Orçamento familiar: aprenda já a fazer o seu

Algo que muitas pessoas sabem é que o orçamento familiar é uma ferramenta de fundamental importância, uma vez que permite que se tenha uma melhor visualização de sua real situação financeira. Além disso, é uma forma de manter um maior controle no uso do dinheiro por parte de toda a sua família.

Assim, é natural que todas as pessoas realizem um orçamento familiar para manter uma saúde financeira mais positiva. Entretanto, muitas famílias ainda não contam com o uso desta ferramenta, o que aumenta as chances de que tenham problemas e dificuldades financeiras, o que pode resultar, entre outros problemas, no acúmulo de dívidas e na inadimplência.

Muitas das famílias que não contam com o uso de uma boa ferramenta como o orçamento familiar atribuem a isso o fato de não saberem como realizar este tipo de controle. Além disso, o pensamento, incorreto, de que isso é algo difícil de ser realizado contribui para que ainda menos pessoas coloquem em prática este tipo de cuidado.

Porém, muito diferentemente disso, um bom orçamento familiar é algo bastante simples de ser feito, e pode gerar muitos benefícios a toda a sua família com relação ao aspecto financeiro, de forma que possam atingir sonhos e objetivos muito grandes.

Desta maneira, para facilitar a sua vida e tornar ainda mais fácil começar a utilizar um bom controle de orçamento familiar, confira a seguir algumas dicas para começar a fazer o seu controle agora mesmo e aproveitar todos os benefícios e vantagens disso:

  • Comece a anotar todos os seus ganhos e gastos

Algo bastante simples e básico para que se possa ter um bom controle financeiro é sempre manter anotações de seus ganhos e gastos, pois isso ajuda a compreender melhor como o seu dinheiro é distribuído entre seus gastos fixos, básicos e supérfluos.

Porém, no caso de um orçamento familiar, não basta apenas anotar a forma como você utiliza o seu dinheiro, mas sim como todas as pessoas de sua família ganham e gastam dinheiro em seu dia a dia. Ou seja, se um casal possui trabalho fixo e ainda possuem uma renda de aluguel, por exemplo, estas três fontes de renda devem fazer parte de seu controle de orçamento familiar.

Da mesma forma, se este casal possui filhos, os gastos destes filhos devem ser anotados em seu controle da mesma maneira como qualquer outro gasto. Somente assim você poderá ter controle total sobre o seu orçamento familiar.

  • Estabeleça metas e objetivos

Muitas pessoas imaginam que um orçamento familiar deve ser controlado apenas com base em seus ganhos e em seus gastos. Porém, isso está longe de ser verdade, pois isso faria apenas com que você soubesse como o dinheiro é utilizado, mas não traria um cuidado maior a utilização deste dinheiro.

Assim, para tornar o seu orçamento familiar mais completo, é importante que sejam estabelecidas metas e objetivos a serem conquistados, os quais devem ser de interesse de todos os familiares. Ou seja, fazer uma viagem, trocar de carro, mudar de casa, ou qualquer outra meta fazem com que se tenha maior cuidado no uso de seu dinheiro.

Entretanto, é importante que estes objetivos sejam algo realmente atingível dentro de sua realidade financeira, pois metas fora da realidade apenas fariam com que o ânimo de seus familiares diminuísse rapidamente, o que poderia afetar negativamente a sua economia doméstica.

  • Amplie o conhecimento financeiro de sua família

Mais do que saber como utilizar o seu dinheiro, para um bom orçamento familiar é preciso que todas as pessoas de sua casa tenham um bom conhecimento financeiro, para que possam dar valor ao seu dinheiro. Assim, busque por oportunidades de ampliar o seu conhecimento financeiro e de seus familiares por meio de livros, artigos, vídeos, palestras e outros conteúdos sobre educação financeira.

No entanto, atente-se sempre a buscar conteúdos que sejam atrativos e informativos de acordo com a idade das pessoas de sua família. Crianças e adolescentes, por exemplo, devem ter a oportunidade de receber um conhecimento financeiro voltado para a sua idade, pois isso os fará compreender o modo correto de utilizar o dinheiro em sua realidade.

  • Adquira o hábito de fazer pesquisas antes de fazer as suas compras

A falta de tempo é um dos motivos apresentados por muitas pessoas para fazerem suas compras sem uma pesquisa cuidadosa antes disso. Porém, esta tentativa de economizar tempo pode gerar grandes prejuízos financeiros, de forma que se tenha ainda menos tempo disponível por precisar trabalhar mais para cobrir estes gastos.

Assim, mesmo que isso lhe custe algum tempo a mais, sempre faça pesquisas antes de fazer as suas compras, pois isso pode gerar uma economia muito grande em seu orçamento familiar. E isso vale para todos os tipos de compras que sua família pode fazer, desde as compras de supermercado, feira e outros tipos de gastos cotidianos até o caso da troca de um carro, por exemplo.

  • Comece a fazer investimentos

Além de todo o cuidado com o uso do seu dinheiro e as formas de se gastar menos, um bom orçamento familiar deve compreender, também, maneiras de aumentar a sua renda e fazer com que se tenha mais dinheiro. Uma maneira de conseguir isso é por meio da realização de investimentos, para que, assim, possa conseguir valorizar ainda mais o seu orçamento.

Com uma facilidade muito maior de se fazer investimentos atualmente, é possível fazer isso até mesmo por meio do aplicativo de seu banco ou carteira digital. Porém, é preciso que se busque por investimentos que estejam dentro de sua realidade financeira, para que isso se torne uma ajuda para o seu orçamento familiar, e não um gasto fora de suas possibilidades.

Mesmo que isso signifique fazer investimentos menores e que poderão demorar mais tempo para lhe permitir um melhor retorno, é uma forma de se criar um hábito saudável muito positivo e garantir maior tranquilidade financeira em seu futuro.

Agora que você sabe como criar um bom orçamento familiar e manter um melhor controle sobre o dinheiro de sua família, coloque este conhecimento em prática e adquira melhores hábitos financeiros em conjunto com seus familiares.

Para saber ainda mais sobre como o orçamento familiar pode beneficiar a sua saúde financeira, acesse a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre este e muitos outros assuntos relacionados ao universo financeiro que poderão ajudá-lo em seu dia a dia, como financiamentos, seguros, cartões de crédito, cálculos de juros e educação financeira em geral.

Desta maneira, além de cuidar melhor do seu dinheiro e aprender a identificar as melhores oportunidades de investimentos, você ainda terá chances muito menores de sofrer com qualquer tipo de problema financeiro!