Entre todos os documentos pessoais existentes atualmente, o CPF é, certamente, um dos mais importantes, pois é utilizado para concentrar informações a seu respeito, de forma que não aconteçam fraudes em seu nome, como compras irregulares, por exemplo.
Por conta desta importância do CPF, é muito importante manter uma consulta periódica de seu documento, para que se tenha certeza absoluta de que não existem pendências em seu nome, bem como qualquer irregularidade com o seu documento.
O problema, neste caso, é que muitas pessoas não sabem como realizar a consulta online ao seu próprio CPF, o que dificulta muito este tipo de acompanhamento e, como consequência, faz com que haja uma demora muito maior em casos de necessidade de regularização de sua situação com a Receita Federal.
Esta falta de conhecimento a respeito deste serviço também faz com que muitas pessoas imaginem que seja algo muito difícil e complicado de se fazer este tipo de consulta. No entanto, a realidade é bastante diferente, pois a consulta ao CPF é extremamente simples e rápida de ser feita por meio da internet, com um processo que não leva mais do que poucos minutos de acordo com a sua conexão com a internet.
Saiba quais os passos necessários para fazer a consulta online ao seu CPF
Com a consciência de que a consulta online ao seu CPF é algo bastante fácil de fazer, é preciso que se saiba, também, quais são os passos necessários para a realização desta consulta ao seu documento pessoal.
Assim, confira a seguir quais os passos necessários para a consulta online ao seu CPF:
– 1º passo: Acesso ao site da Receita Federal
Para que se possa fazer a consulta ao seu CPF de forma online, é preciso apenas que se visite a página da Receita Federal na internet, pois é por meio deste portal que a sua situação cadastral pode ser conhecida.
– 2º passo: Encontre a opção de consultar seu CPF
Ao acessar a página da Receita Federal, logo na tela inicial você poderá encontrar a opção de listas no canto esquerdo superior, sobre a qual deve movimentar o cursor para que as opções sejam exibidas.
Nesta lista, encontre a opção “Meu CPF” e clique sobre este link para chegar até a página de consulta de seu documento.
– 3º passo: Consulte a situação de seu CPF
Na tela seguinte, enfim, você poderá consultar a situação de seu CPF. Para isso, é necessário apenas que se insiram os números de seu documento e se realize a pesquisa.
Isso exibirá a situação atual de seu CPF de acordo com a Receita Federal. Esta situação pode ser dividida em cinco categorias diferentes, que são as seguintes:
– CPF regular: Não existem pendências do contribuinte para com a Receita Federal;
– CPF com regularização pendente: Indica que é necessário o envio de algum documento, como declaração de imposto de renda, por exemplo;
– CPF suspenso: Neste caso, a situação cadastral está incompleta ou incorreta, de modo que o contribuinte deve entrar em contato com a Receita Federal para regularizar sua situação;
– CPF cancelado: Indica pendências administrativas ou judiciais, ou ainda que o titular do CPF faleceu;
– CPF nulo: Indica que houve algum tipo de tentativa de fraude com este número de CPF.
Desse modo, de acordo com o resultado apontado no resultado da pesquisa online de seu CPF, você poderá saber se há a necessidade de alguma ação por sua parte ou não, de forma que possa evitar qualquer tipo de problema em seu dia a dia.
Saiba quem pode consultar o seu CPF
Como você bem sabe, o CPF é um documento pessoal que armazena informações a respeito da pessoa a quem este número pertence. No entanto, a consulta a um número de CPF não é exclusividade da pessoa a quem este documento pertence. Isso ocorre porque existem algumas situações em que outras pessoas ou empresas podem necessitar da consulta a seu CPF para saber mais a seu respeito.
Um exemplo disso acontece em situações nas quais uma pessoa passa por um processo seletivo em uma determinada empresa. Neste processo, o número de seu documento é informado a esta empresa, de forma que se possa haver a consulta para saber se é possível, ou não, realizar a sua contratação.
Esta consulta acontece para que não se faça a contratação de uma pessoa com problemas em seu CPF, ou mesmo de alguém que tenha cometido algum tipo de fraude com o seu documento. Ou seja, a consulta ao CPF por parte de uma empresa empregadora acontece por motivos de segurança para a mesma, para que esta tenha em seu quadro de funcionários apenas pessoas em situação regular com a Receita Federal.
Outro tipo de consulta ao seu CPF é feito por empresas credoras, ou seja, empresas nas quais você busque utilizar serviços de crédito, seja para ter acesso a um serviço financeiro ou para uma compra parcelada, por exemplo. Assim, estas empresas precisam se certificar a seu respeito, de modo que não venham a ser alvo de fraudes de estelionatários com CPF falsificado, por exemplo.
Porém, no caso de empresas credoras a consulta ao CPF não se resume apenas à situação de seu CPF na Receita Federal, mas também em órgãos de proteção ao crédito, de forma que possam verificar se você está inserido em algum tipo de lista de inadimplência que o impeça de ter acesso ao serviço solicitado.
Dessa forma, a consulta a seu CPF por parte de outras pessoas é, sim, algo possível e bastante comum, mas isso não significa que não se deva ter cuidado com relação ao número de seu CPF. O principal deles é não fornecer o número de seu documento a qualquer pessoa ou empresa em que não se tenha total confiança.
Questionários online, por exemplo, são alguns dos que mais requerem cuidados, pois muitas vezes são utilizados por pessoas mal-intencionadas para ter acesso a seus documentos e, assim, tentar elaborar tentativas de fraudes e golpes em seu nome.
Agora que você sabe como consultar o seu CPF de forma online e quais os benefícios e necessidades deste tipo de ação, coloque isso em prática e mantenha um acompanhamento a respeito da situação de seu documento, a fim de evitar qualquer tipo de problema em sua situação com a Receita Federal.
Para saber ainda mais sobre a importância de seu CPF, a consulta constante, bem como outros detalhes a serem observados, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações sobre estes e muitos outros temas relacionados que podem lhe ajudar a realizar ações que mantenham a sua segurança financeira!