Os bancos tradicionais estão perdendo espaço?

Os serviços bancários são alguns dos mais importantes disponíveis atualmente, pois permitem um uso facilitado e mais seguro de seu dinheiro, além das diversas possibilidades como investimentos, empréstimos, entre outros serviços financeiros. No entanto, na mesma proporção de sua importância, os serviços bancários causam verdadeiro pavor em algumas pessoas, seja por sua burocracia, longas filas, serviços demorados ou quaisquer outros problemas semelhantes.

homem pensativo

Justamente por isso, o uso dos serviços de bancos digitais é cada vez mais comum para muitas pessoas, pois estas empresas oferecem o mesmo serviço bancário que uma empresa física, mas com atendimento e realização de serviços de maneira completamente digital. Assim, quem deseja pagar contas, fazer transferências, ou mesmo solucionar dúvidas, pode ter acesso a isso em questão de segundos diretamente em seu celular.

Esta praticidade faz com que os bancos digitais conquistem milhões de clientes a cada ano, com um crescimento muito rápido, e, mais do que isso, com uma aceitação muito grande por parte do público com relação a seus serviços e ofertas.

Isso leva a um questionamento natural a respeito dos bancos tradicionais, se estes estão, ou não, em um momento de perda de espaço para os seus concorrentes digitais. Este questionamento é ainda maior se analisados os números de clientes dos bancos digitais, que ultrapassaram a marca de 44 milhões de clientes em 2020, de acordo com dados do Banco Central, e possuem a expectativa de chegar a mais de 70 milhões de pessoas ainda em 2021.

No entanto, isso pode parecer ambíguo se avaliados dados a respeito do lucro dos bancos tradicionais, os quais apresentaram lucros ainda maiores em 2020, mesmo com todo o cenário caótico causado pela pandemia do Covid-19. Desta maneira, você pode se perguntar como os bancos tradicionais podem estar em um momento de perda de espaço e, mesmo assim, apresentarem lucros em crescimento.

Embora não pareça correto, isso possui uma explicação bastante simples, que é o fato de que grande parte dos usuários dos bancos digitais ainda possui ao menos uma conta em bancos tradicionais. Isso pode ser justificado pela insegurança com relação a um novo modo de prestação de serviços financeiros, ou mesmo ceticismo em acreditar nas facilidades oferecidas pelas plataformas digitais, de modo que se tenha, ainda um uso constante de bancos tradicionais.

Assim, é possível que se diga que há uma espécie de dualidade no cenário atual do mercado entre os bancos tradicionais e digitais, pois, enquanto os digitais crescem de maneira rápida, os tradicionais ainda mantêm quase toda a sua clientela. Porém, com uma diminuição da distância do número de usuários entre estes dois tipos de serviços, se pode afirmar que, sim, os bancos digitais fazem com que os bancos tradicionais percam espaço, embora ainda de maneira lenta.

No entanto, em um futuro bastante próximo, esta perda de espaço pode ser muito mais visível, pois com as facilidades e atrativos oferecidos pelos bancos digitais a seus clientes, há uma chance real de que estas empresas se tornem a principal opção de serviços bancários, especialmente para o público mais jovem, o que fará com que os bancos tradicionais possam perder espaço de uma forma ainda mais evidente, caso não ajam para evitar isso.

Os principais atrativos dos bancos digitais

Que o uso dos bancos digitais é algo cada vez mais comum, e que estas empresas oferecem um serviço bastante completo a seus clientes não é segredo algum. No entanto, existem alguns pontos que podem fazer com que se compreenda ainda melhor o que faz as pessoas optarem por utilizar os bancos digitais, ao invés dos bancos tradicionais.

Assim, confira, a seguir, alguns dos principais atrativos que fazem com que os bancos digitais conquistem cada vez mais clientes:

Praticidade

A principal reclamação a respeito dos bancos tradicionais é a demora no atendimento, as longas filas e senhas que demoram muito a serem chamadas para que o cliente possa ser atendido. Em muitos casos, este atendimento, ou a realização do serviço não leva mais do que alguns minutos, o que torna a espera ainda mais irritante aos clientes.

Com os bancos digitais estes serviços podem ser realizados a qualquer momento, sem que seja preciso enfrentar as filas, o que gera um dos maiores atrativos possíveis para estas empresas.

Pouca burocracia

Assim como a demora no atendimento e a falta de praticidade, a burocracia é outro problema fortemente ligado aos bancos tradicionais, e que faz com que os clientes tenham receio em seu uso. Já nos bancos digitais, este problema é bastante reduzido, ou praticamente eliminado, com poucas etapas em que é preciso aguardar análises e respostas por parte da empresa.

Isso é percebido logo na abertura de contas nestas empresas, o que é muito fácil de ser feito e não requer que sejam entregues muitos comprovantes, com maior importância apenas para a identificação pessoal. Desta maneira, este é outro ponto positivo em favor destas empresas, para que atraiam ainda mais clientes.

Como os bancos tradicionais agem para evitar a perda de espaço

Como toda ação gera uma reação, o crescimento dos bancos digitais fez com que os bancos tradicionais agissem para evitar, ou ao menos diminuir a perda de espaço em seu segmento. Isso pode ser percebido de forma muito clara em algumas ações realizadas pelos principais bancos do país, que visam se manter como a primeira opção de seus clientes.

Uma das primeiras ações foi a implementação de aplicativos mais fáceis de utilizar, com uma interface mais intuitiva e sem a burocracia de utilização que algumas destas plataformas possuíam anteriormente. Isso fez com que os bancos tradicionais permitissem que os clientes utilizassem alguns serviços de forma remota, mais semelhante aos próprios bancos digitais.

Além disso, os bancos tradicionais têm feito um uso muito mais frequente de plataformas como as redes sociais, para gerar uma proximidade maior com seu público, de forma que se deixe de lado a imagem de empresas rígidas e burocráticas, que muitas pessoas possuem destas instituições.

Isso, aliado a ofertas de crédito facilitado, melhores condições de pagamentos em serviços financeiros, cartões especiais e outros serviços oferecidos pelos bancos tradicionais, tem sido a estratégia de manutenção de espaço no mercado, com a intenção de evitar que os bancos digitais ganhem espaço ainda mais rapidamente e atraiam os seus clientes.

Agora que você conhece melhor a situação atual dos bancos tradicionais, e como os bancos digitais conseguem atrair mais clientes a cada ano, analise qual destes serviços pode lhe atender da melhor maneira, para que você faça um uso ainda melhor e mais facilitado do seu dinheiro e de qualquer serviço financeiro que seja necessário.

Para saber ainda mais sobre os bancos tradicionais, digitais e muitos assuntos relacionados a estas empresas, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações.