O que é um investidor anjo?

Ter a sua própria empresa é um desejo de muitos brasileiros, alguns dos quais possuem projetos bastante interessantes e ambiciosos, mas que muitas vezes esbarra na falta do dinheiro necessário para que possam sair do papel ou crescer dentro de seu mercado. Para contornar este problema, uma das melhores alternativas é que se busque por um investidor, que irá injetar dinheiro em sua empresa e te ajudar a crescer.

E uma opção que pode ser bastante positiva para os novos empreendedores é contar com um investidor anjo ao seu lado. Mas por mais que isso seja positivo, muitas pessoas ainda não sabem o que é um investidor anjo, ou qual a forma como esta pessoa poderá te ajudar.

Assim, é muito importante que você, que deseja fazer a sua empresa crescer com a ajuda de um investidor, saiba o que é um investidor anjo. Isso lhe permitirá saber como procurar um profissional desta categoria, bem como se planejar para que obtenha os melhores resultados.

Saiba o que é um investidor anjo

De maneira geral, o investidor anjo é uma pessoa que já possui uma carreira bem solidificada em seu segmento, com participações em empresas e que possuam um capital formado. Isso permite que esta pessoa possa separar uma parte de seu dinheiro para aplicar em empresas novas, nas quais acredite que há a possibilidade de crescimento.

Este investidor pode ser qualquer tipo de profissional, como um executivo, um empresário, ou mesmo um profissional liberal. No entanto, um dos pontos que diferencia o investidor anjo de profissionais comuns é o seu sucesso em sua carreira.

Assim, não são todos os profissionais que podem atuar como investidor anjo, uma vez que este tipo de atuação vai além do simples ato de aplicar dinheiro em quaisquer tipos de empresas ou negócios. Mais do que isso, o investidor anjo deve possuir um feeling pontual, para que possa identificar as melhores oportunidades para investir o seu dinheiro.

Como atua um investidor anjo

Um dos primeiros pontos a ser bem esclarecidos é o de que o investidor anjo, embora conte com esta denominação, não trabalha, de forma alguma, apenas com auxílio ou de modo filantrópico com empresas iniciantes. Diferente disso, assim como qualquer investidor, estes também realizam os seus investimentos com o objetivo de ganhar mais dinheiro no futuro, com o crescimento das empresas apoiadas.

Também é importante que se saiba que, na grande maioria dos casos, os investidores anjo possuem uma determinada quantia reservada para o investimento nestas novas empresas. Em geral, dificilmente algum investidor anjo aplicará mais do que 5% de seu capital em qualquer negócio, o que faz parte de uma estratégia de contenção de riscos, uma vez que empresas iniciantes também podem passar por dificuldades em seu crescimento.

Ainda com a diluição de riscos, os investidores anjo também podem realizar o investimento em grupos, os quais podem ter mais ou menos pessoas, de acordo com o interesse de investir em um novo negócio. Com isso, o valor investido por cada um dos investidores anjo pode ser menor, o que lhes gera um risco ainda mais controlado, mas ainda com a possibilidade de bons ganhos no futuro, conforme o crescimento da empresa apoiada.

Os benefícios de se contar com um investidor anjo

Para quem possui uma empresa e precisa de investidores, um investidor anjo representa muito mais do que apenas alguém que irá aplicar dinheiro em seu negócio e esperar pelo retorno financeiro. Diferente disso, os investidores anjo podem oferecer benefícios muito maiores, como, por exemplo, os seguintes:

1. Smart-money

Um dos maiores benefícios que os investidores anjo podem oferecer para as empresas nas quais investem o seu dinheiro é o chamado smart-money, que em tradução literal seria o seu “dinheiro inteligente”. Na prática, isso significa que, mais do que o dinheiro, estes investidores podem ajudar as empresas com o seu conhecimento e sua expertise no seu mercado.

Desta forma, estes investidores podem orientar os empreendedores a respeito de quais caminhos seguir, principalmente com base em sua experiência, uma vez que são profissionais que já chegaram ao sucesso. Isso pode permitir que as empresas evitem alguns problemas que poderiam diminuir o seu ritmo de crescimento, ou mesmo comprometer a sua continuidade no mercado.

Além disso, os investidores anjo também podem facilitar os contatos que os empreendedores terão com outros profissionais, fornecedores e demais pessoas e empresas em seu segmento. Assim, há um compartilhamento da rede de contatos do investidor anjo para com a empresa beneficiada.

2. Posicionamento de mentor na empresa em que o investimento é realizado

Algo que pode ser colocado como parte do smart-money oferecido pelo investidor anjo é a possibilidade de aconselhamento e mentoria dos empreendedores, especialmente em casos de dúvidas a respeito de seu trabalho. Porém, no caso dos investidores anjo, diferente de investidores tradicionais, ou sócios, isso não lhes garante uma posição executiva na empresa.

Ou seja, o investidor anjo aconselha e orienta os empreendedores para que estes possam tomar as decisões mais acertadas sobre como proceder no crescimento da empresa. No entanto, o investidor anjo não pode tomar estas decisões, de modo que o controle das decisões segue com o proprietário.

Isso elimina um medo muito grande que muitas pessoas possuem, que é o de criar um negócio, mas acabar como subalterno de seus investidores. Ao contar com o auxílio de um investidor anjo, este risco é completamente inexistente, o que pode fazer com que os empreendedores se sintam mais à vontade em seu trabalho.

3. Participação minoritária em sua empresa

Para complementar o fato de que o investidor anjo não passará a mandar em sua empresa, este contará apenas com uma parcela minoritária de seu negócio, a qual pode variar de acordo com a quantia investida. Além de garantir que o proprietário seguirá com o controle de seu negócio, isso ainda abre a possibilidade de que novas rodadas de investimento sejam realizadas.

Desta forma, contar com um investidor anjo é algo que traz diversos benefícios para empresas em fase de início no mercado. Porém, para que se conquiste este investimento, é preciso que se tenha um bom plano de negócios, capaz de atrair o interesse, e o dinheiro, destes investidores.

Para saber ainda mais sobre os investidores anjo e sobre como atrair investidores em geral para o seu negócio, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados.

Além de saber como cuidar do dinheiro da sua empresa, você poderá saber como garantir um orçamento pessoal mais bem equilibrado, que te mantenha longe de quaisquer tipos de problemas financeiros, como o acúmulo de dívidas ou inadimplência, por exemplo.