O mercado econômico ainda passa por um lento processo de recuperação após o período de pandemia, que afetou não apenas a este setor, como a todos os aspectos possíveis desde o início de 2020. Com isso, as previsões e expectativas para o futuro do mercado econômico ganharam uma importância ainda maior, pois permitem que haja uma esperança maior na retomada da normalidade.
Desta forma, é natural que as perspectivas para o ano de 2022 no mercado econômico ganhem um destaque ainda maior, uma vez que isso pode indicar o que acontecerá com a economia brasileira ao longo do próximo ano. Assim, há uma maior expectativa para que novas notícias comecem a circular a respeito do que pode acontecer com o mercado econômico no próximo ano.
Para que você possa se atualizar e saber quais as perspectivas para o mercado financeiro em 2022, confira a seguir quais são algumas das informações já conhecidas e que podem indicar o cenário econômico para o qual deve estar preparado:
Aumento da inflação
A inflação é um tema que já tem causado muita preocupação a muitas pessoas, além de causar impactos na vida de todos os brasileiros, especialmente com o aumento de preços de itens de consumo básico, como gás de cozinha e combustível, por exemplo.
Uma das perspectivas do mercado econômico para o próximo ano é que a inflação continue a causar impactos negativos na economia brasileira. Entretanto, a esperança é que este índice possa ser um pouco mais bem controlado, diferentemente do que tem acontecido ao longo de 2021.
Ou seja, investidores, empresários e consumidores podem esperar por uma inflação um pouco mais bem estabilizada, mas com um ligeiro aumento em relação às taxas atuais. Em grande parte, isso se deve a um reflexo do cenário atual da economia brasileira, que não conseguirá simplesmente impedir o aumento da inflação nos próximos anos, mas fazer com que diminua gradualmente, para então começar a surtir efeitos um pouco mais positivos aos brasileiros.
Menor crescimento do PIB brasileiro
O crescimento do PIB é um excelente indicativo do mercado econômico de um país, pois representa a forma como o seu mercado interno se valorizou e gerou tal crescimento. A expectativa para o ano de 2022, entretanto, não é das mais otimistas para o mercado econômico brasileiro.
Isso porque a expectativa é de que, neste próximo ano, o PIB brasileiro tenha um crescimento que pode variar entre 1,5% e 2,3%, um número bem mais baixo do que a expectativa para outros dos principais países do mundo em termos econômicos. Para que se tenha uma melhor noção do que isso significa, a projeção é de que o Brasil tenha um crescimento do PIB menor do que países considerados emergentes, como Argentina, Rússia e África do Sul, por exemplo.
Para algumas empresas e especialistas, a realidade pode ser ainda mais dura para o mercado econômico brasileiro, uma vez que imaginam um crescimento de 0,5% ou mesmo a estagnação total, o que poderia representar uma economia ainda menos fortalecida neste período.
Maior receio por parte de investidores
Uma perspectiva que resulta dos fatores anteriormente citados é o maior receio por parte de investidores, o que significa que as grandes empresas podem ter menos recursos investidos em seus negócios em 2022. Com uma economia menos fortalecida e a inflação em alta, é natural que os investidores modifiquem a forma como aplicam seu dinheiro.
Na prática, isso significa que há uma perspectiva de que a forma como investimentos são feitos seja alterada, com um menor interesse em assumir riscos, mesmo com a expectativa de maiores lucros. Assim, os investidores deverão adotar posturas mais conservadoras, com investimentos limitados e mais diversificados.
Em especial, os investimentos em renda fixa devem passar a ser os mais comuns, tanto para os grandes investidores quanto para a população em geral, que busca apenas uma maneira de fazer com que seu dinheiro renda mais. Desta forma, as empresas também devem modificar a forma como disponibilizam suas ações e certificados, para garantir a sensação de segurança a seus investidores.
Maior desconfiança na economia brasileira em decorrência do ano eleitoral
Para complementar as perspectivas para o mercado econômico de 2022, há ainda a diferença de que este será um ano eleitoral no Brasil, o que pode fazer com que se tenha um ambiente econômico ainda mais conturbado. Em especial, há uma previsão de maior desconfiança com relação à economia brasileira por parte de investidores.
Muito disso se deve ao fato de que as eleições em 2022 preveem um embate muito polarizado entre direita e esquerda, no entanto, com propostas semelhantes e preocupantes para a economia. Isso porque alguns dos principais candidatos à presidência do Brasil já fizeram afirmações favoráveis ao aumento do gasto público.
O resultado disso é uma desconfiança maior na economia do país, um consequente aumento do preço do dólar na taxa de câmbio e um aumento ainda maior da inflação. Isso ainda pode se modificar ou até mesmo se intensificar com a aproximação das eleições nacionais, mas o início do ano acontecerá sob grande desconfiança econômica.
Obviamente, todas estas perspectivas podem se concretizar ou sofrer alterações, uma vez que o mercado econômico é bastante suscetível a mudanças repentinas em virtude de quaisquer acontecimentos mundiais. Isso ficou ainda mais claro com as bruscas mudanças geradas desde o início de 2020 com a pandemia e as medidas necessárias para conter o avanço da doença.
No entanto, mesmo que exista a possibilidade de mudança nas perspectivas, estes são indícios do que pode vir a acontecer com o mercado econômico no próximo ano em função de todo o cenário econômico atual, bem como as medidas adotadas pelo governo neste ano.
Agora que você conhece um pouco melhor as perspectivas para o mercado econômico no ano de 2022, avalie a sua realidade financeira, faça um bom planejamento financeiro para que seu orçamento possa se adequar à realidade do país e considere fazer investimentos mais seguros no ano que vem. Além disso, siga as notícias sobre economia para que possa conhecer qualquer nova perspectiva econômica para 2022.
Se você quiser acompanhar de forma ainda mais completa e precisa todas as possíveis ações do mercado econômico, saber como isso afeta o seu orçamento e aprender a lidar melhor com o seu dinheiro mesmo em momentos de crise, visite a página da AnjoCred e acompanhe as nossas publicações. Você poderá encontrar informações sobre estes e muitos outros temas relacionados, desde simples serviços financeiros e dicas de economia até educação financeira completa.
Assim, mais do que aprender a controlar melhor o seu dinheiro e se preparar para o próximo ano com maior tranquilidade, você ainda aprenderá a fazer um bom planejamento, identificar melhores oportunidades de investimento e evitar o acúmulo de dívidas ou qualquer outro problema financeiro.