A busca por crédito é algo fundamental para empresários e comerciantes, mas é uma necessidade também de um outro público de grande importância para a economia nacional, que são os produtores agrícolas. Para facilitar o acesso ao crédito destes produtores, existe o chamado crédito rural, que visa facilitar a obtenção de crédito destes profissionais para que possam colocar em prática os seus serviços, produzindo insumos de origem agrícola e/ou pecuária.
Este crédito rural possui algumas divisões, de forma que o produtor agrícola possa solicitar o crédito de acordo com a sua necessidade, especificamente. Uma destas modalidades de crédito, é o crédito de custeio agrícola, que permite ao produtor obter o dinheiro necessário para cobrir os seus custos e, consequentemente, poder produzir para vender.
Desta maneira, o dinheiro obtido por meio do crédito de custeio agrícola, deve ser empregado na compra de materiais e insumos que sejam devidamente empregados no processo de produção e colheita. Isto faz com que este tipo de crédito possua também algumas regras, como a obrigatoriedade de que a solicitação de crédito seja feita antes do período de colheita, com o dinheiro recebido sendo empregado neste fim.
Além disso, o crédito de custeio agrícola pode ser empregado ainda, na exploração pecuária, desde que devidamente autorizado e certificado pela instituição financeira à qual o pedido de crédito foi realizado.
Assim, o crédito de custeio agrícola é uma maneira de se facilitar a produção agropecuária, um importante setor do país que pode sofrer graves consequências sem esta ajuda, uma vez que muitos produtores rurais não dispõem de grandes recursos financeiros no período anterior às colheitas, exatamente no qual é empregada esta modalidade do crédito rural.
As regulamentações e obrigações para o crédito de custeio agrícola
Como citado anteriormente, a solicitação de crédito de custeio rural vem acompanhada de uma série de regulamentações e obrigações, de forma que esta modalidade de crédito seja utilizada apenas pelos produtores rurais e de forma correta, diminuindo assim, o risco de fraudes ou uso incorreto deste crédito.
Confira a seguir, as principais regulamentações e obrigações que cercam o crédito de custeio rural, tornando este tipo de crédito bastante seguro e garantindo o seu uso correto:
Requisitos para a solicitação do crédito de custeio rural
Para que o produtor rural possa solicitar este tipo de crédito, existem algumas obrigações que tornam possível a obtenção do dinheiro para o seu uso na produção agrícola. Uma destas condições é a apresentação de um plano ou projeto técnico que identifique ao credor a forma como o dinheiro disponibilizado pelo crédito de custeio será utilizado.
Outra obrigatoriedade é a apresentação de um orçamento acompanhado do cronograma de utilização deste recurso, deixando clara a forma como o dinheiro será investido para que se possa fortalecer a produção agrícola. Acompanhando este orçamento, deve existir ainda, um outro que estabeleça o reembolso do valor, bem como o número de parcelas que o solicitante deseja para pagar o seu empréstimo.
Além disso, o produtor deve ainda, se atentar às recomendações do ZEE (Zoneamento Agroecológico e Ecológico-Econômico), que impedem qualquer tipo de ação em locais protegidos, como as reservas ambientais, por exemplo.
A utilização do dinheiro obtido por meio do crédito de custeio agrícola
A forma como o dinheiro deste crédito é utilizado também é regulamentada, visando garantir que não seja destinado a outro fim que não tenha como objetivo contribuir para a produção agrícola ou pecuária.
Assim, a principal utilização do dinheiro é para o custeio de ciclos produtivos e entressafras que a produção agrícola possui, bem como para o custeio de exploração pecuária. Vale ressaltar, que para os fins de utilização do crédito de custeio agrícola, atividades como avicultura, piscicultura, aquicultura, apicultura, sericicultura, e outras semelhantes, são consideradas atividades de exploração pecuária, podendo receber a injeção de dinheiro do crédito de custeio agrícola.Porém, existem ainda outros gastos que podem ser cobertos com o crédito de custeio agrícola, como a aquisição de insumos feita de forma antecipada, os gastos de replantios e colheitas parciais, bem como a aquisição de animais e insumos de engorda, sendo que estes podem ser adquiridos em qualquer época do ano, diferentemente das especificações agrícolas, que devem ser feitas apenas de forma antecipada ao período de colheita.
Prazo para o pagamento do crédito de custeio agrícola
Os valores obtidos por meio do crédito de custeio agrícola podem chegar a até três milhões de reais por ano, desde que se pague qualquer outro empréstimo ou financiamento realizado anteriormente. Obviamente, este valor pode ser menor, adequando-se à necessidade de cada produtor agropecuário, permitindo que se faça o trabalho de produção ao qual o valor é destinado.
Já o pagamento deste tipo de crédito, pode ser realizado em diferentes prazos, de acordo com a finalidade da realização do empréstimo. No caso de compra de animais para engorda no regime de confinamento, por exemplo, o pagamento deve ser realizado em até seis meses.
Diferentemente, quando há a compra de animais para engorda em regime extensivo, o pagamento do crédito de custeio pode ser feito em um período maior, chegando a até dois anos para a quitação da dívida.
No caso de produções agrícolas, como plantios e colheitas, o pagamento pode ser feito em um prazo maior, de até catorze meses. No entanto, quando se trata de alguns tipos de plantios específicos, como ciclos de mandioca, por exemplo, este prazo pode ser estendido em até trinta meses.
Em outros casos, que não se encaixem em nenhum destes, o pagamento é feito dentro de um modelo padrão, com uma duração de no máximo um ano. É importante frisar, que em qualquer situação, um novo crédito de custeio só poderá ser solicitado após a completa quitação de empréstimos anteriores.
Agora que você já conhece melhor o que é e como funciona o crédito de custeio agrícola, é possível avaliar se este tipo de serviço pode ser utilizado por você e sua família, ajudando os produtores rurais a obterem um melhor desempenho de sua função e conseguindo lucros maiores com a venda dos produtos produzidos, sejam eles de origem agrícola ou pecuária.
Para ficar ainda mais bem informado sobre este e outros temas relacionados ao universo financeiro, acesse a página da AnjoCred e leia nossos artigos sobre os diferentes tipos de créditos, empréstimos, consórcios, financiamentos, taxas de juros e muito mais. Assim, lendo nossos artigos, você poderá identificar as melhores oportunidades de investimento e irá saber como cuidar muito melhor do seu dinheiro, fazendo-o render muito mais e podendo organizar melhor o seu orçamento familiar, além de conseguir até economizar dinheiro para situações de emergência, como acidentes e problemas de saúde, por exemplo.