse um número ainda maior de vítimas fatais, mas tornou necessário reaprender a lidar com o aspecto financeiro.

Ou seja, por mais dificuldades que tenham sido enfrentadas ao longo da pandemia, especialmente no que diz respeito ao cenário financeiro, também foi possível tirar lições deste período. De maneira geral, as finanças pessoais foram o principal ponto de aprendizado ao longo da pandemia de Covid-19.

Para tornar isso ainda mais claro, observe a seguir quais são as principais lições sobre finanças pessoais que podem ser aprendidas após este longo período de pandemia mundial enfrentado:

– A importância da reserva de emergência

Entre todas as lições de finanças pessoais que podem ser aprendidas ao longo da pandemia, uma das mais importantes é, sem dúvida alguma, a importância de se manter uma boa reserva de emergência. Esta reserva é essencial para que você possa manter o pagamento de suas contas básicas e itens essenciais, como alimentação, por exemplo, mesmo que seus rendimentos sejam suspensos por um determinado período.

Como muitas pessoas tiveram de passar longos períodos sem trabalhar ao longo da pandemia, ou tiveram seus salários diminuídos para que não fossem demitidos de suas empresas, esta utilização da reserva de emergência foi feita na prática. Em geral, as pessoas que passaram por mais dificuldades financeiras neste período, são aquelas que não possuíam esta reserva e se viram em situação delicada sem o seu orçamento regular.

Assim, após a pandemia, uma importante lição de finanças pessoais que deve ser aprendida por todas as pessoas é que se deve sempre manter uma reserva de emergência para lidar com situações adversas inesperadas.

– Viver com menos dinheiro

Outra lição valiosa aprendida por muitas pessoas ao longo da pandemia foi que é possível viver com menos dinheiro do que se imaginava anteriormente. Ou seja, não é preciso gastar grandes quantias para manter os itens básicos de seu dia a dia, com conforto e tranquilidade.

Isso significa que muitas pessoas que imaginavam ser impossível viver com gastos menores tiveram de fazer isso na prática, e puderam ver que é algo muito mais simples do que imaginavam. Dessa forma, é possível que, após a pandemia, estas pessoas sigam com gastos mais baixos em seu ambiente familiar, de maneira que possam economizar e guardar mais dinheiro.

Esta utilização de valores mais baixos para as contas básicas e itens essenciais pode tornar muito mais fácil que se tenha uma reserva de emergência, ou até mesmo proporcionar que se tenha dinheiro suficiente para realizar sonhos e objetivos financeiros que antes pareciam muito mais difíceis por não se ter qualquer dinheiro disponível em razão de um custo de vida mais elevado.

– É possível fazer mais coisas em casa sem gastar muito dinheiro

Antes da pandemia, era muito comum que as pessoas gastassem muito dinheiro para se divertir, mesmo que com coisas simples, como ir ao cinema, jantar fora, entre outras atividades rotineiras. Com a impossibilidade de sair de casa ao longo da pandemia, muitas destas ações foram substituídas por atividades caseiras, como fazer receitas com ingredientes de sua despensa, assistir filmes na televisão, entre outras.

Desta maneira, as pessoas puderam substituir as suas experiências sem deixar de se divertir e estar com seus familiares mais próximos, e sem precisar gastar muito dinheiro. Ou seja, é possível economizar e se divertir com atividades semelhantes, mas muito mais baratas em comparação àquelas realizadas em um período anterior à pandemia.

Nesse caso, a lição que deve ser compreendida para que se tenha uma melhor saúde financeira é a de que não é preciso gastar muito dinheiro para se divertir e agradar aos seus amigos e familiares. Assim, trocar saídas a lugares caros pode ser substituído por reuniões caseiras após a pandemia, as quais renderão experiências agradáveis e uma boa economia financeira.

– Novas maneiras de ganhar dinheiro

A renda extra é algo que pode beneficiar diretamente as suas finanças pessoais, mas algo ao qual poucas pessoas davam a devida importância antes da pandemia. Com as dificuldades financeiras enfrentadas neste período, no entanto, a busca por novas maneiras de ganhar dinheiro foi muito grande, e fez com que muitas pessoas percebessem que isso pode ser mais fácil do que se imaginava.

Para conseguir ganhar dinheiro durante a pandemia, muitas pessoas buscaram seus conhecimentos e talentos não utilizados anteriormente, como cozinhar, costurar, dar aulas online, entre muitas outras ações. Isso fez mais pessoas passarem a pandemia sem dificuldades financeiras ainda maiores, em razão da renda extra gerada por estas atividades.

A tendência, após a pandemia, é de que muitas destas pessoas mantenham algum tipo de atividade complementar como maneira de ganhar dinheiro além de seu orçamento regular.

– Controle financeiro

Para complementar as lições de finanças pessoais que puderam ser aprendidas ao longo da pandemia, o controle financeiro foi essencial para que as pessoas pudessem saber como utilizar o seu dinheiro neste período. Com ferramentas simples, ou mesmo com aplicativos mais sofisticados, o controle financeiro ajudou muitas pessoas a saber quais valores deveriam ser utilizados para cada finalidade, sem que faltasse dinheiro para as contas mais importantes.

Em geral, as pessoas que já utilizavam o controle financeiro em seu dia a dia já tinham uma facilidade maior para enfrentar momentos de dificuldade. Com a pandemia, apenas aumentou o número de pessoas que pode ver, na prática, como este controle de seu dinheiro é essencial para evitar dívidas e permitir que se tenha maior tranquilidade financeira em seu dia a dia.

Agora que você conhece melhor as lições de finanças pessoais que podem ser tiradas da pandemia, utilize este conhecimento para lidar ainda melhor com o seu dinheiro, conseguir economizar e evitar quaisquer tipos de problemas e dificuldades financeiras.

Para saber ainda mais sobre finanças pessoais e como a pandemia impactou a economia em diferentes níveis, visite a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre estes e muitos outros temas relacionados. Você poderá conhecer, também, muito mais sobre empréstimos, seguros, taxas de juros e diversos outros serviços e ferramentas financeiras.